Plano Acadêmico:
Trata-se de um Programa de Pós-Graduação – Doutorado Interinstitucional - constituído por um convênio firmado entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFF), Universidade Regional do Cariri (URCA). A Universidade Regional do Cariri apresentou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), em convênio com a Universidade Federal Fluminense, o projeto de Doutorado Interinstitucional em História Social, cujo objetivo central era garantir ao seu corpo docente não apenas o direito à titulação, mas também uma qualificação de excelência. Da mesma forma visava a ampliação da produção de conhecimentos através da prática da pesquisa e a fundação, posteriormente, de programas de pós-graduação stricto-sensu. Esses eram, portanto, os mais urgentes desafios enfrentados pelo Departamento de História da URCA no que se referia a sua atuação na própria Universidade e sua inserção nos amplos projetos de desenvolvimento regional nos quais a URCA tem, tradicionalmente, desempenhado papel estratégico. A Universidade Regional do Cariri-URCA foi fundada a partir de três centros de ensino superior: Faculdade de Filosofia e Ciências Econômicas, Faculdade de Direito do Crato e Faculdade de Ciências tecnológicas de Juazeiro do Norte. Criada pela Lei Estadual n.º 11.191/86 e autorizada pelo Decreto Presidencial n.º 94.016, tendo sido instalada oficialmente em 07 de março de 1987, a URCA integra o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia. Enquanto instituição universitária teve sua origem ligada a antiga Faculdade de Filosofia do Crato, primeira instituição de ensino superior do interior do Estado do Ceará e da cidade do Crato. Fundada em 06 de fevereiro de 1959, sob a direção da Fundação Padre Ibiapina ligada à Diocese do Crato, a Faculdade de Filosofia do Crato passou a oferecer quatro cursos de graduação: História, Pedagogia, Letras neolatinas e Letras Anglo-Germânicas, legalmente reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação e em convênio com a Universidade Federal do Ceará. Até ser encampada pelo governo do Estado do Ceará, em 1987, a Faculdade de Filosofia funcionou como uma instituição de direito privado e foi mantida pelo Instituto de Ensino Superior do Cariri, também vinculado à Diocese do Crato. Em 04 de setembro de 1970, a Faculdade de Filosofia obteve seu reconhecimento junto ao Conselho Federal de Educação e neste momento já havia ampliado significativamente a oferta de cursos de graduação, passando a incluir em seu planejamento cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão. Durante a década de 1980, aumentaram as pressões políticas locais pela criação da Universidade Regional do Cariri, como instituição pública de ensino superior, principalmente depois da absorção, pelo Estado do Ceará, da Universidade do Vale do Acarau (UVA) em 1984, sediada na cidade de Sobral e voltada para a aceleração do desenvolvimento regional. A Universidade Regional está localizada na região do Cariri, uma das 36 regiões metropolitanas do país. A citada região metropolitana surgiu a partir da associação dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CRAJUBAR) merecendo reconhecimento oficial através da Lei Complementar Estadual nº 78 de 29 de julho de 2009, com a inclusão das cidades limítrofes situadas no Cariri cearense: Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A citada região destaca-se como o segundo maior polo econômico do estado do Ceará agregando atualmente uma população de cerca de 600 mil habitantes, com um PIB, per capita, de 4,228,88 numa área de 5.025,6 km², tendo como zona de influência a região sul do Ceará e aquelas da divisa entre Ceará e os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Sediada nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Iguatu, Barbalha, Santana do Cariri e Campos Sales, a URCA atende a uma comunidade de aproximadamente 9.000 (nove mil) estudantes, de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato e stricto sensu. Ao longo de todos os seus anos de funcionamento a Universidade atua como importante centro de fomento e desenvolvimento científico tecnológico na região Sul do Ceará. A região é nacionalmente conhecida pelo fenômeno religioso ligado ao Padre Cícero, responsável por um dos mais importantes movimentos do catolicismo popular no Brasil, que ainda hoje atrai centenas de milhares de pessoas todos os anos a Juazeiro do Norte. Além disso, outras manifestações populares como a festa de Santo Antônio de Barbalha, manifestações de comunidades agrário-religiosas e de grupos quilombolas, reconhecidos pela Fundação Palmares, imprimem ao Cariri um quadro de grande movimentação cultural. Além desses elementos, a região abriga também uma das maiores reservas fossilíferas do mundo, no município de Santana do Cariri, objeto de inúmeros estudos nacionais e internacionais nessa área. Pertence à URCA o museu de paleontologia de Santana – local que guarda importantes descobertas realizadas na região. Na região, situa-se ainda o primeiro Geopark das Américas. Projeto encaminhado à UNESCO pelo Governo do Estado do Ceará e Universidade Regional do Cariri – URCA, no ano 2005 e aprovado em 21 de setembro de 2006. Após se submeter aos procedimentos padrões de vistoria e avaliação pela comissão oficial da UNESCO, Divisão de Ciências da Terra o Geopark Araripe, foi oficializado na II Conferência Mundial de Geoparks (II World Conference on Geoparks), realizada em Belfast na Irlanda do Norte. O parque possui uma área de aproximadamente 3.520,52 km² que corresponde ao contexto territorial das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri e também é administrado pela Universidade Regional do Cariri. Todos estes fatores colocam o Cariri como aglutinador de uma intensa atividade cultural e a URCA como centro de referência na vida acadêmica da região. Tais elementos vêm reforçar a necessidade de se estabelecer políticas públicas que possibilitem a preservação do grande potencial histórico-cultural dessa região assim como de ações que ampliem a capacidade de pesquisas e programas de pós-graduação na Universidade. Dessa forma a URCA se apresenta como uma instituição de ensino e pesquisa que visa atuar em todos os campos do conhecimento puro, aplicado e de extensão. Seus objetivos principais são: ministrar o ensino com qualidade, realizar pesquisas e estimular atividades criadoras nas ciências, nas letras e nas artes; estender o ensino e a pesquisa à comunidade, mediante cursos e atividades de extensão; aplicar-se ao estudo da realidade brasileira e caririense, em busca de soluções para os problemas relacionados com o desenvolvimento econômico e social da região, tornando-a um ativo centro criador. Embora a Universidade tenha uma atuação expressiva no estímulo acadêmico e intelectual da região, não havia encontrado condições que propiciassem o amadurecimento efetivo na produção acadêmica mais especializada. Para isso é fundamental a implantação de cursos de pós-graduação stricto sensu, processo ainda lento devido a pouca quantidade de doutores em seu quadro o que impossibilita a abertura desses cursos. O departamento de História da URCA foi criado a partir da antiga Faculdade de Filosofia em 06 de dezembro de 1959, autorizado a funcionar pelo Decreto Presidencial No. 48. 131 de 29 de abril de 1960, e reconhecido, pela Câmara do Ensino Superior, em 1970, o curso de História da Universidade Regional do Cariri, completou em 2012, 52 anos de existência. Sua função primordial tem sido a formação de quadros docentes que há meio século atuam em centenas de escolas nos mais variados municípios da região. Conforme demonstrativo de alunos concludentes, o Curso de História já formou mais de 2.000 alunos. Além disso, a curso atuou em vários projetos especiais de formação de professores como Magister, PROAREAS e cursos de pós-graduação lato sensu, como História do Brasil, História e Sociologia, Estudos Clássicos, Teoria e Metodologia da História e História Social. A partir da criação da Universidade, no ano de 1987, o curso de história deu significativos passos para sua profissionalização. Uma das ações que impulsionou este avanço foi o Plano Estratégico da URCA, lançado em 1992, no qual a Universidade assumiu o compromisso de atuar como um dos agentes do desenvolvimento regional. Para isso, propôs a definição de um Projeto Político Pedagógico que promovesse uma nova concepção dos currículos dos seus cursos de graduação e, ao mesmo tempo, que se repensassem alguns pontos nevrálgicos que a prática pedagógica já sinalizava como passíveis de reformulação. No curso de História, essa tarefa foi cumprida, em 1994, momento em que se indicou um novo perfil do profissional a ser formado pelo Curso de História, assim definidos: 1. A democracia como meio de promoção de condições necessárias à cidadania e de acatamento do pluralismo de ideias; 2. A interdisciplinaridade como prática acadêmica que permita o diálogo da História com outras disciplinas afins; 3. A indissociabilidade entre teoria e prática no que diz respeito – à produção e transmissão de conhecimento e articulação de conteúdos das disciplinas e o ensino Fundamental e Médio; 4. A prática docente pautada na competência, compromisso e coerência; sendo constituída de atividades de ensino, pesquisa, extensão e participação na – vida acadêmica e político-administrativa da Universidade; 5. A conservação das identidades culturais que o espaço físico regional abriga; 6. O domínio de conceitos, teorias e métodos da ciência histórica com vistas ao ensino e à pesquisa; 7. A formação de professores pesquisadores com habilidade e compromisso para auxiliar no desenvolvimento regional. A partir do ano 2000, sintonizado com as discussões sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de História retomou o desafio de construir uma nova Proposta Pedagógica. Nas duas últimas décadas, sua proposta curricular passou por significativas mudanças que, progressivamente, indicaram novos desafios ao seu amadurecimento tanto como espaço para formação docente na região como de produção historiográfica no contexto acadêmico do Ceará. Dessa maneira, uma das principais lutas dos anos 2000 foi a formulação e implantação de um novo Projeto Político Pedagógico que adequasse as diretrizes gerais do curso às orientações políticas, acadêmicas e pedagógicas exigidas pela nova conjuntura do ensino superior no Brasil. A formulação de tais princípios e a reestruturação da matriz constituíram-se em medidas importantes para seu desenvolvimento. Todavia, ainda se impunha- a sistematização de um conjunto de metas e procedimentos que direcionassem as ações a médio e longo prazo para que as proposições do PPP fossem atingidas. Nesse sentido, tornava-se necessário a elaboração de um plano institucional para o curso que orientasse os esforços para a concretização de tais objetivos. Com esse intuito, foi montada uma comissão responsável por realizar um diagnóstico detalhado sobre os principais problemas e necessidades mais urgentes e priorizasse as demandas do curso. Assim foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do curso para o decênio de 2012-2022. Muitas das propostas contempladas ali se constituíram em urgências que deveriam ser supridas nos primeiros anos de desenvolvimento do plano, como melhoria da infraestrutura e ampliação dos acervos documentais, historiográficos e bibliotecas. Entendia-se como fundamental, por exemplo, a criação de uma biblioteca setorial e a qualificação docente para que, em médio prazo, se pudesse organizar um programa de pós-graduação stricto sensu. Assim, o processo de qualificação docente do departamento representava uma das demandas mais importantes a serem supridas, pois metade do colegiado do curso de História possuía, como como nível máximo de formação, o mestrado. Avaliou-se, então, que para agilizar o processo de doutoramento dos professores, seria fundamental a implantação do Programa DINTER, que deve ria priorizar uma formação vertical, ou seja, direcionada para o campo da disciplina histórica, posto que, dos cinco professores que possuíam o título de doutorado, apenas um tinha formação em História. Considerou-se que a melhor opção para a realização do convênio para a efetivação do Dinter seria o Programa de Pós-graduação em História da UFF, centro de excelência, avaliado com nota máxima 7,0 (sete) na Capes, e referência de pesquisa não somente no país, mas em toda a América Latina. O plano acadêmico do curso se organizou então em algumas etapas: 1) CONDIÇÕES PARA SE CANDIDATAR AO CURSO : Como condição para se tornar aluno do curso foram feitas algumas exigências: Pertencer ao quadro da instituição estando em pleno exercício de suas funções acadêmicas; Docentes/pesquisadores portadores do título de mestre com exercício profissional na região do Cariri; Para os servidores públicos, contar, no momento do início do curso com, pelo menos, 12 (doze) anos para integralizar o tempo legalmente fixado para a obtenção de sua aposentadoria por tempo de serviço, de acordo com a legislação vigente; Manter produção e participação em eventos de acordo com as exigências do programa (Atualização do Curriculo Lattes); ser selecionado pelo Programa Promotor para a realização do curso; assumir como compromissos: Cumprir as normas referentes à realização do curso, em especial, o cumprimento dos prazos de titulação estabelecidos; apresentar desempenho acadêmico compatível com o curso.; 2) SELEÇÃO DOS ALUNOS: A seleção dos alunos foi realizada pela Instituição Promotora a partir de um edital público e contou com: Análise do projeto de pesquisa Doutorado proposto pelo candidato; Análise do curriculum vitae; Entrevista com o candidato; Comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras para o Doutorado, entre inglês, francês ou espanhol; 3) ESTRUTURA DO CURSO: O curso se divide em dois eixos: Metodológico e Temático. O eixo metodológico é constituído por uma disciplina Metodologia da Pesquisa em História, com 90 horas/aula, ministrada por três professores do PPGH; O eixo temático é formado por três Seminário ou tópico especial, de 90 horas/aula, ministrado, cada um por três professores do PPGH. Há ainda 4 disciplinas, as Atividades de Pesquisa I, II, III e IV, ministrada pelo orientador ao seu orientando, com um total de 240 horas cada uma. Desse modo, o curso se completa com uma carga horária de 1320 horas/aula de disciplinas, somadas a 900 horas da elaboração da tese, totalizando 2220 horas. Em total de créditos, tem-se um total de 40 créditos das disciplinas e 20 créditos da tese, totalizando 60 créditos.; 4) REGULAMENTOS: O regimento e os regulamentos que normatizam o desenvolvimento do curso proposto são os da Universidade Federal Fluminense, bem como as normas internas de seu Programa de Pós Graduação em História (PPGH/UFF).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Departamento de História da URCA conta com uma série de instrumentos para a viabilização da prática da pesquisa: a LABIHM – Laboratório de Imagem História e Memória, que reúne 8 professores membros e um número de 15 discentes dos quais 8 são bolsistas; o NUAPEH – Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Ensino de História, formado por 2 professores e 13 discentes, sendo um bolsista. Encontra-se ainda em pleno funcionamento um centro de documentação; o CEDOC-Cariri – Centro de Documentação do Cariri pertencente ao curso de história, fundado em 2007 e que conta atualmente com 15 estagiário, desses 13 voluntário e 2 remunerados. Projeto de professores do colegiado, num processo iniciado no ano de 2004, atualmente o CEDOC abriga uma rica documentação jurídica dos séculos XIX e XX: processos criminais, inventários, ações cíveis são alguns dos documentos que compõem um acervo de mais de 3000 mil peças. Temos ainda coleções de jornais, fotografias digitalizadas e estamos em processo de ampliação, no próprio CEDOC, de um núcleo de documentação oral, projeto já elaborado e para o qual nesse momento buscamos recursos para sua implantação. Além disso, o curso conta com três grupos de pesquisa registrados no CNPQ: o GEPHS - Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Subjetividade; o Grupo de Pesquisas em História Regional; e o grupo de História e Ensino.
A Universidade Regional do Cariri-URCA possui infraestrutura física e pessoal de apoio que possibilitam a execução do projeto do Doutorado Institucional em História, no convênio com a Universidade Federal Fluminense: Uma sala de coordenação operacional, com computadores e internet; Uma sala de aula, com ar condicionado, exclusiva para o Dinter; Um professor doutor para atuar como Coordenador Operacional do projeto na cidade do Crato; Um professor doutor, que atuará como vice-coordenador; Uma secretária para trabalhar na Coordenação Operacional;
Além disso, na cidade do Crato, ou nas proximidades, há importantes acervos documentais oferecem condições a pesquisa histórica, dentre os quais destacam-se: Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes – DHDPG. Importante centro de documentação religiosa, livros de batismo, óbito, fotografias, correspondências e jornais religiosos, conveniado ao Curso de História; Centro de Documentação do Cariri CEDOC-C Curso de História – URCA: CEDOC-C Centro de Documentação do Cariri, pertencente ao curso de história, disponibiliza documentação jurídica dos século XIX e XX, jornais digitalizações e impressos, fotografias, coleção completa de mais de 3000 telegramas e correspondências de Pe. Cícero, importante acervo ainda boa parte inédito; Instituto de Pesquisa sócio Cultural – IPESC – URCA – Documentos, jornais, etc.; Núcleo de Apoio a Pesquisa e Ensino de História – NUAPEH – Material de pesquisas sobre ensino de historia, banco de dados sobre as escolas da região e estágios supervisionados; Lira Nordestina URCA – Importante centro de produção de cordel, detém o patrimônio material e imaterial pertencente à antiga Tipografia São Francisco, cordéis, xilogravuras etc.; Memorial do Homem Cariri. Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri é uma organização não- governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará, Brasil. Sua criação se deu a partir da restauração da primeira Casa da Fazenda Tapera, hoje cidade de Nova Olinda, ponto de passagem da estrada das boiadas que ligava o Cariri ao sertão dos Inhamuns, no período da civilização do couro, final do século XVII. A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri tem como missão a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural por meio de seus programas: Memória, Comunicação, Artes e Turismo.; Instituto Cultural do Cariri – ICC Entidade de fomento e publicação de obras literárias de autores do Cariri cearense por meio da Revista Itaytera de triagem anual desde 1953.; Centro de Psicologia da Religião; Instituto Cultural do Vale do Cariri- ICVC; Biblioteca Central da URCA; Biblioteca Setorial do curso de história.