Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas
Para formulação dos objetivos do presente projeto foram considerados os seguintes aspectos:
A. a proposta do Curso de Doutorado em Gestão Urbana com o desejo de dar respostas a objetivos sociais e individuais; a missão do curso, inserido no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR, em dirigir o processo de aprendizagem dos doutorandos em seu esforço de aprofundamento da pesquisa; o título de doutor em Gestão Urbana, que será o diploma que reconhecerá oficial e profissionalmente a nova competência conquistada.
B. a capacidade de pesquisa que se faz necessária tanto ao universo acadêmico como ao meio profissional. A proposta pretende facilitar esta competência em todas as áreas funcionais das instituições envolvidas, adotando a Gestão Urbana como sua área de concentração única.
Constitui objetivo geral desta proposta:
• implementar a formação de profissionais ligados à academia e ao universo da gestão urbana no nível de doutoramento, preparando profissionais capacitados para exercer atividades docentes e técnicas junto a atividades de pós-graduação stricto sensu da IES receptora, junto à consolidação dessa IES no seu exercício de solidariedade e às instituições públicas e privadas aderentes a temática em questão.
Para que se cumpra o objetivo geral são necessários, dentre outros, os seguintes objetivos específicos:
• Criar competências acadêmicas em gestão urbana, pela formação de docentes qualificados no nível de doutorado para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na instituição receptora e eventualmente em instituições de ensino superior da região, e outras instituições que lidam com gestão urbana como parte de suas atividades-fim (prefeitura e órgãos municipais, estaduais e federais ligados ao planejamento e gestão urbana);
• Formar pesquisadores e profissionais capazes de dar contribuições acadêmicas inovadoras e relevantes em sua área de atuação, pela aplicação de forma conjunta e integrada, de conhecimentos aprofundados em gestão urbana e regional e suas decorrências;
• Consolidar a formação de pesquisadores plenos e autônomos, capazes de realizar projetos de pesquisa de alta complexidade de forma integral e independente de orientações externas, mas também capazes de trabalhar em rede com outros pesquisadores e centros de investigação no Brasil e no exterior.
A consolidação desses objetivos, pressupõe o atingimento de metas acadêmicas cujos parâmetros são mensurados por intermédio da produção científica e da produtividade na titulação do corpo discente. Tais metas de qualidade científica e acadêmica seguem exatamente o que está estabelecido no regulamento do PPGTU e no regimento da pós-graduação da PUCPR, e se aplicam de forma indistinta aos alunos regulares do programa em Curitiba ou a qualquer outro aluno de programas como MINTER e DINTER.
Como metas, espera-se ao final de 48 meses do início acordado do projeto DINTER-UNICERRADO:
• aprovação de 80% de defesas de teses de doutorado, referentes ao número de alunos matriculados (no máximo 10 vagas);
• disseminação de conhecimentos, especialmente sobre a área de gestão e planejamento urbano e regional, alinhada às expectativas de produção científica da CAPES para o nível de pesquisador-doutor;
• criação de uma comunidade de investigação local junto à instituição receptora por meio de projetos de pesquisa e encaminhamento de projetos para a constituição de programas de pós-graduação em nível stricto sensu, além do fortalecimento da estrutura existente em níveis de graduação e pós-graduação;
• incremento da produção científica de qualidade pelos pesquisadores vinculados aos grupos de pesquisa do PPGTU além de realização de pesquisas conjuntas sobre o meio urbano, com o possível ingresso de novos componentes, formados por pesquisadores egressos do projeto.
Linhas de Pesquisa
O Projeto DINTER-UNICERRADO contará com as mesmas três linhas de pesquisa existentes no programa original, que representam os seus principais eixos temáticos, coincidentes com os três grupos de pesquisa formalizados junto ao CNPq. Com o objetivo de assegurar o caráter interdisciplinar das pesquisas ressalta-se que vários professores, mesmo tendo ênfase em atividades de apenas uma linha, colaboram em projetos de outras linhas. Segue apresentação e descrição das linhas de pesquisa e dos projetos em andamento e respectivos grupos de pesquisa.
Políticas Públicas
A Linha de Pesquisa Políticas Públicas enfatiza pesquisas sobre planejamento, gestão e governança, enfocando os arranjos institucionais e as práticas de articulação e participação de atores sócio-políticos na elaboração, implementação e monitoramento em diferentes áreas de políticas públicas. Os objetivos são analisar a transformação das práticas de atuação da administração pública e da sociedade civil, enfatizando o uso de instrumentos de planejamento, de sistemas e tecnologias da informação e comunicação e de gestão em diferentes escalas: comunitária, municipal, intermunicipal, metropolitana, estadual e em redes nacionais e internacionais.
Três Projetos Estruturantes dão suporte a essa linha de Pesquisa: Governança, Políticas Públicas e Participação Social; Planejamento Estratégico Municipal, Sistemas de Informação e Gestão Pública; e Redes, Tecnologias e Territorialidades.
Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais
A Linha de Pesquisa Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais enfatiza os estudos sobre instrumentos de planejamento urbano e regional, com destaque para planos diretores, planejamento estratégico, planejamento setorial, e ordenamento físico-territorial; impactos de grandes projetos urbanos; morfologia, desenho e paisagem urbana natural e construída; regionalização e metropolização; redes de infraestruturas e serviços urbanos, com destaque para a mobilidade urbana e as transformações do espaço ligadas à incorporação das tecnologias de informação.
Cinco Projetos Estruturantes dão suporte a essa linha de pesquisa: Gestão da Paisagem Urbana e Regional; Gestão e Planejamento Metropolitano; Grandes Projetos Urbanos; Redes de Mobilidade Urbana; e Redes, Tecnologias e Territorialidades.
Gestão e Tecnologias Ambientais
A Linha de Pesquisa Gestão e Tecnologias Ambientais enfatiza o papel dos recursos naturais na promoção do desenvolvimento urbano e da qualidade de vida da população. Aborda os padrões de uso e ocupação do solo urbano como elementos de complexidade na gestão das cidades, bem como os seus reflexos na exaustão dos estoques de recursos naturais estratégicos, na poluição generalizada dos centros urbanos e nas alterações das biodinâmicas ecossistêmicas. Considerando que a maior parte dos problemas ambientais brasileiros são fundamentalmente problemas de gestão, as pesquisas dessa linha privilegiam a análise dos problemas ambientais urbanos sob esse enfoque, considerando também o uso de tecnologias para a minimização ou mitigação dos seus efeitos.
Esta linha é suportada pelos seguintes projetos estruturantes: Assentamentos urbanos sustentáveis; Gestão ambiental; Mudanças Climáticas.
Créditos do Curso
A estrutura do Curso de Doutorado em Gestão Urbana da PUCPR prevê a realização de disciplinas obrigatórias, eletivas e a elaboração e defesa da Tese. Para a obtenção do grau de Doutor em Gestão Urbana, o aluno deve acumular pelo menos 48 créditos a serem obtidos da seguinte forma: 36 créditos em disciplinas, todas cursadas com aproveitamento, dois créditos em produção científica e dez créditos correspondentes à tese aprovada por banca examinadora em defesa pública. Há um cuidado especial na composição das referidas bancas, priorizando a participação de membros não-locais e estrangeiros.
Estrutura Básica da Programação
A estrutura do Projeto DINTER-UNICERRADO será idêntica à do programa na sede da PUCPR, em Curitiba, devendo haver uma adaptação em relação ao calendário das atividades presenciais, visando otimizar o deslocamento dos professores à Goiatuba. Os doutorandos deverão cumprir todos prazos e exigências do programa ofertado em Curitiba, considerando as especificidades decorrentes desta modalidade ofertada em Goiatuba, na UNICERRADO. São consideradas fundamentais as normas e orientações emanadas da instituição promotora, em especial o regulamento do PPGTU e o regimento para a Pós-Graduação Stricto Sensu da PUCPR.
Na estrutura curricular do Projeto DINTER-UNICERRADO, dos 36 créditos a serem obtidos em disciplinas, 18 créditos devem ser obtidos em disciplinas em nível de mestrado (realizados anteriormente pelo aluno), nove créditos em disciplinas obrigatórias do doutorado e nove créditos em disciplinas eletivas do doutorado. Na escolha das disciplinas eletivas, incentiva-se o doutorando a buscar oportunidades externas à Curitiba; no caso do DINTER-UNICERRADO, estudar-se-á também a possibilidade de ofertas de disciplinas próximas à instituição receptora, sempre, porém, previamente discutidas com o orientador e aprovadas em colegiado do PPGTU.
O aproveitamento dos 18 créditos obtidos pelo aluno de Doutorado em disciplinas de nível de mestrado (realizados anteriormente pelo aluno) depende de aprovação de solicitação encaminhada pelo aluno ao Colegiado do PPGTU.
As disciplinas que constituem o Doutorado em Gestão Urbana estão divididas em obrigatórias e eletivas, respectivamente:
• Disciplinas Obrigatórias (nove créditos/135 horas)
1) Pesquisas Contemporâneas em Gestão Urbana (45h);
2) Teorias e Conceitos em Gestão Urbana (45h);
3) Colóquios Abertos de doutoramento (45h);
4) Sistemas Urbanos (60h), obrigatória a todos os doutorandos que não tenham realizado essa disciplina anteriormente no programa.
• Disciplinas Eletivas (nove créditos/135 horas)
Serão ofertadas diversas disciplinas eletivas, voltadas para o desenvolvimento da tese do doutorando. Em Curitiba, as disciplinas eletivas ocorrem sempre no segundo semestre de cada ano, mas o calendário pode ser adaptado ao DINTER, a depender do período de aprovação do projeto, e para criar um intervalo de tempo entre as aulas lecionadas aos alunos de Curitiba e as ministradas aos alunos do DINTER.
• Produção Cientifica (dois créditos)
O aluno deve ter publicado ou obtido aceite de publicação de artigo para periódico científico, com classificação B2 ou superior, segundo o Qualis da CAPES, individualmente ou em coautoria com docente do programa, antes da apresentação pública da tese.
• Tese/Trabalho final (dez créditos)
Desenvolvimento da tese sob orientação do professor orientador.
Processo de Seleção de Discentes
Dependendo da data de autorização do presente projeto, a programação do processo de seleção dos doutorandos, que poderá sofrer ajustes de ordem operacional, se iniciará até junho de 2019, junto à instituição receptora (UNICERRADO), que encaminhará toda a documentação para a instituição promotora (PUCPR) em até sete dias da realização das inscrições. No ato da inscrição, o candidato ao DINTER-UNICERRADO deverá entregar:
• Currículo (modelo padrão PUCPR), e link especifico para o seu Currículo Lattes, devidamente preenchido e atualizado;
• Pré-Projeto de Tese (português, inglês ou espanhol);
• Cópia do boleto bancário devidamente autenticado, valor da taxa a ser definido entre as partes;
• Cópia dos diplomas do curso de graduação plena (reconhecido pelo MEC) e de mestrado (reconhecido pela Capes), ou declaração de conclusão de curso pela universidade de origem;
• Cópia dos históricos escolares dos cursos de graduação e de mestrado;1
• Cópia dos documentos pessoais (CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento. Para estrangeiros, cópia do passaporte);
• Uma foto 3 X 4 recente;
• Cópia de das publicações mais recentes e relevantes do(a) candidato(a);
• Folha resumo da dissertação de mestrado.1
A instituição receptora (UNICERRADO) se comprometerá a realizar a divulgação da Turma DINTER-UNICERRADO, de modo que todos os interessados possam estar cientes das especificidades deste processo seletivo. As etapas para seleção seguirão os mesmos trâmites adotados pelos candidatos do doutorado na instituição promotora (PUCPR), com os necessários ajustes de calendário.
O processo seletivo será regido por Edital, do qual constarão: características gerais, documentação, datas limites, vagas, pré-projeto de tese, processo de seleção.
Será realizado considerando as seguintes etapas:
I) Prova Escrita: de caráter discursivo, versando sobre temáticas pertinentes às linhas de pesquisa e interesses temáticos do Programa. Sugerem-se, sem prejuízo de outras, as seguintes fontes de estudo: Revista URBE – www.scielo.br/urbe; ANPUR – www.anpur.org.br; SCIELO – www.scielo.br; REDALYC – www.redalyc.org; Portal de Periódicos CAPES – http://www.periodicos.capes.gov.br/;
II) Prova de Língua Estrangeira: contempla a interpretação de texto redigido na língua inglesa (destinada apenas para o processo de seleção);
III) Pré-Projeto de Tese: será avaliado pela Comissão de Seleção de acordo com a relevância, viabilidade, originalidade, atualidade de referências e pertinência com as linhas de pesquisa do PPGTU, bem como a adequação da abordagem metodológica à hipótese de investigação;
IV) Entrevista: a ser realizada por professores do PPGTU/PUCPR, na qual serão tratados assuntos relativos ao currículo, tese a ser desenvolvida, experiência e interesses do candidato, dentre outros.
Datas: as datas referentes as 4 etapas descritas acima, bem como de divulgação de resultados e candidatos selecionados serão definidas a partir da aprovação deste projeto. Se mantidas as datas de inscrição ao processo seletivo para o primeiro semestre de 2019, conforme mencionado anteriormente, a aula inaugural que marca o início do DINTER-UNICERRADO ocorrerá em agosto de 2019.
A seleção final dos candidatos será proposta pelos membros da Comissão de Seleção do Programa Promotor (PUCPR) e homologada pelo respectivo colegiado do programa. A efetivação das matrículas dos alunos selecionados será realizada junto ao setor administrativo da instituição receptora (UNICERRADO) que, posteriormente, repassará toda documentação para o setor administrativo-acadêmico da instituição promotora (PUCPR).
Não será permitido a participação de colaboradores, funcionários e professores da Instituição Promotora, PUCPR (de qualquer área e de qualquer campus), no processo seletivo do DINTER-UNICERRADO, como ação para a minimização dos riscos de endogenia na formação dos futuros doutores.
Programação dos Alunos de Iniciação Científica vinculados ao Projeto DINTER-UNICERRADO
A expectativa é de que grupos de pesquisa sejam constituídos na instituição receptora (UNICERRADO) visando à consolidação de uma comunidade de pesquisadores locais. À medida em que os grupos de pesquisas sejam consolidados, poderá haver, como consequência, a inserção de bolsistas de Iniciação Científica, sob a responsabilidade de orientação do coordenador operacional, de outro docente qualificado da instituição receptora, componente dos grupos de pesquisa, ou dos próprios doutorandos inscritos no DINTER-UNICERRADO.
Ficará a cargo da instituição receptora (UNICERRADO) o processo de seleção de alunos da graduação visando a composição de equipes locais de Iniciação Científica, componente dos grupos de pesquisa. A cultura de pesquisa que vem se instalando na UNICERRADO, certamente se ampliará com a oferta da turma DINTER nos estudos desenvolvidos ao longo do Doutorado Interinstitucional.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios de Pesquisa e Salas de Aula – Instituição Receptora
O campus da UNICERRADO disponibilizará salas de aula climatizadas e com capacidade para aproximadamente 50 alunos cada, cuja utilização seja garantida sem prejuízo para suas atividades normais. Disporá também de recursos didáticos informatizados incluindo projetores multimídia em sala de aula.
Um laboratório de informática com 30 computadores novos e em plenas condições de funcionamento e com acesso à Internet também será disponibilizado para as atividades do curso mediante programação. Além destes computadores, os alunos do DINTER-UNICERRADO poderão utilizar computadores instalados na biblioteca para este fim.
Biblioteca Universitária – Instituição Receptora
A biblioteca do Centro Universitário UNICERRADO dispõe de uma área física de aproximadamente 500 m² e conta com padrões arquitetônicos mínimos para seu uso adequado. Conta com um sistema de consulta ao acervo e empréstimo informatizado; possui uma videoteca e uma mapoteca, seu horário de funcionamento é de 2ª a 6ª das 08h00 às 22h00.
A biblioteca do UNICERRADO conta com espaço físico mobiliário, equipamentos e acervo condizente com o público que atende atualmente. Funciona regularmente nos períodos matutino, vespertino e noturno, abrindo, inclusive nos finais de semana, para uso também da comunidade local.
Destacam-se como aspectos positivos: seu acervo atualizado; sistema de consulta ao acervo e empréstimo informatizado; espaço físico amplo para leitura individual e trabalhos em grupo; videoteca e mapoteca; sala de multimídia; presença de bibliotecária e funcionários para apoio aos alunos e docentes.
Conta com acervo de quase 30 mil registros entre livros, periódicos, assinatura de revistas e jornais, obras clássicas, dicionários e enciclopédias. Conta ainda com a assinatura disponível de 20 periódicos e quatro revistas.
O espaço físico da biblioteca e de pessoal de apoio à Biblioteca do UNICERRADO pode ser apresentado da seguinte maneira: 200 m2 para quatro salas de leitura, 250 m2 para acervo, espaço administrativo e reprografia. Tal espaço é atendido por um total de oito servidores.
O acervo bibliográfico do UNICERRADO é atualizado, como também são novas as instalações internas, definidas e divididas de acordo com as necessidades dos alunos à pesquisa e propostas dos docentes, quanto aos trabalhos acadêmicos. Foi submetida, recentemente, a um processo de informatização, dividido em etapas, seguindo um padrão básico nacional, utilizando-se da plataforma Windows e outros aplicativos tecnológicos.
A política de acesso aos leitores possibilita a livre escolha de leituras, que examinam e folheiam à vontade todo o material disponível, onde lhes permitem um maior aprendizado consultando software e acessando a internet, o que possibilita a familiarização com todos os gêneros de documentação existentes.
Para facilitar esse livre acesso, a biblioteca conta com a automatização, além de atendimentos através de sua equipe interna para suporte quanto à pesquisa e necessidades dos leitores.
A política de aquisição de livros adotada pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba/FESG, mantenedora do UNICERRADO, consiste na disponibilização mensal de dotação orçamentária específica para a aquisição de novos títulos, assinatura de periódicos e revistas especializadas, a FESG viabiliza através de licitação pública, a compra de títulos de acordo com a necessidade de cada curso, objetivando a ampliação do seu acervo, obedecendo sempre os critérios recomendados pelo Ministério da Educação para a biblioteca básica de cada curso.
Os professores podem indicar novos títulos sempre que acharem convenientes para a atualização do acervo do seu curso e respectiva disciplina. A preferência de aquisição recai sempre nos livros que possuem relação direta com a bibliografia indicada no ementário dos cursos e programas previstos. Da mesma forma, a política para aquisição de DVDs, CDs, CD- ROMs e assinatura de bases eletrônicas de dados, como acervos digitais.
O serviço de empréstimo da Biblioteca é facultado aos docentes e aos alunos regularmente matriculados do UNICERRADO, bem como ao pessoal técnico-administrativo, conforme está disposto em regimento próprio.
Para o UNICERRADO a Biblioteca é uma estrutura estratégica para a qualidade de seus cursos, e por decorrência dá o devido suporte e apoio a Comissão de Biblioteca.
Vinculado às atividades da biblioteca, conta-se com 24 computadores conectados à Internet, nos quais os usuários podem, gratuitamente, pesquisar e elaborar trabalhos acadêmicos, contando ainda com serviços de impressão, digitalização de imagens, acesso a base de dados e CDs jurídicos.
Um ponto importante a ser ressaltado, neste momento, é a implantação da Biblioteca Virtual, que contribuirá de forma relevante para a autonomia da pesquisa e o desenvolvimento do saber no UNICERRADO.
Cronograma de Atividades:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
O primeiro e o segundo semestres da Turma DINTER-UNICERRADO se destinarão, fundamentalmente, ao cumprimento dos créditos relativos às disciplinas obrigatórias e eletivas do curso. Concomitantemente, trabalharão na construção da tese, por intermédio do aperfeiçoamento do plano de pesquisa e formulação das seções que subsidiarão a tese. Nessa oportunidade os doutorandos terão a oportunidade de já estar participando ativamente dos grupos de pesquisas do curso.
No que tange ao encerramento do segundo semestre, espera-se que os doutorandos possam avançar nos aportes teóricos e metodológicos da pesquisa e iniciar a sua pesquisa de campo e bibliográfica/documental, visando a defesa do projeto de pesquisa perante a banca examinadora.
Além disso, prevê-se para o segundo, quarto e sexto semestres que o doutorando participe presencialmente de eventos na sede da instituição promotora (PUCPR) com duração aproximada de dois dias por evento, sobre a temática relacionada ao desenvolvimento das atividades acadêmicas do DINTER-UNICERRADO, incluindo-se a tese, projetos de pesquisa, produção científica para publicação, debates temáticos com professores e alunos regulares, visitas técnicas a acervos, a laboratórios e a dependências de interesse.
A partir do terceiro semestre, caso já tenha cumprido todos os créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas, o doutorando poderá se dedicar integralmente ao desenvolvimento de sua pesquisa e tese, além de poder participar de estágio-sanduíche no exterior ou nacional, caso orientador e ambas as coordenações das instituições receptora e promotora julguem apropriado. Poderá também o doutorando participar das ações de incentivo à realização de pesquisas de iniciação científica propostas na instituição receptora, promotora, ou em conjunto. O tempo liberado das disciplinas deverá ser utilizado para a elaboração da tese e para o preparo e submissão de publicações científicas, em coautoria ou individuais.
O exame de pré-qualificação deve acontecer, no máximo, até o 25º mês após o ingresso no programa, e o exame de qualificação, no máximo, até o 36º mês. A defesa deverá ocorrer até o 48º mês após ingresso no programa.
A princípio, estes exames podem ocorrer na instituição promotora, para ampliar a integração com os alunos regulares do programa e a totalidade dos professores. Entretanto, isso poderá ser definido posteriormente, em decisão conjunta das duas instituições.