Dados do Programa
Número da Proposta:
97/2015
Período de Vigência:
01/01/2018
a
01/01/2023
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
12
Data de Fim Previsto:
01/01/2023
Local de Execução do Projeto:
Passo Fundo - RS
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
5. PLANO ACADÊMICO DO CURSO
5.1. Proposta acadêmico-pedagógica do curso
O Programa DINTER será atendido por um grupo de 10 professores permanentes do PPGEC/UFRGS do Departmento de Engenharia Civil (DECIV) da UFRGS, que atuam na área de engenharia civil, os quais vêm exercendo regularmente atividades docentes junto à graduação e pós-graduação em Engenharia Civil na UFRGS. São eles: Acir mercio Loredeo-Souza, PhD, Ana Paula Kirchheim, Dra, Angela Borges Masuero, Dra, Carlos Formoso, PhD, Denise Dal Molin, Dra, Jorge Augusto Ceratti, Dr., Luis Bressani, PhD, Luiz Carlos Pinto da Silva, PhD, Washington Nunes, Dr.
Os procedimentos didático-pedagógicos e o conteúdo das disciplinas ofertadas no Dinter serão essencialmente os mesmos utilizados no curso regular de Doutorado (ofertado tradicionalmente na sede da instituição promotora), mantendo assim a unidade didático-pedagógica nos cursos ofertados.
A distinção entre o Dinter e o curso regular de doutorado não se opera no nível de dificuldade dos cursos. A distinção se opera basicamente em dois níveis: (i) no cronograma de oferta das disciplinas, e (ii) no acompanhamento dos trabalhos realizados. No que concerne ao cronograma, as disciplinas principais do Dinter serão ofertadas em blocos semanais, facilitando tanto o deslocamento do professor da instituição promotora quanto o atendimento das aulas por parte dos professores da instituição receptora. Adicionalmente, alguns alunos do Dinter poderão assistir disciplinas adicionais na sede da instituição promotora. Nesse caso será estimulado o convívio de ambas as modalidades (Dinter e doutorado regular) em sala de aula como forma de enriquecer o ambiente acadêmico. Assim, os alunos da modalidade Dinter poderão matricular-se em um amplo conjunto de disciplinas. No que concerne ao acompanhamento dos trabalhos realizados, o Dinter possui um controle mais intenso, efetuado tanto pelo orientador regular do curso como pela coordenação do Dinter, que fará visitas regulares à instituição receptora.
Do aluno Dinter será exigida grande dedicação ao curso, incluindo o envolvimento em publicações e a participação em projetos de pesquisa, seminários e congressos nacionais. Entende-se que o aluno Dinter possui ampla oportunidade de pesquisa e aprendizado junto ao seu ambiente de trabalho, em suas atividades de ensino e pesquisa, onde pode aplicar os conhecimentos adquiridos no curso.
Na seção 6.6 está apresentada de forma mais detalhada a proposta acadêmico-pedagógica do Programa DINTER, incluindo os módulos previstos.
5.2. Objetivos e metas
O objetivo geral deste Programa DINTER em Engenharia Civil é formar profissionais da área de engenharia civil e arquitetura em nível de doutorado, assegurando aos mesmos uma qualidade de formação equivalente àquela que pode ser alcançada pelos alunos regulares do PPGEC-UFRGS. Através desta formação, pretende-se alcançar os seguintes objetivos específicos:
● Capacitar profissionais profissionais da área de construção de empresas públicas e privadas na área de engenharia contribuindo assim para o desenvolvimento da região;
● Estabelecimento de uma base sólida em termos de formação de recursos humanos para a futura para a criação de cursos de pós-graduação na própria unidade receptora;
● Capacitar docentes da IMED da área de engenharia Civil para atuar em ensino de graduação e pós-graduação e em pesquisa acadêmica;
● Fortalecimento dos grupos de ensino e pesquisa já existentes na instituição receptora, enfatizando as linhas de pesquisas que respondam às necessidades daquele país; e
● Estabelecimento de parcerias duradouras entre o PPGEC-UFRGS e os grupos de ensino e pesquisa existentes, visando ao desenvolvimento de competências em ciência e tecnologia na instituição receptora.
5.3. Linhas de pesquisa a serem desenvolvidas
As três linhas de pesquisa oferecidas estão associadas às áreas de concentração consolidadas na instituição promotora, sendo sub-divididas em diversos temas, conforme segue:
• Gestão e Economia da Construção
- Projeto e gestão de sistemas de produção na construção civil
- Gestão da cadeia de suprimentos na construção civil
- Gestão de requisitos e qualidade na habitação de interesse social
- Gestão da segurança e saúde no trabalho
• Tecnologia dos Materiais e Processos Construtivos
- Desenvolvimento e avaliação de novos materiais e componentes para a construção civil
- Caracterização e viabilização do uso de resíduos agro-industriais em materiais de construção
- Patologia e recuperação de obras de edificações
- Durabilidade das estruturas de concreto, alvenarias e revestimentos
- Tecnologia de concretos e de argamassas
- Tecnologia de processos construtivos não convencionais
- Ação e Efeitos do Vento sobre Edificações, Pessoas e Meio Ambiente
- Estudos de aproveitamento de resíduos em pavimentação;
- Comportamento mecânico de agregados em pavimentação;
• Sustentabilidade
- Construções Sustentáveis
- Áreas de Risco
- Materiais ecoeficientes
Estas linhas de pesquisa refletem o volume de produção científica desenvolvido da Área de Construção do PPGEC-UFRGS.
A linha de Gestão e Economia da Construção reúne temas relacionados com a gestão da produção propriamente dita, assim como da gestão da cadeia de suprimentos na indústria da construção. Em anos recentes tem sido dada grande ênfase a empreendimentos habitacionais de interesse social, dada a importância deste tipo de empreendimento no desenvolvimento social e econômico do país. Esta linha possui uma forte interface com a Engenharia de Produção. Estes temas despertaram bastante interesse na instituição receptora pelo fato de que existem poucos especialistas em gestão e economia da construção na região .
A linha de Tecnologia dos Materiais e Processos Construtivos envolve vários temas relacionados ao desenvolvimento de tecnologias referentes a tanto novos materiais como materiais tradicionais, tais como concretos e argamassas. Também são abordados nesta linha tecnologias convencionais e o aproveitamento de resíduos, sendo que este último possui uma forte vinculação com o tema de sustentabilidade.
A linha de Sustentabilidade inicialmente desenvolvia trabalhos na área de conforto ambental, os quais resultaram na ampliação natural destes, passando a enfocar os temas ambientais em uma escala mais ampla. Os principais tópicos de pesquisa em desenvolvimentos são: a) Sustentabilidade Urbana; b) Materiais, componentes e sistemas construtivos mais sustentáveis; Gestão mais sustentável de Água, Energia e Resíduos Urbanos ação do vento sobre edificações, pessoas e meio ambiente e Gestão de Riscos de Desastres.
5.4. Créditos do curso
Para a obtenção do título de Doutor são necessários 36 créditos, além do teste de proficiência em uma segunda língua, a ser realizado ao longo do curso, devendo o candidato já possuir proficiência em língua inglesa. A critério da comissão coordenadora podem ser aproveitados até 24 créditos cursados no mestrado para integralizar os créditos necessários ao doutorado.
5.5. Elenco, ementa e carga horária das disciplinas
Serão oferecidas 12 disciplinas para o Programa DINTER, as quais serão ministradas na sede da instituição receptora (IMED). Essas são as principais disciplinas do curso de doutorado, que completam a formação da maioria dos candidatos. Será também oferecida a possibilidade de cursar disciplinas adicionais na sede da instituição promotora (UFRGS). As disciplinas possuem 3 créditos (45 horas-aula) e as respectivas ementas são apresentadas no Anexo 1.
A seguir são listadas Disciplinas, a serem ofertadas na sede da instituição receptora IMED:
• Gerenciamento em Construção - Prof. Carlos Formoso (responsável)
• Desempenho das Edificações - Prof. Miguel Sattler (responsável)
• Patologia das Edificações - Profa. Ângela Masuero e Profa. Acir Mércio Loredo-Souza (responsáveis)
• Construções Sustentáveis - Prof. Miguel Sattler (responsável)
• Introdução ao Planejamento de experimentos – Prof. Angela Borges Masuero (responsável)
• Tecnologia de Argamassas e Concretos Especiais - Prof. Denise Dal Molin
• Tópicos Especiais III - Materiais Ecoeficientes – Prof. Ana Paula Kirchheim
• Gestão de Projetos e do Desenvolvimento do Produto – Prof. Carlos Formoso (responsável)
• Trabalho de Conclusão – Prof. Washington Nunes e Prof. Carlos Formoso (responsáveis)
• Vida útil e Manutenção das Construções - Prof.Luis Carlos Pinto da Silva Filho (responsável)
• Materiais para Pavimentação - Prof. Washington Nunes e Prof. Jorge Ceratti (responsáveis)
• Investigação Geotécnica Avançada de campo - Prof. Luiz Antonio Bressani
5.6. Carga horária/professor/semestre
Os professores vinculados ao Departamento de Engenharia Civil, que irão ministrar disciplinas no curso de Doutorado em Engenharia Civil, terão uma carga horária média por semestre conforme descrito abaixo:
Acir Mercio Loredo Souza 0,33 h/semana
Ana Paula Kircheim 1,0 h/semana
Angela Borges Masuero 1,66 h/semana
Carlos Torres Formoso 2,5 h/semana
Denise Carpena Coitinho Dal Molin 1,0 h/semana
Jorge Ceratti 0,5 h/semana
Luis Bressani 1,0 h/semana
Luiz Carlos Pinto da Silva Filho 1,0 h/semana
Miguel Aloysio Sattler 2,0 h/semana
Washington Nunes 1,0h/semana
* Considerando 45 semanas úteis/ ano (365 dias- 45 dias de férias), uma disciplina de 3 créditos (45 horas-aula) corresponde a 1 hora por semana.
5.7. Estrutura básica do Programa
O programa DINTER está previsto para ser realizado em quatro anos, sendo organizado em oito módulos, com duração aproximada de seis meses. Os módulos previstos e respectivas atividades são apresentadas a seguir:
● Módulo 1 - Disciplinas -12 créditos
● Módulo 2 - Disciplinas - 12 créditos
● Módulo 3 - Disciplinas - 12 créditos
● Módulo 4 - Revisão bibliográfica inicial, estado da arte, início do trabalho de campo e elaboração do projeto de pesquisa para a realização do exame de qualificação
● Módulo 5 - Trabalho aplicado
● Módulo 6 - Trabalho aplicado e pré-defesa
● Módulo 7 - Finalização do trabalho aplicado
● Módulo 8 - Redação e defesa do trabalho final
Os módulos seguem uma lógica de progressividade. Os três primeiros são dedicados à formação básica dos alunos, enfatizando as disciplinas e trabalhos de aula. Completada a formação básica, o próximo módulo enfatiza o levantamento inicial da bibliografia e a realização das etapas preliminares do trabalho de campo. Ao final do Módulo 4, espera-se que o aluno tenha redigido os capítulos referentes ao referencial teórico, assim como detalhado todo o plano de pesquisa. Neste momento, os alunos são submetidos ao exame de qualificação, no qual serão argüidos a respeito do estado da arte (que eles devem dominar) e detalhes do projeto de tese (que deve estar plenamente especificado).
Após o exame de qualificação, os módulos 5 e 6 enfatizam o trabalho aplicado, entendido como a construção principal do aluno. Esse trabalho irá envolver o desenvolvimento de técnicas, modelos, abordagens e deve ser concluído até o final do sexto semestre. Ao final do sexto semestre, todos os alunos passam por uma pré-defesa, quando devem expor o trabalho desenvolvido e receber orientações críticas, visando a qualificação do trabalho final. Os semestres 7 e 8 são dedicados à finalização do trabalho (finalização da pesquisa e, paralelamente, finalização do texto escrito). Ao final do oitavo semestre acontece a defesa de tese. Após a defesa, o aluno possui 90 dias para efetuar correções indicadas pela banca e depositar o texto final na secretaria das instituições receptora e promotora.
Para viabilizar a formação dos alunos e elaboração das teses, o contato entre orientando e orientador deverá ser freqüente, utilizando meios virtuais, tais como o correio eletrônico e as conferências de voz e imagem. Além disso, estão previstos contatos presenciais, envolvendo tanto a ida de professores da instituição promotora à instituição receptora, como a vinda de alunos da instituição receptora à instituição promotora. Todos os doze professores responsáveis por disciplinas irão envolver-se em atividades de orientação, podendo também ser envolvidos outros professores do PPGEC como co-orientadores:
● Módulo 1 – Quatro professores da instituição promotora realizam duas visitas de três dias à instituição receptora, em períodos intercalados, visando a ministrar disciplinas e orientar seus alunos.
● Módulo 2 - Quatro professores da instituição promotora realizam duas visitas de três dias à instituição receptora, em períodos intercalados, visando a ministrar disciplinas e orientar seus alunos.
● Módulo 3 - Quatro professores da instituição promotora realizam duas visitas de três dias à instituição receptora, em períodos intercalados, visando a ministrar disciplinas e orientar seus alunos..
● Módulo 4 – Três professores-orientadores da instituição promotora realizarão visita de três dias à instituição receptora, visando a participar de exames de qualificação e orientar seus alunos. Alguns exames de qualificação poderão ser realizados na instituição promotora.
● Módulos 5 – Três professores-orientador da instituição promotora realizarão uma visita de cerca de três dias à instituição receptora, visando a orientar seus alunos, dependendo da disponibilidade de recursos.
● Módulo 6 – Três professores da instituição promotora realizam uma visita de três dias à instituição receptora, em períodos intercalados, visando orientar seus alunos específicos e fazer o acompanhamento metodológico dos demais alunos.
● Módulo 7 – Três professores da instituição promotora realizam uma visita de três dias à instituição receptora, em períodos intercalados, visando orientar seus alunos específicos e fazer o acompanhamento metodológico dos demais alunos.
● Módulo 8 - As defesas de tese deverão ser realizadas na instituição promotora ou na instituição receptora, dependendo da composição da banca e da disponibilidade de recursos.
Os detalhes das visitas feitas pelos alunos da instituição receptora à instituição promotora aparecem a seguir. Vale observar que todos os alunos, em diferentes períodos estarão fazendo um estágio de seis meses continuados na instituição promotora, além de outros três meses atendidos de forma fracionada: no período que antecede o exame de qualificação (um mês), no período que antecede a pré-defesa (um mês) e no período que antecede a defesa (um mês).
● Semestre 1 – Sem previsão de visita.
● Semestre 2 – Sem previsão de visita.
● Semestre 3 – Sem previsão de visita.
● Semestre 4 – Quatro alunos estarão fazendo um estágio de seis meses na instituição promotora, visando completar sua formação como pesquisador. Além disso, todos os alunos estarão visitando a instituição promotora para realizarem os exames de qualificação.
● Semestre 5 – Quatro alunos estarão fazendo um estágio de seis meses na instituição promotora, visando completar sua formação como pesquisador.
● Semestre 6 – Quatro alunos estarão fazendo um estágio de seis meses na instituição promotora, visando completar sua formação como pesquisador. Além disso, todos os alunos estarão visitando a instituição promotora para realizarem as pré-defesas.
● Semestre 7 – Sem previsão de visita.
● Semestre 8 – Todos os alunos estarão visitando a instituição promotora para realizarem as defesa da teses.
● Vale observar que as visitas dos alunos à instituição promotora serão planejadas de forma a otimizar o suporte ofertado pelos orientadores. Assim, os alunos que virão no terceiro e quarto semestre são aqueles que precisam de maior suporte na definição do projeto de tese, enquanto que os alunos que virão no quinto e sexto semestre são aqueles que possuem o projeto de tese melhor estabelecido e precisam de ajuda na etapa subseqüente: realização do trabalho aplicado. O estágio de seis meses na instituição promotora também auxilia para: (i) garantir a formação do pesquisador, em função da experiência junto a um laboratório de excelência e (ii) garantir grande dedicação à pesquisa de doutorado, em uma imersão de vários meses junto ao respectivo orientador.
5.8. Núcleo principal de professores responsáveis pela oferta do curso
O programa DINTER será atendido pelos seguintes professores da UFRGS (ver curricula vitarum resumido no Anexo II):
● Prof. Acir Mercio Loredo Souza, Eng. Civil, M.Sc., PhD pela University of Western Ontario, Canadá
● Profa. Ana Paula Kircheim, Eng. Civil, M.Sc., Dra. Pela UFRGS
● Profa. Ângela Borges Masuero, Eng. Civil, M.Sc., Dra. pela UFRGS
● Prof. Carlos T. Formoso, Eng. Civil, M.Sc., PhD pela Universidade de Salford (Grã Bretanha), Pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA)
● Prof. Jorge Augusto Ceratti, Dr. Pela Universidade do Rio de Janeiro
● Prof. Luiz Bressani, PhD pela University of London, UL (Inglaterra)
● Profa. Denise C. C. Dal Molin, Eng. Civil, M.Sc., Dra. pela USP
● Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Eng. Civil, PhD. pela Universidade de Leeds (Grã Bretanha)
● Prof. Miguel Aloysio Sattler, Eng. Civil, Eng. Agrônomo, PhD. pela University of Sheffield (Grã Bretanha), Pós-doutorado na University of Liverpool (Grã-Bretanha)
● Prof. Washington Nunes, Eng. Civil, M.Sc., Dra. pela UFRGS
Os professores citados vêm exercendo atividade docente junto à Graduação, Mestrado Acadêmico e Doutorado na UFRGS.
5.9. Número de alunos
Este projeto contempla o atendimento de doze (12) alunos da instituição receptora.
5.10. Critérios e sistemática de seleção de candidatos
Os candidatos ao doutorado serão avaliados pelos mesmos critérios adotados para a seleção do doutorado no PPGEC. Neste processo, é requerida a seguinte documentação:
(a) ficha de inscrição preenchida
(b) curriculum vitae, com comprovação das principais atividades;
(c) certificado de proficiência em língua inglesa;
(d) duas cartas de recomendação padronizadas; e
(e) histórico e diploma da graduação
(f) proposta de projeto de pesquisa.
Nesta seleção são considerados quatro itens, com seus respectivos pesos:
(a) Histórico escolar da graduação (peso 5).
(b) Curriculum vitae (peso 3): é dada uma nota levando em conta experiência profissional, com destaque para trabalhos de docência; publicações; e proficiência em inglês (comprovada).
(c) Cartas de recomendação (peso 1).
(d) Entrevista escrita na qual o candidato discorre sobre sua proposta de pesquisa
(peso 1).
Para cada um destes itens, é dada uma nota, que varia de um a dez. A nota do histórico escolar corresponde à média das notas de todas as disciplinas, enquanto as demais notas são atribuídas de forma subjetiva. Pelo menos dois professores do PPGEC analisarão a documentação de cada aluno, sendo que nenhum dos docentes pode examinar mais do que 33% dos candidatos. A ficha de inscrição e modelo de currículo padronizado, com indicação de documentação necessária, encontram-se disponíveis no web-site e na secretaria do PPGEC.
As cartas de recomendação são elemento importante no processo de seleção, devendo ser escritas preferencialmente por antigos orientadores, professores, pesquisadores ou superiores hierárquicos do candidato. As cartas de recomendação devem ser redigidas no formulário padrão estabelecido pela instituição promotora, disponível no website e na secretaria.
5.11. Alunos de iniciação científica
Em concordância com o regulamento do Programa DINTER, será estimulado o envolvimento de alunos de iniciação científica nos projetos de pesquisa de mestrado. Propõe-se que exista um auxiliar de pesquisa para cada professor-orientador envolvido no DINTER, devendo cada um deles apoiar principalmente o desenvolvimento dos trabalhos de campo. Assim, pretende-se a partir do Módulo 4 ter o envolvimento dos alunos de iniciação científica. Caberá aos docentes da instituição promotora orientar a instituição receptora na melhoria do atualmente vigente programa de iniciação científica.
5.12. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia
Os riscos de endogenia serão minimizados através de diferentes estratégias. Em primeiro lugar, o grupo principal de professores responsáveis pela oferta do curso apresenta diversidade na sua formação, tanto na formação básica (arquitetos e engenheiros) como na de doutorado (universidades da Grã Bretanha, Canadá e Brasil).
Como estão sendo propostas três áreas de concentração, a endogenia também pode ser reduzida com a diluição dos alunos nas diferentes linhas de pesquisa, o que ocorrerá naturalmente, por haver limitações na capacidade de orientação por parte dos docentes da instituição promotora. Algumas linhas de pesquisa têm uma ênfase mais tecnológica, envolvendo temas como tecnologia dos materiais ou durabilidade das estruturas, enquanto outros tem um enfoque mais qualitativo, fazendo uso de estratégias de pesquisa fenomenológicas, tais como estudo de caso ou pesquisa-ação.
Finalmente, será fortemente estimulada a utilização de bibliografia produzida em outros centros no país e, sobretudo no exterior. Este acesso será facilitado pela existência de acesso a publicações na internet, com destaque para o Centro de Referência e Informação em Habitação (INFOHAB – www.infohab.org.br), que possui mais de 23.000 referências nacionais, e pelo Portal de Periódicos da CAPES.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
8. INFRA-ESTRUTURA DISPONÍVEL NA INSTITUIÇÃO RECEPTORA
A IMED possui mais de 13 mil m² de área construída, sendo composta por 68 (sessenta e oito) salas de aulas, todas climatizadas e equipadas com mídia de áudio e vídeo. A estrutura de informática da Instituição está composta por 8 (oito) laboratórios informatizados, totalizando, no conjunto, uma área de 554 m².
Todo o espaço físico da IMED, bem como o entorno de acesso à Instituição, conta com ampla acessibilidade em condições de atender à demanda dos portadores de necessidades especiais. Tanto o bloco A como os blocos B e C possuem plataforma de elevação e elevadores. As rampas existentes possuem a inclinação recomendada pela norma ABNT NBR 9050 de 8% com lixas antiderrapantes.
Os laboratórios de informática em funcionamento, com computadores com média de um ano de uso, são:
a) Laboratório Cinza: com 50 (cinquenta) computadores, todos conectados à rede mundial, ocupando uma área de 120 m².
b) Laboratório Amarelo: com 50 (cinquenta) computadores, todos conectados à rede mundial, ocupando uma área de 70 m².
c) Laboratório Laranja: com 50 (cinquenta) computadores, todos conectados à rede mundial, ocupando uma área de 90 m².
d) Laboratório Roxo: com 40 (quarenta) computadores, todos conectados à rede mundial, ocupando uma área de 85 m²;
e) Laboratório Vermelho: com 34 (trinta) computadores, todos conectados à rede mundial, ocupando uma área de 80 m²;
f) Laboratório Verde: com 24 (vinte e quatro) computadores, todos conectados à rede mundial, ocupando uma área de 48 m²;
g) Laboratório Público: com 18 (dezoito) computadores, todos conectados à rede mundial, ocupando uma área de 40 m²;
h) Laboratório de Redes: com 50 bancadas para computadores, ocupando uma área de 40 m²;
Todos estes laboratórios estão a disposição do grupo de discentes e docentes da IMED mediante reserva prévia. Porém, o laboratório verde será de uso exclusivo para os alunos do DINTER proposto.
Este laboratório compreende 1 (uma) sala reservada e equipada com 24 (vinte e quatro) computadores para alunos, todos conectados à internet, com os seguintes softwares para uso em pesquisas: SPSS, NVIVO, Sphinx, BioStat e CoStat/CoPlot. Salienta-se que este último poderá ser instalado pelos discentes e docentes do Programa sem custo adicional em seus computadores pessoais. Em todo o campus, é disponibilizado acesso à internet sem fio aos discentes e docentes.
Para contatos com pesquisadores de outras nacionalidades ou até de outros estados e instituições, a IMED conta com equipamentos e conexões dedicadas (exclusivas) para a realização de teleconferências.
A Instituição possui 2 (dois) auditórios para a realização de eventos e outras atividades, um com capacidade para 300 (trezentas) pessoas e o outro, para 80 (oitenta) pessoas.
O DINTER contará com uma sala de aula exclusiva para o desenvolvimento das disciplinas presenciais com cerca de 71 m² e espaço para 40 (quarenta) alunos.
Para a realização dos encontros do DINTER, a Instituição disponibilizará 2 (duas) salas de apoio com cerca de 25 m² cada, e 1 (uma) sala de reuniões com 75,21 m². Além dessas salas dedicadas, outros espaços, como as salas de aula, o laboratório do Programa e a infraestrutura disponível na biblioteca (11 salas de estudos), podem ser utilizados. Ainda, o DINTER dispõe de uma sala coletiva de estudos direcionada aos futuros doutorandos com uma área de 35 m², com espaço de estudo para 24 alunos concomitantemente. Além disso, a IMED também oferece o Laboratório de Inovação, o qual consiste em uma sala com ambiente e equipamentos que instigam a criatividade e inovação.
LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS
Na instituição, também encontram-se disponíveis diversos laboratórios para uso em pesquisas realizadas pelos doutorandos. Todos os laboratórios contam com espaço para o desenvolvimento de pesquisa e aula prática, com datashow, tela de projeção, mesas, cadeiras e ar condicionado. São eles:
- Laboratório de Materiais de Construção Civil, Materiais de Construções Mecânicas e Estruturas
- Laboratório de Fabricação Digital
- Câmara Úmida e Tanque de Cura
- Canteiro Experimental
- Laboratório de Conforto Ambiental e Metrologia
- Laboratório de Química, Saneamento e Hidráulica
Destes laboratórios citados acima, será focada a descrição daqueles que serão amplamente utilizados para o desenvolvimento de pesquisas pelos alunos do DINTER conforme suas pesquisas.
Laboratório de Materiais de Construção Civil, Materiais de Construções Mecânicas e Estruturas: Este laboratório tem a capacidade de realização de ensaios de caracterização de materiais de construção civil (granulometria, massa unitária, massa específica em agregados, massa específica, início e fim de pega de cimento Portland), moldagem e dosagem de argamassa e concreto, ensaio de resistência à compressão, tração por compressão diametral, tração em barras de aços, determinação de módulo de elasticidade em argamassa, concreto e em aço, ensaios de durabilidade como penetração a cloretos, carbonatação em concretos e reação álcali agregado. Equipamentos e materiais que compõe este espaço: área para capeamento; área de tanques para corpos de prova e câmara úmida (climatizada), máquina universal de ensaios DL10000, prensa hidráulica de acionamento elétrico apara ensaios de concreto modelo PC200C, pêndulo de Charpy, betoneira com motro elétrico, tambor 145 – CSM, argamassadeiras, caixa de isolamento acústico para agitador de peneiras, agitador eletromagnetico para peneiras, peneiras diversas, durometro de bancada digital, durometro rockwell superficial, funil para viscosidade de Marsh, forno mufla, estufa secagem e esterilização, aparelho de vicat com agulhas para início e fim de pega, repartiador de amostras, Slump test, forma para argamassa, forma para concreto, balança mecânica capacidade 200Kg e 600g, balança digital cap.3kg e 15 kg, aparelho de Lê Chatelier, argamassadeira com cuba de aço inox, soquete de argamassas, calibrador areia para densidade "in situ", dispositivo para rompimento de CP, trena digital a laser até 60m, paquimetro digital, cronometro digital, esclerometro de impacto, furadeira, parafusadeira, vibrador para concreto, permeabilímetro de blaine.
Laboratório de Fabricação Digital: tem por objetivo oportunizar tecnologias de prototipagem rápida e fabricação digital, contribuindo para o desenvolvimento de novos processos de projeto e nas etapas de concepção e visualização de artefatos. Equipamentos e materiais que compõe este espaço: conjunto de chave Allen, escalimetro, computador, mesas, cortadora a laser DSL – 1312, chiler CW 5000, plotter HP 510.
Câmara úmida e tanque de cura: espaço físico de apoio para a cura dos corpos de prova de concreto e argamassa provenientes do Laboratório de Materiais de Construção Civil, Materiais de Construção Mecânica e Estruturas. Dão suporte ao desenvolvimento de pesquisa e prestação de serviços à indústria da construção civil. Este espaço está estrututrado conforme a Norma NBR-9479/2006.
Canteiro Experimental: espaço físico destinado para a experimentação direta e aplicada contribuindo para o desenvolvimento e entendimento das relações sistêmicas existentes na construção civil, com foco para a análise do processo de gestão e concepção de uma edificação, assim como para a testagem de novos materiais e avaliação de desempenho dos materiais e das edificações.
Laboratório de Conforto Ambiental e Metrologia - Espaço destinado à prática de laboratório de Conforto Ambiental. Tem o objetivo de propiciar através da prática de laboratório e experimentação em materiais e ensaios de modelos reduzidos, o conhecimento das características tecnológicas dos materiais, recursos termo-acústicos, insolação e ventilação visando à síntese do projeto. Neste mesmo espaço está estabelecido o núcleo de pesquisa em Gestão e Desempenho das Edificações. Equipamentos e materiais que compõe este espaço: Suta (falsa esquadra), réguas de alumínio, transferidores, escalimetros, tesouras, estiletes, compasso ponta reta, paquimetro universal, jogos de bloco padrão, micrometro externo, desempeno granito, rugosimetro, paquimetro digital, calibrador traçador de altura, relógio apalpador, relógio comparador, comparador de diametro interno, nivel linear de precisão, termômetro infravermelho, psicorômetro giratório com 2 termômetros de precisão, termômetro digital, termo anemômetro de ventoinha, decibelimetro, anenometro digital, termo-anemômetro para baixas velocidades, luximetro, multímetro digital, cronômetro, decibelimetro, luximetro digital portátil, heliodon, solarscópico ou Calota Solar.
Laboratório de Química, Saneamento e Hidráulica: este laboratório tem por objetivo desenvolver pesquisas relacionadas a análise e identificação dos diferentes processos envolvendo reações químicas, estudo dos processos de condução de eletricidade a nível químico, compreensão de fenômenos naturais envolvendo processos químicos. Equipamentos e materiais que compõe este espaço: Barrilete 5L, capela de exaustão, agitador magnético com aquecimento, banho Maria, destilador, dinamômetro, bancada de Hidráulica, piezômetro, módulo experimental de Reynolds, microscópio, viscosímetro de Stock, prensas hidráulicas com manômetro, dessecador, balança eletrônica, pHmetro, reagentes diversos.
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES 2 ano 3 ano 4 ano
1 ano
Módulo 1 - 1º período de créditos
Módulo 2 - 2º período de créditos
---------------------------------
2 ano
Módulo 3 - 3º período de créditos
Módulo 4 – Defesa da Qualificação
-----------------------------------
3 ano
Módulo 5 – Relatório de campo
Módulo 6 – Pré-defesa
---------------------------------
4 ano
Módulo 7 – Relatório final do trabalho de campo e estrutura da dissertação
Módulo 8 –Redação da dissertaçãoe defesa
Instituição Promotora
Coordenador:
ANGELA BORGES MASUERO
Instituição de Ensino:
42001013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
Município-UF:
Porto Alegre -
RS
Telefone(s):
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E-mail Institucional do Programa:
reitor@ufrgs.br
Instituição(ões) Receptora(s)
ATITUS EDUCAÇÃO S.A
Coordenador:
DAIANE FOLLE
Logradouro:
RUA SENADOR PINHEIRO, 304
Município-UF:
Passo Fundo -
RS
Telefone(s):
(51) 35991373 (51) 33083004 (51) 35991891 (51) 33083396 (51) 33083884 (51) 33083602 (51) 33083974 (51) 33086129 (51) 33087305 (51) 33083884 (51) 33083092 (51) 33167000 (51) 33083973 (51) 33087305 (51) 33083255 (51) 33085540 (51) 33086670 (51) 33088060 (51) 33086063 (51) 33086961 (51) 33084050 (51) 33085539 (51) 33086221 (51) 33083656 (51) 33087291 (51) 33086195 (51) 33085619 (51) 33083416 (51) 33084314 (51) 33085509 (51) 33087623 (51) 33087286 (51) 33085602 (51) 33086332 (51) 33086040 (51) 33083145 (51) 33087696 (51) 33086431 (51) 33086212 (51) 33085600 (51) 33086699 (51) 33086169 (51) 33086340 (51) 33083963 (51) 33083428 (51) 33086122 (51) 33086435 (51) 33083485 (51) 33086230 (55) 32209695 (51) 33085010 (51) 33087198 (51) 33085243 (51) 33089800 (51) 33087306 (51) 33085604 (51) 33083599 (51) 33086221 (51) 33085414 (51) 33084131 (51) 33086048 (51) 33084370 (51) 33081974 (51) 33086586 (51) 33598000 (51) 33083293 (51) 33085149 (51) 33085405 (51) 33089860 (51) 33085628 (51) 33083788 (51) 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