Plano Acadêmico:
a) Objetivos e Metas
- Viabilizar a formação de doutores em Comunicação no Departamento de Publicidade e Propaganda da UNIVILLE, dentro das atribuições do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ.
- Formar pesquisadores que atendam aos desafios da produção acadêmica e científica, capacitando 08 docentes, em nível de doutorado, em 48 meses.
- Colaborar para que o Departamento de Publicidade e Propaganda da UNIVILLE possa estruturar, em médio prazo, um Curso de Mestrado em Comunicação.
- Promover o estabelecimento de parcerias duradouras entre o Departamento de Publicidade e Propaganda da UNIVILLE, o PPGCOM-UFRJ e seus grupos de pesquisa, como também com outros programas de pós-graduação stricto sensu existentes no País.
- Cooperar para o surgimento, no Departamento de Publicidade e Propaganda da UNIVILLE, de novas vocações para a pesquisa, através de projetos de Iniciação Científica ligados às pesquisas de doutorado.
- Contribuir com a melhoria da qualidade de ensino das instituições de ensino superior (IES) do Estado de Santa Catarina, mediante a qualificação docente e a inter-relação entre pós-graduação e graduação.
- Estruturar competências para integrar núcleos investigativos, alinhados aos objetivos institucionais de qualidade na pesquisa, ao atendimento às necessidades sociais e à visão crítica transformadora para o desenvolvimento regional.
b) Linhas de Pesquisa e suas adequações à realidade paranaense
O Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação foi fundado em 1972. É o segundo mais antigo do país e tem como objetivo a formação de docentes universitários, pesquisadores e especialistas nas áreas de Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias. O programa tem com área de concentração o campo da Comunicação e Cultura. O PPGCOM da UFRJ possui duas linhas de pesquisa detalhadas abaixo:
MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
Esta primeira linha pretende resgatar de maneira viva a tradição do curso, reformulando seus enfoques na produção midiática articulada a projetos sociais. Sua ementa ampliada tem a seguinte formulação:
Desenvolve metodologias e análises críticas dos fenômenos comunicativos nas produções da mídia, nas instituições de mediação tradicional e nas práticas socioculturais. Constituem, portanto, objetos-chave dessa linha de pesquisa as seguintes questões: 1) os produtos midiáticos como vetores de socialização e de conhecimento; 2) as formas de sociabilidade engendradas por práticas comunicativas no espaço urbano e sua relação com produtos midiáticos nesse contexto; 3) as características e mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentido; 4) as diferenças entre a forma de socialização da mídia e outros processos de socialização existentes em outras culturas e no passado da cultura ocidental.
Esta linha de pesquisa agrega projetos do corpo docente e discente bastante específicos, que se expressam também no seu conjunto de disciplinas. As produções de ambos os segmentos refletem de maneira expressiva essa preocupação. E exatamente por se tratar de uma linha aperfeiçoada ao longo dos 36 anos de Programa encontra-se atualmente num momento de florescimento.
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
Por outro lado, o PPGCOM-ECO-UFRJ empreendeu um esforço de definição e de comprometimento de seus membros, ao empreender uma nova linha de pesquisa, Tecnologias da Comunicação e Estéticas, destinada a agrupar as novas tendências estéticas e tecnológicas em suas dimensões sociais e subjetivas. Sua ementa ampliada está abaixo definida:
Estudo das práticas discursivas, das expressões artísticas e dos dispositivos comunicacionais no ambiente das tecnologias da comunicação, com ênfase nos múltiplos repertórios, narrativas e suas hibridações nas produções artísticas e midiáticas que produzem as novas subjetividades e seus desdobramentos. Constituem, portanto, como seus objetos-chave: 1) as possibilidades estéticas abertas pelas características tecnológicas dos meios de comunicação, tendo em vista diferentes tradições e conceitos que constituem o campo das artes; 2) as configurações estéticas nos meios de comunicação e suas interações com formações culturais específicas; 3) os modos e o alcance com que as características tecnológicas dos meios de comunicação condicionam atitudes culturais e subjetivas; 4) problematização do discurso da tecnociência na sua relação com os meios e ambientes comunicacionais.
Esta linha encontra-se em sintonia com o que existe de mais atual no momento em todo o mundo. O corpo docente e discente mostra-se afinado com as mais recentes produções e expressões estéticas da sociedade atual, as novas composições discursivas e narrativas representacionais. Também aqui se pode afirmar que professores e alunos inscrevem em seus projetos de pesquisa uma efetiva busca de novas linguagens. As disciplinas estão arquitetadas de maneira a possibilitar a compreensão desses novos fenômenos e discursos.
b) Plano operacional do Curso
Os regulamentos que normatizam o desenvolvimento do curso proposto têm como referência o próprio regimento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (ver nos anexos deste projeto) que foram devidamente aprovadas pela Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa em 2007 e que estão em consonância com as normas e estatutos vigentes na UFRJ.
As atividades de ensino, pesquisa e orientação que serão realizadas pelos alunos da UNIVILLE ao longo deste Dinter são idênticas as realizadas pelos alunos regulares do programa e estão previstas na grade curricular/ementário e carga horária do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (ver nos anexos deste projeto) que foram devidamente aprovadas pela Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa em 2008.
c) Sistema de acompanhamento e avaliação
Os alunos serão avaliados através das seguintes atividades:
- participação e desempenho nas disciplinas cursadas, avaliados pelos docentes responsáveis;
- apresentação de relatórios semestrais, discriminando todas as atividades desenvolvidas, em termos de disciplinas cursadas, leituras e pesquisa realizadas, acompanhados de parecer do orientador, para apreciação por parte da Coordenação do Programa;
- Realização de estágio obrigatório junto a UFRJ, com duração mínima de nove meses, de acordo com as exigências da CAPES
- realização, até o final do quinto semestre do curso, de Exame de Qualificação, avaliado por Banco Examinadora, constituída pelo orientador respectivo e mais dois arguidores;
- realização da defesa pública da tese, avaliada por Banca Examinadora, constituída pelo orientador respectivo e quatro arguidores, dois dos quais, obrigatoriamente, serão docentes externos do PPGCOM da UFRJ.
O projeto do Dinter será avaliado da seguinte maneira:
Cabe ressaltar ainda que o projeto Dinter como um todo será acompanhado e avaliado pela Coordenação Operacional do Projeto, que elaborará relatório anual contendo: etapas desenvolvidas do Projeto, disciplinas oferecidas (carga horária, alunos participantes, forma e resultados da avaliação realizada), observações referentes ao cumprimento do cronograma estabelecido para o Projeto, estado atual do andamento da dissertação ou tese de cada aluno. Por meio da Coordenação Acadêmica do Projeto, esse relatório será apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ para aprovação do Colegiado.
O acompanhamento geral será feito pela CAPES por meio dos relatórios vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (dados enviados à CAPES).
d) Créditos do curso
De modo a facilitar a análise desta proposta de Dinter, descrevemos abaixo parte do que está previsto na grade curricular/ementário e carga horária do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Para integralizar o doutorado, o aluno deverá cursar 720 horas, totalizando 48 Créditos, ou melhor, deverão cursar 12 disciplinas (de 4 créditos). Observações relevantes: a) os alunos de doutorado poderão pedir isenção de quatro disciplinas do curso, utilizando disciplinas já realizadas no mestrado; b) carga horária das disciplinas será cumprida pelo corpo docente e discente, combinando aulas expositivas e estudos dirigidos; c) os alunos de doutorado cinco semestres de Pesquisa-Tese (doutorado).
As disciplinas a serem cursadas estão divididas em três grupos:
Práticas Acadêmicas: Disciplinas de formação universal, direcionadas ao preparo dos estudantes para o exercício das atividades acadêmicas de pesquisa e docência. São disciplinas comuns às duas linhas de pesquisa, cursadas em turmas conjuntas, sendo algumas delas obrigatórias e outras eletivas. O ementário prevê sete disciplinas neste conjunto para o doutorado:
METODOLOGIA DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
PROBLEMAS TEÓRICOS DA COMUNICAÇÃO
PRODUÇÃO ORIENTADA
PRÁTICA DOCENTE ORIENTADA
SEMINÁRIO AVANÇADO EM COMUNICAÇÃO I
SEMINÁRIO AVANÇADO EM COMUNICAÇÃO II
NOVOS PROBLEMAS EM TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Campos Fundamentais: Disciplinas referentes aos campos fundamentais das investigações de cada linha de pesquisa. Semestralmente, cada linha deve oferecer pelo menos uma disciplina deste grupo. São todas eletivas. O ementário prevê nove disciplinas deste tipo, quatro delas na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas; e cinco na linha Mídia e Mediações Socioculturais:
LINHA DE PESQUISA: TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO TECNOLÓGICO
COMUNICAÇÃO E ESTÉTICA
COMUNICAÇÃO E CIBERCULTURA
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE
LINHA DE PESQUISA: MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
COMUNICAÇÃO E CULTURA
COMUNICAÇÃO E DISCURSO
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
COMUNICAÇÃO E HISTÓRIA DO PENSAMENTO I
Tópicos Especiais: Disciplinas onde são realizados estudos especializados sobre os temas que agregam reflexões importantes as pesquisas desenvolvidas em cada uma das linhas do programa. São todas eletivas. A cada semestre, no mínimo duas das disciplinas que integram o ementário de cada linha de pesquisa devem ser oferecidas. São dezoito disciplinas referentes a tópicos especiais, oito na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas, dez na Linha de Mídia e Mediações Socioculturais:
LINHA DE PESQUISA: TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ESTÉTICAS
ARTE, MÍDIA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E ÉTICA
COMUNICAÇÃO, ESTÉTICA E POLÍTICA
COMUNICAÇÃO, SUBJETIVIDADE E ESPECTATORIALIDADE.
CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO, POÉTICAS E ESTUDOS DA NARRATIVA
TEORIAS DA IMAGEM E DA VISUALIDADE
TEORIAS E ANÁLISE DE OBRAS AUDIOVISUAIS
LINHA DE PESQUISA: MÍDIA E MEDIAÇÕES SOCIOCULTURAIS
COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES
MÍDIA, MEMÓRIA E HISTÓRIA
COMUNICAÇÃO E CONSUMO
COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIAS URBANAS
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, POPULAR E COMUNITÁRIA
COMUNICAÇÃO, NARRATIVIDADE E DISCURSOS
COMUNICAÇÃO, ECONOMIA E POLÍTICA
COMUNICAÇÃO E ESTUDOS CULTURAIS
JORNALISMO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
COMUNICAÇÃO E HISTÓRIA DO PENSAMENTO II
PESQUISA-TESE
Informamos que os alunos realizarão 5 (cinco) semestres de Pesquisa-Tese. A Pesquisa-Tese, conforme está previsto pelos regimentos do PPGCOM (ver anexos) e da própria Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRJ (PR-2) não conta crédito, mas exige cumprimento de carga horária (60 horas).
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O CURSO DE DOUTORADO DESTE DINTER
Comunicamos ainda que, conforme está previsto pelo regimento do PPGCOM (ver anexos), os alunos de doutorado poderão fazer três disciplinas fora da sua linha de pesquisa o que será importante para viabilizar a logística que dará conta do translado de professores a instituição receptora (minimizará custos). Longe de ser um problema, este trânsito e intercâmbio entre as linhas será enriquecedor para a formação dos alunos deste projeto Dinter.
Ressalta-se, ainda que para integralizar o doutorado os alunos deverão:
- Realizar um Exame de Qualificação que será realizado depois de concluídos todos os créditos, de preferência no 2º ano do curso. O prazo máximo para o Exame de Qualificação é de 2 anos e meio.
- Completar a carga horária curricular com atividades de orientação previstas nas disciplinas Pesquisa-Tese: I, II, III, IV e V.
- O aluno deve realizar o Exame de Qualificação, depois de concluídos todos os créditos, preferencialmente no segundo ano do doutorado. O máximo de adiamento permitido, ouvido o Colegiado e aprovado pelo Colegiado, se for o caso, é de seis meses. O Exame de Qualificação é realizado, sempre, com a participação de uma banca composta por três professores, incluindo obrigatoriamente, no caso do Doutorado, um avaliador externo. O Exame de Qualificação a ser apresentado à defesa deverá constar de: introdução, plano de desenvolvimento, 2 capítulos da tese, cronograma de trabalho e roteiro dos capítulos restantes.
- A defesa da tese se dará no prazo de 48 meses, admitindo-se uma prorrogação por mais seis meses, justificada pelo aluno e orientador, com o aval da Coordenação do programa.
- A defesa pública se dará perante uma banca composta, no mínimo, por cinco membros, sendo obrigatoriamente dois externos e de instituições diferentes. Todos devem ter o título de doutor.
e) Estrutura básica da programação
Quanto às disciplinas: por se tratar de um programa DINTER, a maior parte das atividades se dará na sede da Instituição Receptora (disciplinas obrigatórias e algumas das atividades de orientação). No espaço físico da Instituição Promotora, igualmente ocorrerão atividades de orientação, além do Exame de Qualificação e da Banca de Defesa Pública de Tese.
Quanto à presença dos docentes na Instituição Receptora: ao longo dos 48 meses, os docentes do PPGCOM terão atividades presenciais na UNIVILLE, em conjunto (durante a realização das disciplinas) ou de modo alternado (como nos instantes das atividades de orientação).
Além das atividades de ensino e orientação este projeto Dinter prevê um intercâmbio entre as pesquisas que vem sendo desenvolvidas nos núcleos de pesquisa da UFRJ e da UNIVILLE.
Como é possível constatar no item o PPGCOM da UFRJ dispõe de Núcleos de Pesquisa – LECC, IDEA, NEPCOM, ETHOS, N-IMAGEM, CIBERIDEA, PET, PACC e CIEC -, os quais se constituirão em espaços privilegiados de troca com os alunos do Dinter: para aprofundamento teórico-metodológico, assessoria e discussão de investigações cooperativas e projetos de iniciação científica, de dissertações e teses, em diferentes etapas de seu desenvolvimento.
Cabe reiterar a realização de um estágio obrigatório dos alunos do Dinter na UFRJ, de noves meses, ocasião na qual os alunos do DINTER não só ministrarão aulas para a graduação da UFRJ como parte da disciplina Prática Docente Orientada, como também participarão das atividades programadas dos Núcleos de Pesquisa dos seus respectivos orientadores, tendo em vista otimizar o intercâmbio e a elaboração de sua tese.
A orientação dos alunos para a elaboração das teses será realizada pelo corpo docente do Programa da Instituição Promotora. Cada docente-orientador terá uma relação direta com seus alunos através de encontros periódicos para programação dos créditos acadêmicos, orientações das atividades de leitura e pesquisa e do estágio obrigatório junto à Instituição Promotora. Nesse processo, poder-se-ão agregar outras vias de comunicações não presenciais. Nenhum docente-orientador da Instituição Promotora poderá ter mais do que dois orientandos da Instituição Receptora. Eventualmente poderão ser definidos co-orientadores vinculados à UNIVILLE.
f) Disciplinas que serão oferecidas aos alunos do Dinter de forma compactada na instituição receptora:
i)Metodologia de Pesquisa (Marialva) em Comunicação (para as duas linhas de pesquisa, núcleo comum) - 4 créditos, totalizando 60 horas/aula - A ser cumprida no 1º. Semestre de 2016, através da ida do Professor à UNIVILE (60 horas/aulas).
ii)Problemas Teóricos da Comunicação (Eduardo) (para as duas linhas de pesquisa, núcleo comum) 4 créditos, totalizando 60 horas/aula A ser cumprida no 2º. Semestre de 2016, através da ida do Professor à UNIVILLE, nos meses de agosto (60 horas/aulas).
iii)Comunicação e Imaginário Tecnológico (Henrique) (para os alunos da linha de Tecnologias de Comunicação e Estéticas, mas duas das disciplinas que podem ser feitas fora da linha para os alunos de Mídia e Mediações)-4 créditos, totalizando 60 horas/aula. A ser cumprida no 1º. Semestre de 2016, através da ida do Professor à UNIVILLE, (60 horas/aulas).
iv) Comunicação e Cultura (João) (para os alunos da linha de Mídia e Mediações Socioculturais, mas duas das disciplinas que podem ser feitas fora da linha para os alunos de Tecnologias de Comunicação e Estéticas) 4 créditos, totalizando 60 horas/aula A ser cumprida no 2º. Semestre de 2016, através da ida do Professor à UNIVILLE (60 horas/aulas).
v)Comunicação, Identidade e Representações (Ana Paula) (para os alunos da linha de Mídia e Mediações Socioculturais, mas duas das disciplinas que podem ser feitas fora da linha para os alunos de Tecnologias de Comunicação e Estéticas) 4 créditos, totalizando 60 horas/aula A ser cumprida no 2º. Semestre de 2016, através da ida do Professor à UNIVILLE (60 horas/aulas).
vi)Comunicação, Subjetividade e Espectoralidade (Victa) (para os alunos da linha de Tecnologias de Comunicação e Estéticas, mas duas das disciplinas que podem ser feitas fora da linha para os alunos de Mídia e Mediações)
4 créditos, totalizando 60 horas/aula A ser cumprida no 1º. Semestre de 2016, através da ida do Professor à UNIVILLE (60 horas/aulas).
vii)Produção Orientada (para as duas linhas de pesquisa, núcleo comum)- 4 créditos, totalizando 60 horas/aula A ser cumprida durante o Estágio na instituição promotora (obrigatório). Dinâmica de trabalho definida pelo aluno e seu orientador. Deve ser realizada entre o 1º semestre de 2017. O aluno Dinter de Doutorado oferecerá – supervisionado e em parceria com um docente do PPGCOM da UFRJ – um ou dois módulos de uma disciplina na graduação da UFRJ.
viii)Prática Docente Orientada (para as duas linhas de pesquisa, núcleo comum)-4 créditos, totalizando 60 horas/aula A ser cumprida durante o Estágio na instituição promotora (obrigatório). Dinâmica de trabalho definida pelo aluno e seu orientador. Deve ser realizada entre o 1º semestre de 2017. O aluno Dinter de Doutorado oferecerá – supervisionado e em parceria com um docente do PPGCOM da UFRJ – palestra, seminário e/ou módulo de uma disciplina na graduação da UFRJ.
xix)Estágio na instituição promotora (no grupo de pesquisa do orientador) Obrigatória
Não conta crédito e nem carga horária Dinâmica de trabalho definida pelo aluno e seu orientador. Deve ser realizada entre o 1º semestre de 2017.
x)Pesquisa-Tese 1 - Obrigatória. Não conta crédito e nem carga horária A ser realizada no 2º. Semestre de 2017, através de encontros presenciais e não presenciais.
xi) Pesquisa-Tese 2- Obrigatória. Não conta crédito e nem carga horária A ser realizada no 1º. Semestre de 2018, através de encontros presenciais e não presenciais..
xii) Pesquisa-Tese III Obrigatória. Não conta crédito e nem carga horária A ser realizada no 2º. Semestre de 2018, através de encontros presenciais e não presenciais.
xviii) Pesquisa-Tese IV Obrigatória. Não conta crédito e nem carga horária A ser realizada no 1º. Semestre de 2019, através de encontros presenciais e não presenciais.
xiv)Pesquisa-Tese V Obrigatória. Não conta crédito e nem carga horária A ser realizada no 2º. Semestre de 2019, através de encontros presenciais e não presenciais.
xv) Exame de Qualificação. Obrigatório. Não conta crédito e nem carga horária A ser realizado após o segundo ano do curso (e após a conclusão dos créditos de disciplinas e do estágio na IES promotora), isto é, final de 2017. Banca realizada na instituição promotora.
xvi) Defesa de Tese. Obrigatório. Não conta crédito.
As defesas de teses se darão na sede do Programa no Rio de Janeiro, de fevereiro a março de 2020.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Na Instituição Receptora
As instalações físicas referem-se ao total de áreas construídas do Campus Sede de Joinville; Campus II – São Bento do Sul; Campus Iperoba – São Francisco do Sul e Unidade Centro - Joinville, conforme demonstrado abaixo:
- Campus Sede de Joinville/SC – 353.265,82 m² de área total e 62.651,31m² de área construída;
- Campus II – São Bento do Sul/SC – 22.933,42 m² de área total e 7.660,56m² de área construída;
- Campus Iperoba – São Francisco do Sul/SC – 57.200,32 m² de área total e 2.487,97m² de área construída;
- Unidade Centro de Joinville/SC – 3.149,95 m² de área total e 2.550,04m² de área construída;
A UNIVILLE possui em suas instalações físicas: estruturas administrativas; estruturas pedagógicas; salas de aula; salão para exposições; auditórios; centrais de reprografias; laboratório de artes gráficas; estúdio de TV; laboratório de fotografia; cinema; laboratórios de informática; laboratórios para áreas da saúde, biologia, agronomia, geografia, química, física, engenharia de alimentos; biblioteca; gráfica e almoxarifado; restaurante universitário e diretório central dos estudantes; posto de agência bancária; livraria; mini auditório; anfiteatro; estacionamentos; banheiros e depósitos; cantinas; quadras poliesportivas; pistas de atletismo; clínicas-escola.
Está disponível para o uso do departamento de Publicidade e Propaganda e para os doutorandos em Comunicação os seguintes laboratórios:
Laboratório De Informática - Publicidade e Propaganda (Bloco C, Sala 15) - Equipado com 40 Microcomputadores Intel Core I5 4GB de RAM; 01 Projetor Multimídia. Softwares Instalados: Publish Way; Microsoft Office Professional Edição 2013; Microsoft Office Project 2013; Microsoft Office Visio 2013.
Laboratório De Informática II (Bloco A, Sala 113) - Equipado com 27 Microcomputadores Intel Pentium Dual Core 2.6 GHZ 4GB de RAM / Athlon II X2 3.0 GHZ 4GB de RAM; 01 Projetor Multimídia. Softwares Instalados: Autodesk AutoCAD 2013; Microsoft Office Professional Edição 2013; Microsoft Office Project Professional 2013; Microsoft Office Visio 2013.
Laboratório De Informática III (Bloco A, Sala 114) - Equipado com 25 Microcomputadores Intel Celeron Dual Core 2.0 GHZ 3GB de RAM; 01 Projetor Multimídia. Softwares Instalados: SolidWorks 2013; ArcGIS; Microsoft Office Professional Edição 2013; Microsoft Office Project 2013; Microsoft Office Visio 2013.
Laboratório De Informática IV (Bloco C, Sala 306) - Equipado com 26 Microcomputadores Intel Pentium IV HT 3.0 Ghz 3GB de RAM; 01 Projetor Multimídia. Softwares Instalados: Maple V; MatLab e Simulink; HYSYS; Microsoft Office Professional Edição 2013; Microsoft Office Project 2013; Microsoft Office Visio 2013
Laboratório de Informática (Bloco D, sala 2) - Equipado com 24 Microcomputadores Intel Core i5 - 4GB de RAM e Vídeo Dedicado. Softwares Instalados: Adobe Photoshop CS4; Audaces DigiFlash; Audaces Estilo; Audaces Ficha Técnica; Audaces Vestuario; Flamingo 1.1 for Rhino 4.0; CorelDRAW(R) Graphics Suite X4; Rhinoceros 4.0; Microsoft Office Standard Edição 2013; Microsoft Office Project Professional 2013.
Laboratório De Interiores (Bloco D) - Equipado com 36 Microcomputadores Intel Core i5 - 4GB de RAM e Vídeo Dedicado. Softwares Instalados: Adobe Creative Suite 5.5 Design Premium; Microsoft Office Professional Edição 2013; Microsoft Office Project 2013; Microsoft Office Visio 2013; Autodesk 3DMax 2013; Autodesk Maya 2012;
Laboratório De Informática Sócio Econômico (Bloco E, Sala E405) – Equipado com 45 Microcomputadores Intel Core i5 4GB de RAM; 01 Projetor Multimídia Sony VPL-CS2 SVGA. Softwares Instalados: Microsoft Office Professional Edição 2013; Microsoft Office Project 2013; Microsoft Office Visio 2013; PROSYST; SPSS 16.0 for Windows; TecWin 2011.
Laboratório De Informática VI (Bloco F, Sala 306) - Equipado com 48 Microcomputadores Intel Dual-Core 4GB de RAM; 01 Projetor Multimídia. Softwares Instalados: Microsoft Office 2013 Enterprise; Microsoft Visio 2013 Professional; Microsoft Project 2013 Professional.
Laboratório de Fotografia I, II e Estúdios Fotográficos – CAD - Possui área de 156,70 m2, conta com um estúdio fotográfico e está equipado com: 6 ampliadores fotográficos preto e branco (Marca: Ampligraf/Modelo Reproff); 1 ampliador fotográfico preto e branco (Marca: Beseler/Modelo: 45 MX II); 4 ampliadores fotográficos preto e branco (Marca: Meopla/Modelo: Opemus 6); 5 cabeças para tripé fotográfico (Marca: Mako/Modelo: PH); 8 câmeras fotográficas 35 mm (Marca: Yashica/Modelo: FX-super); 1 câmera fotográfica 35 mm (Marca: Pentax/Modelo: K-1000); 1 câmera fotográfica 35 mm (Marca: Pentax/Modelo: P-30); 1 câmera fotográfica (Marca: Polaroid); 1 câmera fotográfica (Marca: Pentax/Modelo: 67 II); 1 câmera fotográfica (Marca: Minolta/Modelo: Maxxium 3000i); 1câmera fotográfica (Marca: Polaroid); 1 câmera fotográfica digital (Marca: Canon/Modelo: EOS 10 D); 15 câmeras fotográficas digitais (Marca: Canon Rebel/Modelo: EOS XTI 10.1); 14 câmeras fotográficas digitais (Marca: Canon/Modelo: XTI); 1 câmera fotográfica digital (Marca: Canon/Modelo: EOS 5D); 12 câmeras fotográficas digitais (Marca: Canon Rebel/Modelo: XTI com lente); 3 câmeras fotográficas digitais (Marca: Canon Rebel/Modelo: EOS XT 350); 1 difusor de luz softbox sem recuo (Marca: Mako/Modelo: 1,35 x 1,80); 3 difusores de luz softbox sem recuo (Marca: Mako/Modelo: 90 x 120); 3 flashes Cânon Speelite (Modelo: 580 EX); 2 flashes (Marca: Mako/Modelo: 505); 1 flash (Marca: Master Sekonic/Modelo: L358); 1 flash (Marca: Mirage/Modelo: MV 328); 1 flash (Marca: Premier/Modelo: 140 standart); 1 flash (Marca: Sumpack/Modelo: 344 D); 1 flash (Marca: Tron/Modelo: S-300); 2 fotômetros (Marca: Polaris); 2 geradores de energia; 1 gerador Estudiolite (Marca: Mako/Modelo: 2404); 2 girafas de alumínio com tripé (Marca: Mako/Modelo: Black River Standard); 1 girafa (Marca: Mako/Modelo: Master); 1 kit rádio transmissor (Modelo: TDC 4); 1 lente fotográfica (Marca: Guest/Modelo: 28/105 mm); 9 lentes fotográficas (Marca: Polar/Modelo: 28/70 mm); 8 lentes fotográficas (Marca: Polar/Modelo: 70/210 mm); 1 lente fotográfica (Marca:Vivitar/Modelo: Macroflash 5000); 3 lentes fotográficas – objetiva grande angular (Marca: Cânon/Modelo: 10-22 EF-S); 5 lentes fotográficas – objetiva zoom telephoto (Marca: Canon/Modelo: EF 75-300mm III); 1 lente fotográfica – objetiva zoom telephoto (Marca: Canon/Modelo: EF 75- 300mm F/4.0); 8 lentes fotográficas – teleobjetiva (Marca: Cânon/Modelo: 75x300 VSM); 1 lente fotografia macro (Marca: Cânon/Modelo: USM EF- 100); 2 lentes teleconverter (Marca: Cânon 2X); 1 máquina para fotolito (Marca: Elenco/Modelo: Nova 50 x 60); 1 máquina para revelação (Marca: Jobo/Modelo: Autolab 1000); 1 microcomputador Intel Core 2 Due com teclado e mouse; 1 monitor (Marca: LG/Modelo: LCD 19”); 1 projetor de slides (Marca: Reflecta/Modelo: AF 1800); 1 projetor multimídia (Marca: Sony/Modelo: VPL-ES3); 1 refrigerador (Marca: Consul); 1 secadora de filmes (Marca: Elenco/Modelo: 3 A); 2 tochas de iluminação (Marca: Speed); 1 tocha de iluminação (Marca: Fresnel); 1 tocha de iluminação (Marca: QI/Modelo: com lâmpada de Xenon); 15 tripés com cabeça para câmara fotográfica (Marca: Mako/Modelo: HT 155); 2 tripés com cabeça para câmara fotográfica (Marca: Classic/Modelo: 055XB); 1 tripé de alumínio para câmara fotográfica (Marca: Fotomate); 2 tripés de alumínio para câmara fotográfica (Marca: Vanguard); 3 tripés para filmadora WF; 8 tripés para iluminação 3 metros; 3 tripés para filmadora WF ; 1 kit de luzes (Flash Mako 2404); 2 braços pantográficos 90 cm com rodízio; 1 armação de trilho fixo de 3 metros; 1 desumidificador de ar (Marca: Desidrat); 1 scanner de negativos (Marca: Epson/Modelo: Perfection V 750 Pró); 2 impressoras.
Cabe informar que a Univille possui atualmente 24 laboratórios de informática para uso das aulas e pela comunidade acadêmica.
Bibliotecas
Com o objetivo de oferecer apoio pedagógico, científico, tecnológico e cultural, atendendo as necessidades da comunidade acadêmica e da região geo-educacional o Sistema de Bibliotecas da Univille – SIBIVILLE é composto pelas seguintes bibliotecas:
Biblioteca Central – Localizada no campus I em Joinville, com metragem total de 4.090,72 m², divididos em quatro pavimentos, atualmente distribuído da seguinte forma: piso térreo o guarda-volumes, empréstimo e devolução, setor de reprografia, duas salas que contemplam os programas Programa de Literatura Infanto Juvenil - PROLIJ e Programa Nacional de Incentivo à Literatura - PROLER, Memorial da Universidade, Laboratório de acessibilidade, anfiteatro com 100 lugares, sala polivalente e espaço cultural. No primeiro andar, o acervo de periódicos, acervo de multimeios (fitas de vídeo, cd´s, DVDs, discos e disquetes), dissertações, folhetos, normas técnicas e mapoteca; quatro cabines individuais e seis cabines coletivas para estudo, uma cabine com aparelho de DVD, 12 computadores com acesso a internet e os processos técnicos dos periódicos. No segundo andar, o acervo de livros, sete cabines para estudo em grupo, processos técnicos dos livros e coordenação. No terceiro andar o espaço é utilizado com acervo, Setor de referência, literatura infanto-juvenil e Arquivo Central da Universidade.
Seu quadro de recursos humanos é formado por 1 (uma) Coordenadora de biblioteca, 2 (duas) bibliotecárias, 20 (vinte) auxiliares de biblioteca, 10 (dez) estagiários. Atendimento: 2a a 6a feira, das 7h às 22h30, aos sábados, das 8h às 12h30. Contato: biblioteca@univille.br, Fone: 3461-9085
A Biblioteca Central funciona como órgão suplementar da UNIVILLE, tendo aos seus cuidados o processamento técnico, bem como, os serviços de seleção e aquisição de material bibliográfico das bibliotecas setoriais:
Biblioteca SBS do Campus II – São Bento do Sul, (391,00 m²). Seu quadro de RH é formado por 1 (uma) bibliotecária, 2 (dois) auxiliares de biblioteca. Atendimento: 2a a 6a feira, das 7h30 às 12h – 13h às 22h30; aos sábados, das 7h15 às 12h. Contato: bibsbs@univille.br, Fone: 3631-9109
Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, (181,35 m²), no Colégio da UNIVILLE no Campus I.Seu quadro de RH é formado por 1 (uma) auxiliar de biblioteca, 1 (uma) estagiária. Atendimento: 2a a 6a feira, das 7h às 12h30 e das 13h30 às 16h. Contato: bibinfantil@univille.br, Fone: 3461-9087
Biblioteca do Centro de Estudos do Hospital Municipal São José, (198,97 m²), localizada no Hospital Municipal São José designada aos alunos do curso de medicina. Seu quadro de RH é formado por 1 (uma) auxiliar de biblioteca. Atendimento: 2a a 6a feira, das 8h às 17h e das 18h às 21h30. Contato: bibcentrodeestudos@univille.br, Fone: 3441-6621
Biblioteca SFS – Localizada na Unidade de São Francisco do Sul com (120,10 m²). Seu quadro de RH é formado por 1 (uma) auxiliar de biblioteca. Atendimento: 2a a 6a feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 22h30. Contato: biblioteca.sfs@univille.br, Fone: 344-4682
Biblioteca Unidade Centro – Localizada no bairro centro de Joinville com (96,00 m²). Seu quadro de RH é formado por 2 (duas) auxiliares de biblioteca. Atendimento: 2a a 6a feira, das 14h30 às 16h30 e das 17h30 às 22h30. Contato: bibunidadecentro@univille.br , Fone: 3422-3021
Biblioteca do Centro de Estudos Dr. Donaldo Diner – Localizada no Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria ( 47,82 m² ). Seu quadro de RH é formado por 1 (um) auxiliar de biblioteca. Atendimento: 2a a 6a feira, das 10h às 16h. Contato: bibhospitalinfantil@univille.br, Fone: 3145-1696
Equipamentos nos Laboratórios de Informática:
A UNIVILLE possui diversos laboratórios de Informática, com computadores em rede (ligações com cabo de fibra ótica), para uso geral da comunidade acadêmica, como segue:
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA I - BIBLIOTECA (4º PISO)
- 38 Microcomputadores Intel Celeron 2.4 Ghz 1Gb de RAM (Alunos)
- 01 Microcomputador Intel Celeron 2.4 Ghz 1Gb de RAM (Estagiario)
- Softwares Instalados:
- Microsoft Office 2010
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA II (Bloco A, Sala A113)
-31 Microcomputadores Intel Celeron 2.4 Ghz 1GB de RAM
- 01 Projetor Multimídia Sony VPL-CS5 SVGA
- Softwares Instalados:
- Microsoft Office Professional Edição 2010
- Microsoft Office Project Professional 2010
- Microsoft Office Visio 2010
- Rhinoceros 2.0
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA IV (Bloco C, Sala C306)
- 26 Microcomputadores Intel Celeron 2.4 Ghz 1GB de RAM
- 01 Projetor Multimídia Sony VPL-CS2 SVGA
- Softwares Instalados:
- Maple V
- Microsoft Office Professional Edição 2010
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA SÓCIO ECONÔMICO (Bloco E, Sala E405)
- 25 Microcomputadores Intel Pentium IV 3.0 GHz 1GB de RAM
- 01 Projetor Multimídia Sony VPL-CS2 SVGA
- Softwares Instalados:
- Microsoft Office Professional Edição 2010
- Sistema BMA
- TecWin 2011
LABORATÓRIO DE DESIGN 01 (Bloco D, Sala 07)
10 Microcomputadores Intel Pentium IV 3.0Ghz HT 1GB de RAM
16 Microcomputadores Intel Celeron 2.4 Ghz 1GB de RAM
- Softwares Instalados:
- CorelDRAW Graphics Suite X4
- Adobe Creative Suite 3 Design Premium
- Adobe Creative Suite 3 Web Standard
- Microsoft Office Project Professional 2003
- Microsoft Office Standard Edição 2003
- MonkeyJam 3
LABORATÓRIO DE DESIGN 02 (Bloco D, Sala D4)
25 Microcomputadores Intel Core 2 Duo 3.0Ghz 3GB de RAM
- Softwares Instalados:
- Adobe Creative Suite 4 Design Premium
- CorelDRAW(R) Graphics Suite X4
- Flamingo 2.0 for Rhino 4.0
- Microsoft Office Standard Edição 2010
- Microsoft Office Project Professional 2010
- Rhinoceros 4.0
- Autodesk 3DMax 2011
- Autodesk Maya 2011
- Audaces
LABORATÓRIO DE DESIGN 3D-1 e 3D-2 (Bloco D)
32 Microcomputadores Intel Pentium IV 3.0Ghz 4GB de RAM, placa de vídeo NVIDIA GeForce 8400 GS 512MB
- Softwares Instalados:
- Adobe Photoshop CS4
- Audaces DigiFlash
- Audaces Estilo
- Audaces Ficha Técnica
- Audaces Vestuario
- Flamingo 1.1 for Rhino 4.0
- CorelDRAW(R) Graphics Suite X4
- Rhinoceros 4.0
- Microsoft Office Standard Edição 2010
- Microsoft Office Project Professional 2010
LABORATÓRIO DE DESIGN DE ANIMAÇÃO (Bloco D, Sala D6)
26 computadores IMac 21,5 polegadas Intel Core 2 Duo de 3,06GHZ, 4GB de RAM, Placa de Video GeForce 9400M
- O projetor Epson
- I TV Scarlet 46 Polegadas FullHD
- Softwares Instalados:
- 26 Pacote Adobe Production Premium CS4 for Mac
- 26 Toon Boom Studio 5 for Mac
- 26 Tablets Bamboo Pen Wacom
- Mac OSX Leopard Snow 10.06
- Autodesk Maya for Mac
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS I (Bloco C, sala C316/C318)
50 Microcomputadores Intel Core 2 Quad 2.4Ghz 2GB de RAM
- Softwares Instalados:
- Adobe Flex Builder 3
- Borland C++Builder 5
- Borland Delphi 5
- Microsoft SQL Server 2008
- Microsoft Office 2010 Enterprise
- Microsoft Visio 2010 Professional
- Microsoft Project 2010 Professional
LABORATÓRIO DE SISTEMAS OPERACIONAIS (Bloco C, sala C206)
25 Microcomputadores Intel Core 2 Duo 2.4Ghz 2GB de RAM
- Softwares Instalados:
- Adobe Flex Builder 3
- Borland C++Builder 5
- Borland Delphi 5
- Microsoft SQL Server 2008
- Microsoft Office 2010 Enterprise
- Microsoft Visio 2010 Professional
- Microsoft Project 2010 Professional
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS II (Bloco B, Sala B30)
25 Microcomputadores Intel Core 2 Duo E7500, 2GB de RAM
- Softwares Instalados:
- Adobe Flex Builder 3
- Microsoft SQL Server 2008
- Microsoft Office 2010 Enterprise
- Microsoft Visio 2010 Professional
- Microsoft Project 2010 Professional
LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO (CAMEGI)
49 Microcomputadores Intel Core 2 Quad 2.4Ghz 3GB de RAM
- Softwares Instalados:
- SolidWorks 2009
- Preactor 9.4
- Edgecam 2009 R2
- Microsoft Office 2010 Standard
- Microsoft Project 2010 Professional
- MatLab e Simulink 2010
LABORATÓRIO COLÉGIO DA UNIVILLE (Bloco F, Sala F214)
- 31 Microcomputadores Intel Celeron 2.4 MHz 1GB de RAM
- 01 Projetor Multimídia Epson
- Softwares Instalados:
- Microsoft Office Standard Edição 2010
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA I - UNIDADE CENTRO
- 06 Microcomputadores (c/ Software Betwin = 21 estações de trabalho) Intel Celeron 2.4 Ghz 1GB de RAM
- Softwares Instalados:
- Microsoft Office Standard Edição 2003
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA II – UNIDADE CENTRO
- 13 Microcomputadores (c/ Software Betwin = 25 estações de trabalho) Intel Pentium IV 3.0 Ghz 1GB de RAM
- Softwares Instalados:
- Microsoft Office Standard Edição 2003
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA – SFS
- 11 Microcomputadors Intel Celeron 2.4 Ghz 1 Gb de RAM
10 computadores Be Twin com 2
02 computadores s/ BeTwin (professor)
Softwares Instalados:
- Microsoft Office Standard Edição 2003
Além disso, cabe destacar que na Univille todas as salas de aulas possuem projetor multimídia e computadores conectados em rede, acesso wireless, possibilitando aos docentes ministrar aulas de forma mais dinâmica e interativa, com conteúdo online, incluindo visitas a sites e download de materiais didáticos. Estão disponíveis também 4 anfiteatros (com capacidade de 90 a 120 pessoas), 1 auditório (com capacidade de até 300 pessoas) e 1 centro de convenções (com capacidade máxima de 600 pessoas), todos com projetores multimídia, os quais são utilizados para promover palestras destinadas a professores e alunos.