Título:
COMO SE CUIDA (D)O ALCOOLISTA?: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA O (AUTO)CUIDADO
Autor:
ANA CAROLINE LEITE DE AGUIAR
Tipo de Trabalho de Conclusão:
DISSERTAÇÃO
Abreviatura:
AGUIAR, A. C. L.
Data da Defesa:
24/04/2018
Resumo:
Esta pesquisa teve como objeto de estudo relações entre uma intervenção em Educação em Saúde e a produção de autocuidado por usuários alcoolistas em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Objetivou-se analisar essas relações. Para tanto, especificamente, buscaram-se: identificar parâmetros de análise do autocuidado relevantes para uma recuperação de saúde compreendida exitosa quanto à dependência de álcool; explicitar, em relação aos participantes, preditores sociodemográficos e de saúde considerados importantes para um processo educativo; descrever as ações e o processo educativos utilizados; verificar os estágios da dependência de álcool dos usuários antes e após a intervenção em Educação em Saúde; e descrever as considerações deles próprios quanto a possíveis mudanças em seu autocuidado de saúde após a intervenção educativa. Constituiu-se uma pesquisa participativa baseada na comunidade, de abordagem qualitativa, realizada em um CAPS AD cearense, com 14 usuários adultos, alcoolistas, em acompanhamentos intensivo e semi-intensivo. Foram realizadas: revisão integrativa, análise documental de prontuários, intervenção em Educação em Saúde com 15 encontros, duas aplicações de questionário (uma antes e uma após essa intervenção) e quatros encontros de grupos focais (dois antes e dois após essa intervenção). Seguiram-se procedimentos éticos para estudos com seres humanos, e os dados passaram por análise fenomenológica. Construíram-se nove parâmetros de autocuidado sobre os quais se executou a intervenção educativa: Responsabilizar-se por seus cuidados e sua vida; Cuidar da saúde de forma geral; Buscar informações de saúde; Apoio da família; Rede de apoio para enfrentar a doença; Força de vontade; Reorganização da rotina; Investir em bons relacionamentos; Espiritualidade. Obtiveram-se após a intervenção educativa: duas altas terapêuticas; uma evolução de acompanhamento semi-intensivo para não intensivo; oito manutenções de abstinências alcoolicas; e, entre os usuários que tiveram recaídas, três regressões de estágios de dependência grave para moderada e uma de dependência grave para leve; com reduções de danos e melhora dos sinais da síndrome de abstinência alcoolica. Observaram-se evoluções quanto a alguns preditores, como aumento de renda, pelo desenvolvimento de novos trabalhos, mudança de residência para locais mais salubres, atenuação de comorbidades, manutenção e melhora do hábito de atividades físicas, redução da quantidade ou doses de psicotrópicos. Os usuários relataram-se, ainda, com melhoras qualitativas de saúde quanto a todos os parâmetros de autocuidado, e, da análise fenomenológica, emergiram três unidades de sentido sobre o autocuidado produzido: Relacionar-se com os outros; Relacionar-se consigo e com sua saúde; e Posicionar-se no
mundo. A intervenção educativa privilegiou metodologias ativas de ensino-aprendizagem, trabalhou a saúde de modo multidimensional, assim como diversos domínios de aprendizagem. Produziu-se daí um Manual de Cuidados de Saúde para o(a) Alcoolista. Concluiu-se com a relevância de práticas de Educação em Saúde problematizadoras como estratégia de recuperação de saúde no alcoolismo e promoção de autocuidado entre alcoolistas, com a importância da aproximação técnica, afetiva, política e contextualizada entre profissionais de saúde e usuários para potencialização das produções de saúde. Recomenda-se a utilização dos parâmetros de cuidado e das estratégias educativas, aqui, produzidas em espaços/atividades que se proponham terapêuticas para alcoolistas.
Palavras-chave:
Educação em saúde. Alcoolismo. Saúde Mental.
Abstract:
This research had as study object the relationships between an intervention in Health Education and the production of self-care by alcoholic users in a Center for Psychosocial Care Alcohol and Drugs (CAPS AD). The objective was to analyze these relationships. Specifically, it was aimed: to identify parameters of self-care that were relevant to a successful recovery of health related to alcohol dependence; to explain, in relation to the participants, socio-demographic and health predictors considered important for an educational process; to describe the educational actions and process used; to verify the stages of alcohol dependence of the users before and after the intervention in Health Education; and to describe their own considerations regarding possible changes in their health self-care after the educational intervention. This study was qualitative, a Community-based participatory research, conducted in a CAPS AD in Ceará, with 14 adult and alcoholics users, in intensive and semi-intensive treatments. A integrative review, documentary analysis of health records, intervention in Health Education with 15 meetings, two questionnaire applications (one before and one after this intervention) and four focal group meetings (two before and two after this intervention) were done. Ethical procedures were followed for studies with humans, and the data went through phenomenological analysis. Nine parameters of self-care were built on which the educational intervention was carried out: To be responsible for its care and its life; Take care of health in general; Search for health information; Family support; Network to support the disease; Willpower; Reorganization of the routine; Invest in good relationships; Spirituality. These results were obtained after the educational intervention: two discharges from therapy; one evolution from semi-intensive to non-intensive treatment; eight maintenance of alcohol withdrawal; and, among relapsed users, three regressions of stages from severe to moderate dependence and one from severe to mild dependence; with reduction of damages and improvement of signs of alcohol withdrawal syndrome. Changes were observed in some predictors, such as increased income, throught the development of new jobs, relocation to healthier places, attenuation of comorbidities, maintenance and improvement of the habit of physical activities, reduction of the amount or doses of psychotropic medications. The users were also reported with qualitative improvements in health regarding all parameters of self-care, and, from the phenomenological analysis, three units of sense emerged on the self-care produced: To relate to others; To relate to himself/herself and his/her health; and To position himself/herself in the world. The educational intervention focused on active teaching-learning methodologies, worked on health
in a multidimensional way, as well as several domains of learning. A Health Care Manual was produced for the alcoholics. The conclusions were the relevance of problematizing Health Education practices as a strategy of recovery of health in alcoholism and promotion of self-care among alcoholics and the importance of the technical, affective, political and contextualized approach between health professionals and users to enhance production of health. It is recommended to use the parameters of self-care and the educational strategies produced here in places/activities that propose therapies for alcoholics.
Keywords:
Health Education. Alcoholism. Health Mental.
Biblioteca depositada:
Biblioteca Central Prof. Antônio Martins Filho - Campus do Itaperi
Autorização de divulgação:
O trabalho possui divulgação autorizada