Plano Acadêmico:
No ano de 2015 iniciaram-se as atividades do Doutorado Interinstitucional (Dinter) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) com a Universidade UNIOESTE de Foz de Iguaçu, com o apoio financeiro da Itaipú Binacional. Na ocasião foi realizado o processo seletivo para os inscritos do Dinter, sendo aprovados 20 candidatos, atualmente, cursam o doutorado 18 alunos.
Linhas de pesquisa e orientadores participantes do DINTER.
A seguir, apresenta-se o descritivo das Linhas de Pesquisa e Orientadores do Programa de Pós-graduação de Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP envolvidos no DINTER: Assistência à criança e ao adolescente (Profa. Dra. Débora Falleiros de Mello, Profa. Dra. Luciana Mara Monti Fonseca, Profa. Dra. Maria Cândida de Carvalho Furtado, Profa. Dra. Marta Angélica Iossi Silva; Assistência à saúde da mulher no ciclo vital (Profa. Dra. Marislei Sanches Panobianco, Profa. Dra. Flávia Azevedo Gomes-Sponholz); Genômica e Imunobiologia aplicadas à Saúde Pública (Profa. Dra. Gabriela Silva Bisson, Profa. Dra. Milena Jorge Simões Flória Lima Santos), Práticas, saberes e políticas de saúde (Prof. Dr. Pedro Fredemir Palha, Profa. Dra. Silvana Martins Mishima, Profa. Dra. Ione Carvalho Pinto, Profa. Dra. Cinira Magali Fortuna, Profa. Dra. Silvia Matumoto); Processo saúde-doença e epidemiologia (Profa. Dra. Claudia Benedita dos Santos, Profa. Dra. Ricardo Alexandre Arcêncio) e Saúde Ambiental (Profa. Dra. Susana Segura Muñoz).
Disciplinas de Pós-Graduação oferecidas na UNIOESTE de Foz de Iguaçu pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP
Nos anos de 2016 e 2017 os alunos cursaram disciplinas de Pós-Graduação, com total aproveitamento de créditos e integralização dos mesmos conforme Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP. A seguir é apresentado o elenco das disciplinas oferecidas na UNIOESTE de Foz de Iguaçu, para a formação acadêmica dos alunos matriculados nos programas de doutoramento: ERM 5701- Políticas de Saúde, ministrada no 2º Sem/2015 pela Profa. Dra. Aline Aparecida Monroe e Prof. Dr. Pedro Fredemir Palha; ERM 5770- Métodos Estatísticos aplicados à pesquisa em Saúde, ministrada no 2º Sem/2015 pela Profa. Dra Claudia Benedita dos Santos; ERM5788- Revisão Sistemática em Saúde Pública, ministrada no 2º Sem/2015 pela Profa. Dra. Fabiana Villela Mamede e Prof. Dr. Fernando Kenji Nampo; ERM 5712- Saúde da Mulher: uma abordagem na atenção primária à saúde, ministrada no 1º Sem/2016 pela Profa. Dra. Maria José Clapis e Profa. Dra. Marislei Sanches Panobianco; ERM 5772- Avaliação da Qualidade de Serviços de Saúde o enfoque na Atenção Primária à Saúde, ministrada no 2º Sem/2016 pela Profa. Dra. Ione Carvalho Pinto e Profa. Dra. Aldaísa Cassanho Forster; ERM 5789- Geo-Epidemiologia: fundamentos da metodologia científica, ministrada no 2ºSem/2016 pelo Prof. Dr. Antonio Ruffino Neto e Prof. Dr. Ricardo Arsêncio; ERM 5717- Assistência Integral à Criança conceituação teórica, ações e produção do conhecimento, ministrada no 2º Sem/2016 pela Profa. Dra.Débora Falleiros de Mello e Profa. Dra. Regina A. Garcia de Lima; ERM-5779 – Pesquisa Qualitativa em Saúde: teoria e método, ministrada no 2º Sem/2016 pela Profa. Dra. Maria das Graças de Carvalho e ERM 5785 - Estratégias para Estruturação de Artigos Científicos, ministrada no 1º e 2º Sem/2017 pela Profa. Dra. Marta Angélica Iossi Silva e Profa. Dra. Susana Segura Muñoz. O elenco das disciplinas totalizou 44 créditos. Cabe destacar, que os alunos do Dinter, participaram ativamente das diferentes disciplinas oferecidas nas respectivas áreas de interesse.
Desenvolvimento de projetos de pesquisa e realização do Exame de Qualificação
No que diz respeito ao projeto de pesquisa, desde o primeiro semestre os alunos vêm aprofundando em temáticas relacionadas a saúde pública no âmbito da tríplice fronteira, desenvolvendo revisões de literatura e de referenciais teóricos/metodológicos que ofereçam sustentação aos projetos de pesquisa propostos, sob a orientação dos docentes do nosso PPG. O fortalecimento do projeto de pesquisa permitiu a realização do Exame de Qualificação em Ribeirão Preto por todos os alunos do DINTER. Essa etapa foi fundamental para a discussão e arguição do projeto de pesquisa e subsequente confirmação dos percursos metodológicos a serem seguidos para o desenvolvimento do estudo. Todos os alunos realizaram o Exame de Qualificação na EERP-USP e foram aprovados em tempo regulamentar, entre dezembro de 2016 e janeiro de 2018. A seguir consta o descritivo dos Exames de Qualificação realizados, com o título do projeto apresentado e a data de aprovação: 1) Ana Paula C. Toninato, 16/02/2017, Internações hospitalares em crianças por condições sensíveis à atenção primária em região de fronteira; 2) Andréa Ferreira Ouchi França, 30/10/2017, Mulheres com câncer de mama em município de fronteira: Itinerário terapêutico e Atenção Primária à Saúde; 3) Bianca da Silva Alcantara Pereira, 11/12/2017, Prevalência do aleitamento materno entre povos indígenas da Tríplice Fronteira; 4) Caroline Amélia Gonçalves, 31/07/2017, Revisão Sistemática de ensaios controlados randomizados da segurança, eficácia e imunogenicidade de vacinas terapêuticas no tratamento de pacientes com neoplasia intraepitelia cervical de alto grau (NIC 2/3); 5) Eveline Treméa Justino, 27/07/2019, Cuidados na fase final do processo de viver: cartografia da produção de cuidados na atenção primária à saúde em uma região de fronteira; 6) Franciele Foschiera Camboin, 23/09/2016, Acidentes de trânsito envolvendo crianças: visão dos pais, enfermeiros e educadores, 7) Helder Ferreira, 29/06/2017, Avaliação da atividade antibacteriana de extratos de plantas medicinais: significância sanitária em região de tríplice fronteira; 8) Ivaneliza Simionato de Assis, 10/03/2017, Análise espacial, espaço-temporal e a vulnerabilidade social da hanseníase na tríplice fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina; 9) Jossiana Wilke Faller, 06/07/2017, Identificação da fragilidade em idosos em região de tríplice fronteira: estratégia para promoção do envelhecimento ativo; 10) Luciana Aparecida Fabriz, 27/06/2017, Sistema Integrado de Saúde nas Fronteiras entre o Brasil e o Paraguai no Estado do Paraná: um estudo avaliativo; 11) Mara Cristina Ripoli Meira, 29/05/2017, Distribuição espacial e temporal dos casos de dengue e infestação do Aedes aegypti em município brasileiro de tríplice fronteira; 12) Marcos Augusto Moraes Arcoverde, 20/09/2016, Mortalidade por tuberculose e tuberculose-HIV, sua relação espacial com os determinantes sociais e tendência temporal: uma abordagem multimétodo em Foz do Iguaçu, PR; 13) Monica Augusta Mombelli, 18/07/2017, Elaboração e validação de um protocolo de avaliação psicossocial para trabalhadores que atuam em espaços confinados; 14) Mustafa Hassan Issa, 04/08/2017, Avaliação da correlação da medida da circunferência do pescoço com componentes fenotípicos e genotípicos da síndrome metabólica; 15) Priscilla Higashi, 18/07/2017, Financiamento no atendimento da população flutuante na rede de urgência e emergência em hospitais na tríplice fronteira - dificuldades e estratégias de superação; 16) Regiane Bezerra Campos, 07/04/2017, Transferência de Política no controle da tuberculose na população indígena em região de fronteira; 17) Rosane Meire Munhak da Silva, 21/12/2016, O seguimento de crianças prematuras em região de fronteira: necessidades essenciais e especiais de saúde; 18) Wesley Martins, 04/01/2018, Validação de aplicativo móvel sobre Acidentes com Múltiplas Vítimas para profissionais do SAMU.
Desenvolvimento do Estágio Doutoral e atividades complementares
A partir do cumprimento dessa etapa, os alunos iniciaram a realização de diversas atividades, quais convergem para o cumprimento do Estágio Doutoral. Compreende-se que o Estágio Doutoral é composto por um conjunto de atividades, em diferentes espaços acadêmicos, institucionais e científicos que oferecem subsídios para a consolidação da pesquisa de doutoramento. Dessa forma os alunos matriculados no Dinter, vem se envolvendo em diferentes atividades acadêmicas que configuram o Estágio Doutoral. Em anexo, os formulários preenchidos pelos orientadores de alunos do Dinter (bolsistas), nos quais são descritas de maneira individualizada as atividades realizadas. A seguir fazemos uma síntese das as atividades desenvolvidas pelos alunos: 1) Visitas técnicas aos sítios de coleta de dados, para reconhecimento do cenário da pesquisa e para as negociações relativas a dinâmica do trabalho investigativo; 2) realização de coleta de dados nos sítios definidos nos distintos projetos de pesquisa na região de fronteira; 3) participação de discussões com diferentes pesquisadores e/ou grupos de pesquisa tanto no contexto da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, como de outros grupos de pesquisa de reconhecido saber disseminados pelo Brasil e no exterior; 4) Realização de disciplinas adicionais, pertinentes ao objeto de investigação e de formação acadêmica, cumpridas presencialmente junto ao PPG Enfermagem em Saúde Pública e/ou em outros PPGs do campus de Ribeirão Preto; 5) realização de encontros presenciais com o orientador e grupo de pesquisa da EERP/USP, para discussões relacionadas com o estudo desenvolvido e com áreas afins; 6) Cadastramento e submissão do projeto de pesquisa, na plataforma Brasil, para obtenção da aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa; 7) Participação em atividades do Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino (PAE) da Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto, junto com orientadores e/ou outros docentes credenciados no Programa; 8) Participação em diferentes eventos científicos relacionados com Atenção Primária, Enfermagem, Organização de Serviços de Saúde, Humanização do Cuidado, Atenção à Saúde da Mulher, Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis, Agravos por Causas Externas; Cuidados paliativos e Enfermagem; Metodologias de Pesquisa e Ferramentas para análise de dados; 9) Participação da organização de eventos científicos da EERP/USP; 10) Publicação de artigos científicos em periódicos com seletiva política editorial, de circulação nacional e internacional em diversas áreas da saúde, com orientadores/docentes da EERP/USP.
Etapa final do DINTER e realização de Defesas de Doutoramento.
Para o presente ano, os doutorandos estão na etapa final de coleta de dados e análise dos mesmos, motivo pelo qual todos os alunos deverão finalizar os relatórios finais das teses de doutorado dentro dos prazos regimentais do PPG Enfermagem em Saúde Pública. As defesas de teses do Dinter devem finalizar no ano de 2020, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. No entanto, até o presente momento, duas teses de doutoramento já foram defendidas, com previsão de mais 3 defesas no primeiro semestre de 2019. Dessa forma, estimamos que todas as defesas serão realizadas nos prazos regimentais. Para a fase final de doutoramento dos alunos matriculados no Dinter, esperamos que as atividades continuem avançando em concordância com as expectativas traçadas inicialmente, visando contribuir para a formação de massa crítica atuante em áreas acadêmicas e em áreas de assistência na região de tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A área total do terreno na UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu é de 15.488,00 m2 e a área construída totaliza 17.838,39 m2, conta com amplo estacionamento com espaço específico para ônibus e vans. Possui estrutura física de dezesseis blocos, os quais têm sua distribuição apresentadas abaixo.
Prédio administrativo – neste prédio encontra-se instalado o gabinete da direção geral, o qual composto por duas salas existe um espaço também para os seguintes setores: financeiro, compras, copa, setor de transporte, secretária administrativa, secretaria acadêmica, setor de apoio, setor de informática. Além dos setores neste prédio existe ainda mini auditório (120 lugares), uma sala de reuniões, bem como espaço para direções de centro sendo uma sala para o centro de educação e letras e outra para o centro de ciências sociais aplicadas, bem como salas para as coordenações de cursos. O prédio conta também com uma sala coletiva para os docentes com seis microcomputadores, uma reprografia, um setor de protocolo e tesouraria.
Prédio da biblioteca – neste prédio encontra-se a biblioteca, onde também estão instalados os núcleos de pesquisa, os grupos de pesquisa e as empresas júniores dos Centros de Educação, Letras e Saúde e de Ciências Sociais Aplicadas. O prédio comporta ainda uma sala do júri o qual é utilizado pelo curso de direito.
12 Blocos – são compostos por 34 salas de aula, onde estão os cursos de administração, ciências contábeis, direito, hotelaria, turismo, enfermagem, letras inglês e espanhol e pedagogia. Os blocos contam com uma estrutura de sanitários, bem como adequação da estrutura para pessoas portadoras de necessidades especiais. Ainda, nestes blocos encontram-se os laboratórios dos cursos descritos anteriormente, todos equipados, visando atender a necessidade dos cursos.
Prédio do Auditório – Espaço construído em 2013, com capacidade para 300 pessoas, possibilitando a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Laboratório de informática – com capacidade para uso simultâneo de 60 alunos com computadores ligados a Internet, sala de videoconferência e onde também está alocada toda a estrutura de informática (apoio técnico, desenvolvimento e coordenadoria).
O Campus dispõe de sala de professor equipada com computadores conectados a internet (WI-FI) e a rede de impressoras (reprografia), duas amplas salas para reuniões, salas de aula cada qual com seu equipamento de multimídia, ar condicionado, tela de projeção e dois espaços multimeios. Em se tratando de salas de aula, considerando a distribuição de cursos integral e noturno, sempre haverá disponível para o DINTER um bloco com 4 salas de aula. Destaca-se a existência dos Laboratórios de Ensino do Curso de Enfermagem que estão localizados no Campus de Foz do Iguaçu, com cinco salas, que têm por finalidade as atividades práticas do curso de Enfermagem. Esses espaços possuem equipamentos e insumos para desenvolvimento de algumas modalidades de pesquisa experimental.
Além desses espaços cita-se o laboratório de pesquisa do Curso de Enfermagem. “Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva em Enfermagem – GPSC” com espaço físico: sala de 40 m2, 06 computadores de mesa com acesso à Internet, 04 note books e insumos para pesquisa de campo. O Laboratório de Epidemiologia e Estudos Operacionais em Saúde – LEO com espaço de 40 m2, 04 computadores de mesa com acesso à Internet, 03 note books, impressora, gravadores de voz equipamento individual de videoconferência e insumos para pesquisa de campo. Ademais existem outros laboratórios ligados à área de educação, ciências humanas, engenharias e ciências sociais que também poderão ser utilizados pelos pós-graduandos.
A infraestrutura existente no Campus de Foz do Iguaçu, no Parque Tecnológico Itaipu e nos demais Campi da Unioeste estará à disposição para o bom andamento do doutorado interinstitucional, inclusive será organizado um espaço (Sala 4, Bloco A) para a Secretaria Administrativa do DINTER com recursos humanos, sala para professores/reuniões, computadores, telefone, armários e insumos necessários.
No tocante à disponibilidade de publicações, livros, revistas, entre outros, deve-se salientar que o corpo docente e discente do DINTER utilizará a Biblioteca do Campus de Foz do Iguaçu da UNIOESTE, ligada à rede mundial de computadores (www.unioeste.br/portaldainformacao), integrada a rede de bibliotecas dos campi da UNIOESTE, de modo que os estudantes poderão ter acesso a todo acervo bibliográfico da Universidade
Do mesmo modo, terão acesso à rede de excelentes bibliotecas em outras instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná. Nesse caso, a utilização é feita por meio do sistema de empréstimo entre bibliotecas que tem funcionado adequadamente, permitindo utilização rápida.
A Biblioteca do Campus de Foz do Iguaçu da UNIOESTE possui prédio próprio, área de 2.060 m²; 525 m2 destinados ao acervo, 216m2 aos usuários. A mesma faz parte do Sistema Interligado de Bibliotecas desta IES, administrado por meio do software Apolo, multiusuário, desenvolvido pela Diretoria de Informática. A Biblioteca oferece consulta local de livros e periódicos, empréstimo domiciliar e interbibliotecário, catalogação na fonte, levantamento e comutação bibliográfica, amplo espaço de leitura, com salas individualizadas e climatizadas. A composição do acervo inclui livros, periódicos, folhetos, teses e multimeios abrangendo as áreas de Ciências Humanas e Sociais, Biomédicas, Exatas e Tecnológicas, que se distribuem nos diferentes Campi. Os docentes e discentes têm acesso ao Portal Periódicos CAPES e as bases de dados SciELO e Jstor podem ser acessados através dos computadores instalados na Biblioteca do campus de Foz do Iguaçu, bem como por meio de computadores portáteis conectados à rede sem fio, proporcionando oportunidade aos estudantes, professores e pesquisadores de utilização de grande quantidade de publicações, inclusive em nível internacional, e contribuindo para a excelência das pesquisas, dissertações, estudos e preparação de aulas. Acresce-se a isso a participação em programas especiais de comutação bibliográfica tais como: COMUT, BIREME, entre outros. Esses programas visam localizar e obter em outras bibliotecas do País e exterior o material bibliográfico não existente na Biblioteca da UNIOESTE.
Considerando a conformação multicampi da UNIOESTE, entre outros aspectos de infraestrutura enfatiza-se a importância do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI) e Parque Tecnológico Itaipu, e no suporte para desenvolvimento de pesquisas e criação de novas linhas de pesquisas.
Em se tratando de centros de atendimento a saúde a UNIOESTE conta com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), localizado no Campus de Cascavel, com uma estrutura de 19.865 m2, sendo o maior hospital público das regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Além do HUOP, existe também na estrutura da UNIOESTE a clínica de Odontologia, o Centro de Reabilitação Física que atende a população segundo os princípios e diretrizes do SUS, os quais oferece atendimento multiprofissional, e devido à complexidade das sequelas apresentadas pelos pacientes nele atendidos, apresenta-se como um fértil campo para pesquisa básica e aplicada em diversas áreas.
A Itaipu Binacional por meio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), incentiva e financia a realização de projetos de ensino, pesquisas e inovação empresarial com potencialidade de contribuir com o desenvolvimento social da Tríplice Fronteira. Possui diversos ambientes para as atividades de ensino e pesquisa, esses espaços se destinam as aulas dos Cursos de Ciências Exatas da Unioeste, Universidade Federal de Integração da América Latina (UNILA) e demais parceiros.
A estrutura física do Parque é composta pelas seguintes instalações, as quais estão à disposição da UNIOESTE:
- Salas de aula, Laboratório línguas com Computadores, Laboratórios Acadêmicos de Informática, Salas de Videoconferência, Telessala, Biblioteca Paulo Freire com 2.200 m², Salas de Estudo e Apoio, Quadras Esportivas e Laboratórios de Pesquisa e Inovação.
Também disponibiliza uma área exclusiva para a instalação de centros e institutos de pesquisa de interesse para a Empresa, como o Centro de Estudos Avançados de Águas, Programa Cultivando Água Boa, Centro Internacional de Hidroinformática, Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens, Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens, projeto CIOGÁS e NUPHI, além de espaços para condomínio empresarial, para incubação e para pré-incubação e empresas juniores, construído recentemente – Edifício do Saber.
Entre as atividades de pesquisa, alguns temas são prioritários e, se encontra em fase adiantada de desenvolvimento como o projeto Veículo Elétrico com parceria da Fiat, Eletrobrás, Petrobras entre outras, o projeto Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens, projeto Ciogás - Energias Renováveis, projeto NUPHI – Núcleo de Pesquisa em Hidrogênio e o projeto GT – Itaipu Saúde trinacional, todos com participação ativa da Unioeste.
No que tange a pesquisa e capacitação de recursos humanos na área da saúde há particular interesse, por parte da Itaipu Binacional, visto o objetivo do GT – Itaipu Saúde, a saber; “Saúde na Tríplice Fronteira”. Desta feita, além de acenar a possibilidade de apoio financeiro, a Itaipu disponibilizará a estrutura do Parque para o desenvolvimento do DINTER, por considerar que a qualificação dos docentes da UNIOESTE constitui um futuro pilar para o credenciamento de um Programa de Pós Graduação stricto senso em Saúde Pública para a formação de massa crítica na região trinacional, contribuindo na formação, qualificação e educação permanente de trabalhadores da saúde e áreas afins visando o desenvolvimento regional. Deste modo o DINTER se configura em estratégia chave para o desenvolvimento na saúde pública regional potencializando o papel formador da Unioeste.
A estrutura física do PTI também contempla espaços para a realização de eventos de diversos portes
- Auditório César Lattes: Espaço para realização de eventos com capacidade para 200 pessoas; Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 1: capacidade para 80 pessoas; Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 2: capacidade para 21 pessoas; Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 3: capacidade para 33 pessoas; Sala de apoio: sala próxima ao auditório e salas 1, 2 e 3, que pode ser utilizada para apoio de organização ou acesso à internet. Capacidade: até 5 pessoas; Sala cyber: sala próxima ao auditório e salas 1, 2 e 3, que pode ser utilizada para apoio da equipe de organização ou acesso à internet; Cineteatro Barrageiro: espaço para realização de eventos com capacidade para 1.000 pessoas; Antigo Refeitório dos Barrageiros – espaço para exposição, restaurante e 4 salas de palestras.
No interior do Parque os pesquisadores docentes e discentes do DINTER encontrarão a disposição também, três restaurantes, rede bancária, Correios, farmácia, ambulatórios de enfermagem e médico, escola de idiomas, Polo Astronômico e o Ecomuseu.
Considerando as especificidades nacionais e internacionais, a UNIOESTE mantém convênios com diversas **instituições, as quais possuem relevantes projetos conjuntos já em desenvolvimento e que podem se somar as atividades do Programa.
Não menos importante mediando os convênios celebrados pela UNIOESTE, toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu e municípios da 9ª Regional de Saúde do Paraná são campos de pesquisas, estágios e vivência dos Pós-graduandos e docentes, inclusive da região fronteiriça como as cidades de Ciudad Del Leste (Paraguai) e Porto Iguazú (Argentina).