Plano Acadêmico:
A turma selecionada pela modalidade DINTER segue os mesmos procedimentos que são utilizados pelo programa na sua sede em todos os seus aspectos operacionais, seguindo o mesmo Regulamento do Programa. No que diz respeito às disciplinas para a turma fora de sede, cabe destacar que as disciplinas, a carga horária e os processos de avaliação ocorrerão serão iguais aos ocorridos na sede. Apenas alteram-se os dias de oferta de disciplinas na UNIPLAC como também a oferta ser intensiva e modular, mas respeitando a estrutura curricular do Curso.
Quanto às orientações, os alunos do Dinter terão encontros presencias nos dias das disciplinas e também encontros via vídeo conferência (a UCS disponibiliza recursos através do seu programa EaD). Como na sede, os projetos de pesquisa dos doutorandos serão qualificados conforme Regulamento do PPGEdu até, no máximo, no quarto semestre do Curso. Além disso, para garantir o mesmo nível de qualidade, realizaremos reuniões periódicas entre os coordenadores das instituições promotora e receptora para avaliar o andamento das atividades.
O Programa de Pós-Graduação em Educação destina-se à formação de pessoal qualificado, com aprofundamento teórico-metodológico na respectiva área de estudo, para realizar pesquisas científicas e docência socialmente relevantes. O curso de Doutorado adensa conhecimentos e aprofunda reflexões para atender as demandas em relação a estudos e pesquisas que focalizem o processo educativo e contribuam para sua qualificação.
OBJETIVOS:
Coerente com as políticas educacionais do país e, simultaneamente, focado em suas linhas de pesquisa “História e Filosofia da Educação” e “Educação, Linguagem e Tecnologia”, o PPGEdu/UCS tem em vista a consecução dos seguintes objetivos:
a) oportunizar a reflexão teórico-metodológica qualificada, primando pela formação de pesquisadores de excelência que atuem efetivamente no contexto socioeducacional;
b) formar mestres e doutores compromissados com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior;
c) proporcionar formação pautada na/pelas atitudes ética, interdisciplinar e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.
d) promover o entendimento dos processos pedagógicos e das práticas educacionais, desenvolvendo estudos que deem sustentação para as linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Educação, Linguagem e Tecnologia;
e) produzir subsídios para as teorias pedagógicas e as práticas educacionais, potencializando a investigação de condições sociais e culturais no contexto educacional (regional, nacional e internacional);
f) fomentar ações de inserção social do Programa no processo educacional, mediante postura proativa na elaboração de propostas educacionais científica e eticamente qualificadas;
g) consolidar o Programa como laboratório de pesquisa criativa e propositiva no contexto da Educação.
O PPGEdu/UCS é uma instância de reflexão coletiva crítica sobre as diferentes dimensões da ciência da Educação, em suas múltiplas relações, com sensibilidade para as diversidades, a interdisciplinaridade e com compromisso ético. A abertura do curso de Doutorado qualifica a formação de profissionais de excelência para além da lógica mercadológica e promove o incremento da produção de pesquisas que contribuam teórico-metodologicamente para a concepção de estratégias e políticas capazes de fomentar a melhoria das condições educacionais do conjunto da população.
Consoante com as demandas sociais, bem como, com as orientações dos órgãos de fomento e as políticas nacionais nas áreas de ciência e de tecnologia, o PPGEdu se projeta para qualificar docentes a atuarem no Ensino Superior e na Educação Básica, na formação de líderes de grupos de pesquisa, no fortalecimento dos grupos existentes, bem como ser referencial e suporte às linhas de pesquisa, à estrutura curricular dos cursos de graduação (em especial, licenciaturas), e aos projetos de pesquisa e seus produtos.
Perfil do egresso do curso de Doutorado
O perfil do profissional egresso do curso de Doutorado do PPGEdu/UCS contempla características voltadas à postura e ao comprometimento crítico e político, pelas questões implicadas na elevação da qualidade socialmente referenciada da educação brasileira nos diferentes níveis de ensino, modalidades e dimensões, bem como no envolvimento efetivo com elas, considerando diferentes níveis, modalidades e dimensões. O curso de Doutorado busca formar pesquisadores de elevado nível na área da Educação.
Dito de outro modo, objetiva-se que os doutores em Educação, egressos do Curso, constituam-se intelectuais críticos, produtores de conhecimentos, que contribuam com a análise cientificamente fundamentada dos princípios, das políticas e das práticas das instituições educativas, de modo especial aquelas protagonizadas na escola pública. Profissionais que se comprometam e disponibilizem o conhecimento produzido para a interpretação do cotidiano dos processos educativos nas instâncias da educação escolar e não-escolar, visando à transformação social por meio da intervenção no contexto educacional. Espera-se que os egressos do curso de Doutorado em Educação também possam contribuir na formação de outros pesquisadores, vindo a compor culturas acadêmicas do Ensino Superior, em nível de graduação e de pós-graduação, seja na formação de professores, especialistas, mestres e novos doutores. O perfil do profissional egresso do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação é o de um pesquisador habilitado à produção de conhecimento inédito, original e de impacto positivo e produtivo na área de Educação e, além disso, de:
- educadores e pesquisadores de alto nível intelectual, comprometidos com o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de Educação e com o exercício da pesquisa, da extensão e das atividades profissionais docentes nos diferentes níveis da educação escolar e não escolar;
- profissionais habilitados para a produção e a socialização do conhecimento científico na área de Educação e em áreas afins;
- investigadores com capacidade para dialogar e trabalhar em equipes, promovendo o intercâmbio com pesquisadores por meio de constituição de redes e de grupos de pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais;
- pesquisadores capazes de analisar e refletir criticamente acerca da realidade educacional local, regional, nacional e internacional;
- profissionais qualificados na produção do conhecimento científico, considerando as perspectivas filosóficas, éticas, sociais, históricas e culturais da pesquisa em educação e áreas afins;
- pesquisadores qualificados para a produção de novos conhecimentos, capazes de fundamentar práticas educativas inovadoras e que respondam aos problemas existentes;
- investigadores que cientificamente gerem ideias e produções conceituais, metodológicas e para a gestão da Educação, oferecendo alternativas capazes de redimensionar a cultura educacional.
O corpo intelectual de doutores que o Curso formará será multiplicador e aliado ao compromisso com a pesquisa em Educação, assumindo novos projetos, participando ativamente em múltiplas interfaces para a elevação do nível educacional e cultural da população brasileira, no intuito da superação das desigualdades históricas e da promoção de transformações necessárias para a constituição de sociedade democrática e socialmente justa, levando em conta, concomitantemente, os novos cenários e paradigmas da contemporaneidade.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE DISCENTES
Tanto os critérios quanto a sistemática para a seleção de discentes, seguem orientações do Regulamento do PPPGEdu-UCS com divulgação de edital especifico onde são listados critérios e demais informações relativas ao processo.
PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO DOS DISCENTES JUNTO AO PROGRAMA PROMOTOR
O Regulamento do PPPEdu-UCS prevê que alunos bolsistas devam realizar estágio de docência em disciplinas ofertadas em curso de Graduação, sob supervisão de um professor doutor. O mesmo estágio também pode ser realizado por estudantes não bolsistas. Nos dois casos, o estágio contabiliza um crédito no histórico do pós-graduando. Esse estágio poderá ocorrer tanto na IES promotora por meio da atuação em disciplinas tanto na modalidade presencial como a distância como também na IES receptora desde que seja supervisionado por um docente doutor da IES e ainda o orientador manifeste-se favorável a sua realização.
AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ENDOGENIA NA FORMAÇÃO DE MESTRES OU DOUTORES (NACIONAIS)
O intuito da oferta do Dinter é a formação de profissionais na instituição receptora, qualificando e oferecendo condições que contribuam para a diminuição das assimetrias regionais. A parceria prevê também fortalecimento dos grupos e linhas de pesquisa da instituição receptora por meio da parceria constituída e dos novos doutorandos em formação. Acrescenta-se que o quadro de discente a ser formado é de integrantes da IES receptora mas também estão sendo abertas vagas a demais interessados da região de alcance da UNIPLAC. Da mesma forma, os docentes que atuarão neste Curso são professores devidamente credenciados conforme edital anual lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UCS, sempre evitando a promoção da endogenia.
Cabe destacar que um dos desafios que os membros do corpo docente do PPGEdu, futuros orientadores, deverão enfrentar, é justamente o de tentar atuar de modo a suprir as demandas que os próprios doutorandos apresentarão, sob forma de projetos de pesquisa submetidos por ocasião do processo seletivo. Essas demandas, essencialmente novas, apesar de abrigadas dentro das linhas de pesquisa, sugerem um processo antagônico ao da endogenia.
USO DA TECNOLOGIA NO PROJETO
A tecnologia permeia as ações atinentes aos serviços propostos pela IES promotora como a docência, a orientação e as ações administrativas como serviços de secretaria, biblioteca entre outros.
No âmbito da docência, o PPGEdu dispõe, para cada disciplina ofertada, de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que permite aos pós-graduandos e professores a interação complementar à distância, a postagem de trabalhos via webfólio, a continuidade do debate de questões que emergem via fórum, dentre outros recursos disponibilizados. O AVA, supracitado, é denominado de AVAUCS (ava.ucs.br), e constitui-se da versão institucional do LMS Canvas, um ambiente virtual muito acessível, dinâmico, com todos os recursos para Ead e utilizado em todas as disciplinas e cursos como apoio ao presencial. Permite acesso fácil por computador ou dispositivos móveis e alto grau de interação. O professor pode publicar informações e recados de interesse da turma, informar o cronograma da disciplina, especificar a forma de avaliação, a metodologia de trabalho, passar orientações para cada aula, e disponibilizar material no acervo, possibilita interações em fóruns, editores coletivos de textos e páginas, etc. Esses recursos podem suportar fluxo de comunicação que permite que o ambiente seja uma extensão do processo educativo que ocorre nas aulas presenciais. O AVA disponibiliza ainda ferramentas do Google Drive, incentivando produções colaborativas, adaptando-se muito bem como espaço de acompanhamento e apoio às orientações complementares trabalhadas em aula e Google Meet (para reuniões e orientações). Além disso, o ambiente acolhe o lançamento de notas, avaliações parciais e finais, o cronograma e o caderno de chamada para todas as disciplinas. Portanto, consideramos que o AVA.UCS configura-se como uma possibilidade a mais para o enriquecimento pedagógico e científico e uma ferramenta de interação entre os professores e estudantes.
Cumpre ainda informar que as tecnologias têm sido usadas em favor da qualificação de processos de aprendizagem. Nesse sentido, em algumas ocasiões durante a execução das disciplinas, podemos contar com a participação de docentes de outra IES (em alguns casos do mesmo grupo de pesquisa ou mesmo não pertencendo ao grupo ao qual a disciplina está associada) que estiveram participando das aulas por meio de conferência proferida a distância. As sessões de orientação, os encontros de grupos de pesquisa e outros momentos formativos poderão utilizar ferramentas Web para transmissão em tempo real.
INFORMAÇÃO DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS QUE SERÃO TRABALHADAS NO PROCESSO
A área de concentração do PPGEdu é educação. O Programa destina-se à formação de pessoal qualificado, com aprofundamento teórico-metodológico na respectiva área de estudo, para realizar pesquisas científicas e a docência socialmente relevantes. O curso de Doutorado adensa conhecimentos e aprofunda reflexões para atender as demandas em relação a estudos e pesquisas que focalizem o processo educativo e contribuam para sua qualificação.
O PPGEdu/UCS coerente com as políticas educacionais do país e, simultaneamente, focado em suas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Educação, Linguagem e Tecnologia, descritas a seguir:
História e Filosofia da Educação
As pesquisas vinculadas à linha de História e Filosofia da Educação investigam processos educativos escolares e não escolares, analisados a partir dos referenciais da História e da Filosofia; vinculações temáticas histórico-filosóficas que problematizam, especialmente, questões recortadas a partir do contexto regional em conexão com as discussões teóricas nacionais e internacionais; estudos acerca: (a) das instituições, trajetórias de formação docente/discente, políticas, práticas e culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas e materialidades) e não-escolares e intelectuais da educação, transversalizados por categorias como etnia, geração, classe social, e gênero; e (b) da filosofia, estabelecendo relações entre o pensamento filosófico e pedagógico na história, questionando os conceitos e os enunciados fundamentais dos sistemas filosóficos e das teorias pedagógicas e, ainda, problematizando questões filosóficas e contemporâneas da educação brasileira.
Educação, Linguagem e Tecnologia
As pesquisas derivadas da linha Educação, Linguagem e Tecnologia buscam problematizar, analisar e compreender fenômenos presentes nos processos educativos na perspectiva da interação e da transformação, focalizando sujeitos que aprendem a conhecer, por meio do diálogo e da interrogação, como seres de linguagem, dos processos inclusivos e da tecnologia como artefato cultural. Tais estudos aprofundam a reflexão acerca da: (a) educação em seus aspectos cognitivos, sociais e históricos de suas práticas; a linguagem e a transposição didática na aprendizagem escolar; processos de alfabetização e letramento; ensino da língua portuguesa, de literatura e de leitura em ambientes educativos; (b) docência na cultura digital; inclusão digital; letramento digital; ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias; tecnologias e processos inclusivos.
As duas linhas, mantendo suas especificidades, congregam pesquisas que buscam objetivos partilhados. As linhas de pesquisa são sustentadas pelas ações de docentes e discentes articulados em grupos de pesquisa. Cabe destacar a integração entre as linhas expressa por coorientação de dissertações por um docente de cada linha, pelo partilhamento de disciplina por professores das duas linhas, como também pela a produção científica em conjunto, resultado do entrecruzamento de pesquisas.
As pesquisas dos orientandos brotam de projetos que integram as linhas.
DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS A SEREM OFERTADAS
Curso de Doutorado
A organização curricular busca fortalecer a pesquisa e a formação intelectual de alto nível, oferecendo oportunidades de aprofundamento dos estudos teórico-metodológicos em Educação aos doutorandos. A organização curricular contempla inquietações intelectuais e acadêmicas diversas, bem como opções teórico-metodológicas distintas. A proposta curricular é dinâmica com a previsão de Seminários Especiais e de Tópicos Especiais que se constituem em espaços para aprofundamentos de temas e objetos de interesse. O Curso de Doutorado compreende as atividades curriculares que integralizam quarenta e cinco créditos, assim distribuídos:
I - Núcleo obrigatório (17 créditos)
Corresponde ao conjunto de Seminários que embasam e aprofundam a postura teórico-metodológica da pesquisa em Educação dos doutorandos no seu percurso de formação. Dele constam:
Seminário de Tese I, II e III – cada um deles com 2 créditos, totalizando-se 6 créditos. Os Seminários de Tese são concebidos como espaço de encontro e discussão coletiva dos objetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pelos doutorandos na sua linha de pesquisa e com seu orientador. Essas atividades são, comumente, realizadas nos três primeiros semestres do curso.
Seminário de Epistemologia e Educação com 3 créditos, oferecido para os cursos de Mestrado e ao de Doutorado.
Seminário de Metodologia da Pesquisa em Educação com 2 créditos, oferecido ao curso de Mestrado e ao de Doutorado.
Seminário de Fontes e Teorias do Pensamento Pedagógico com 2 créditos, exclusivo para o curso de Doutorado.
Publicação totalizando 4 créditos.
II - Núcleo complementar (14 créditos)
O núcleo complementar, como já foi mencionado, é dinâmico e atenta para a proposição de temas de disciplinas resultantes de pesquisas e estudos aprofundados dos docentes do PPGEdu e/ou de convidados externos. As ações do núcleo complementar, além de conferirem maior flexibilidade na integralização curricular, buscam, por sua natureza suplementar, dar conta do dinamismo conceitual e das práticas profissionais e pedagógicas em Educação. Igualmente, podem ser cursados em outros Programas. A exigência de realização de atividades complementares, mediante participação do pós-graduando em diferentes eventos científicos, palestras, projetos, publicações ou outras atividades acadêmicas, é normatizada pelo Colegiado. Além dos créditos exigidos para a integralização curricular, os alunos poderão cursar outras disciplinas e realizar atividades complementares, consideradas pertinentes à qualificação de seus estudos e ao projeto de pesquisa.
Esse segundo bloco divide-se de acordo com as linhas de pesquisa do curso, apesar das ofertas serem abertas para estudantes de ambas as linhas, e é constituído por seminários avançados, perfazendo total de, no mínimo, catorze créditos, assim distribuídos:
O Núcleo complementar corresponde ao conjunto de disciplinas relacionadas especificamente aos estudos desenvolvidos nas Linhas de Pesquisa e em consonância com os objetos de investigação dos doutorandos. Dele constam:
Seminário de Pesquisa em História e Filosofia da Educação II para os doutorandos da Linha de História e Filosofia da Educação com 2 créditos. Ou, Seminário de Pesquisa em Linguagem e Tecnologias II para os doutorandos da Linha de Educação, Linguagem e Tecnologia com 2 créditos.
Esses seminários voltam-se ao aprofundamento e discussão de questões de interesse específico da Linha à qual o doutorando estiver vinculado.
Seminários Especiais - oferecidos regularmente pelo corpo docente visitante e/ou convidados.
Seminário de Tópicos Especiais – oferecidos em conformidade com as linhas de pesquisa e as temáticas que estão sendo pesquisadas pelos docentes e discentes com 2 créditos cada. A definição dos temas dos Seminários de Tópicos Especiais ocorre nas reuniões do colegiado ampliado em que participam representantes discentes de cada uma das turmas.
Estágio de docência – destinado àqueles que não o realizaram no curso de Mestrado e que não tenham experiência na docência no Ensino Superior – equivalendo a 1 crédito. Destaca-se, ainda, que esse estágio é obrigatório aos bolsistas.
Observação: Os créditos complementares poderão também ser cumpridos de acordo com o plano de estudos submetido e aprovado pelo Colegiado do Programa. Incluem-se, nessa modalidade, os créditos cursados em outros PPGs na própria instituição ou em outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras reconhecidas e validados pelo Colegiado.
III – Orientação para elaboração de Tese (14 créditos)
Constitui-se de matrícula obrigatória até a conclusão do curso e estará sob a responsabilidade do orientador. Para essas atividades não serão atribuídas notas, apenas a menção aprovado ou reprovado.
Esses momentos são espaços sistemáticos de acompanhamento do orientador, envolvendo seções individuais e coletivas com o grupo e/ou linha de pesquisa. Considerando os percursos individuais dos doutorandos, as ementas previstas para o conjunto de atividades de Orientação para elaboração de tese são flexíveis.
Na execução curricular, consideramos importante ainda que, a critério do orientador, para o aluno ingressante no Doutorado, oriundo de outras áreas de conhecimento, seja facultado o direito de cursar disciplinas de Mestrado, cujos estudos são considerados relevantes para o prosseguimento do curso, simultaneamente com as do Doutorado.
Estágio Sanduíche:
O Programa abre oportunidade aqueles interessados em realizar um estágio sanduíche no exterior, mas faz-se imprescindível que:
- Cumpram todos os créditos de disciplinas (obrigatórias e eletivas).
- Tenham seu projeto de tese qualificado.
- Que a saída ocorra, de preferência no 3ºou 4º semestre letivo (período fora
máximo é de 12 meses).
- Que o plano de atividades no exterior (cumpridas as exigências da agência de
fomento) demonstre fortemente estar relacionado com o projeto de tese.
- Que tenha a anuência do orientador e Que cumpra as exigências da CAPES, caso o encaminhamento seja por esta agência de fomento.
APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO PARA AS ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
As atividades de orientação acontecerão na modalidade presencial e via web. Entende-se que as atividades de orientação serão potencializadas, pois tanto os doutorandos quanto o corpo docente estarão concentrados e dedicados ao desenvolvimento dos projetos. A periodicidade das atividades presenciais de orientação será, no mínimo, mensal e via web semanal.
Atividades de orientação à distância podem ainda complementar as orientações presenciais, segundo as necessidades dos pós-graduandos. A instituição promotora possui a infraestrutura de software e hardware para a realização de videoconferências entre o corpo docente e estudantes a fim de facilitar interações à distância. Além de salas especiais, a instituição promotora possui licença do software Adobe Connect que possibilita realização de 5 videoconferências simultâneas (entre 100 participantes) e Google Meet vinculado à conta de e-mail institucional para docentes e discentes.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
LABORATÓRIOS:
O espaço utilizado na Uniplac para o Dinter dispõe de 8 salas de aula, com 56,80 m², totalizando 454,40 m², e outra sala de aula com 42,60 m². Por sua vez, o 1º andar do Bloco D, localizado na Torre 1, conta com 2 Auditórios de 155,49 m² cada, totalizando 310,98 m². Cada auditório tem capacidade para 110 pessoas sentadas, e estão equipados com multimídia para a realização de Bancas de Qualificação e Defesa de Dissertação, na modalidade presencial e não presenciais (síncrona e assíncrona), bem como palestras, aulas inaugurais, encontros, seminários, cursos, etc.
Na Torre 1, os sanitários (masculinos e femininos) estão dispostos nos dois pisos do Bloco C, com 17 m² cada um, no total de 68 m². Em cada piso há um sanitário para pessoas com deficiência, que atende ao previsto na legislação, com aproximadamente 6 m² cada um. É importante destacar que todos os espaços físicos da instituição são adaptados com rampas, incluindo estacionamentos com rampas e estacionamentos específicos, há aparelhos telefônicos adaptados, banheiros masculino e feminino adaptados, elevadores, sinalizações necessárias no chão, corrimões e lixeiras adaptadas, e escritas em Braile nas portas das salas de aula.
RECURSOS DE INFORMÁTICA
Em termos de Tecnologia da Informação, conta com equipamentos e recursos para o perfeito funcionamento administrativo e pedagógico do programa. Podemos citar equipamentos administrativos para uso dos técnicos administrativos: 2 Computadores com sistema operacional e sistema de controle acadêmico; 1 Impressora laser de alta capacidade; e 2 ramais telefônicos. Para o uso dos docentes, o programa dispõe de 14 computadores com sistema operacional e sistema de controle acadêmico; 9 Notebooks de uso dos docentes em projetos de pesquisa e extensão; 6 Impressoras jato de tinta; 2 Impressoras Laser; 6 Projetores multimídia; 7 Gravadores digitais; 2 Câmeras fotográficas digitais; 1 Câmera filmadora digital; 1 Microfone externo. Para o uso dos alunos do programa, há uma sala com 20 computadores.
BIBLIOTECA
A Biblioteca conta com uma área de 930 m². O acervo bibliográfico dispõe de 44.559 títulos e 93.036 exemplares de livros, organizados de acordo com o sistema de Classificação Decimal Dewey. A coleção de periódicos conta com 2.425 títulos e 45.467 exemplares. A Biblioteca possui uma coleção de folhetos, obras de referência, CD-ROM, Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações e teses. Em Ciências Humanas, as áreas cadastradas são Educação, Filosofia, História, Sociologia, Antropologia e Política, Geografia, Metodologia Científica, Generalidades, Costumes e Folclore, Religião, com 11.380 títulos e 20.985 exemplares. A área de Ciências Sociais Aplicadas compreende, entre outras. Jornalismo, Política e Serviço Social, com 16.638 títulos e 34.475 exemplares. O acervo de livros na área de Linguística, Letras e Artes com 8.514 títulos e 12.758 exemplares. A área de Ciências da Saúde, em interface com a Educação em Saúde, estão organizadas em Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, com um total de 4.139 títulos e 11.524 exemplares.
Sistemas e Bases de Dados Disponíveis
Na página da Biblioteca da Universidade do Planalto Catarinense, é possível pesquisar em bases de dados e portais científicos disponíveis na internet, entre eles: Scielo – Scientific Electronic Library Online; BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; SINBAC (Sistema Integrado de Bibliotecas do Sistema ACAFE). As bases de dados do Portal da Capes podem ser acessadas remotamente. Para abrir o texto completo o pesquisador terá que utilizar os computadores disponíveis na instituição. As bases de dados disponíveis são: Scopus; Science Direct; Derwent Innovations Index; Ecological Society of America – ESA; JCR – Journal Citation Reports; Mary Ann Liebert; SAGE Publications; e Web of Science.
São utilizados o auditório do Centro de Ciências Jurídicas (com capacidade para 260 pessoas, conexão à internet, telão, sonorização e projetor multimídia, ar condicionado, sanitários e sala para café) e o auditório no Centro de Ciências e Tecnologia (com capacidade para 280 pessoas, com conexão à internet, telão, sonorização e projetor multimídia, ar condicionado, sanitários e sala para café). Para os casos em que o público é superior aos espaços disponíveis, a Instituição faz uso do Centro Serra, localizado a 500 metros da universidade, com capacidade para até 2000 pessoas.