Governo Federal

Trabalho de Conclusão

Formar Professores Pesquisadores numa Escola de Bacharéis: a Cultura do PIBID de Geografia da Unicamp
ANNIELE SARAH FERREIRA DE FREITAS
DISSERTAÇÃO
FREITAS, A. S. F.
23/05/2016
O Pibid, há seis anos, tem sido a principal política pública educacional de incentivo de formação inicial do governo federal, com o intuito de melhorar a formação de professores da educação básica. Atualmente, o programa está presente nos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do país, que através de subprojetos disciplinares ou interdisciplinares, constroem dialogicamente, um espaçotempo que possibilita tornar a práxis docente como princípio da iniciação à docência. A presente dissertação de mestrado tem como o objetivo investigar o subprojeto Pibid de Geografia da Universidade Estadual de Campinas. A escolha do subprojeto investigado se deve a presença das suas ações presentes no planejamento das atividades executadas pelo grupo, que priorizam a constituição de uma identidade docente, baseada na perspectiva teórico-metodológica do professor-pesquisador. Mediante a escolha do estudo de caso do tipo etnográfico (André, 2008), os procedimentos metodológicos seguiram por observação participante, entrevistas individuais e entrevistas indiretas autobiográficas com os bolsistas de iniciação à docência do subprojeto, análise de documentos oficias da Capes. A demanda do objeto de pesquisa impulsionou a compreensão do programa em sua dimensão territorial e política. A partir de dados fornecidos pela Capes, foi produzido o mapeamento dos projetos institucionais do Pibid presentes nas instituições de ensino superior, o que possibilitou entender esta política nas suas diferentes escalas, além de compreender programa na formação inicial e continuada de professores no contexto do espraiamento das licenciaturas no território nacional frente às políticas públicas educacionais para o ensino superior.
Pibid;formação de professores;ensino de geografia
The Pibid six years ago, has been the main initial training incentive public education policy of the federal government, in order to improve the training of basic education teachers. Currently, the program is present in the degree courses of public and private higher education institutions of the country, through disciplinary or interdisciplinary subprojects, build dialogically a spacetime that allows make the teaching practice as the principle of initiation to teaching. This master thesis has as objective to investigate the geography Pibid subproject at the State University of Campinas. The choice of the subproject investigated whether the presence of their present actions in the planning of activities performed by the group, which prioritize the establishment of a teaching identity, based on the theoretical and methodological perspective of the teacher-researcher. By choosing the case of ethnographic study (André, 2008), the methodological procedures followed by participant observation, individual interviews and indirect autobiographical interviews with the initiation scholarship to the subproject teaching, official documents analysis of Capes. The demand of the research object boosted understanding of the program in its territorial and political dimension. From data provided by Capes, it was produced mapping of institutional projects Pibid present in higher education institutions, making it possible to understand this policy in its different scales, and understand program in initial and continuing training of teachers in the context of the spreading of degrees in the national territory across the educational public policies for higher education
Pibid;teacher training;geography teaching
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PORTUGUES
Biblioteca Central da Unicamp

Contexto

ANÁLISE AMBIENTAL E DINÂMICA TERRITORIAL
DINÂMICA TERRITORIAL: SISTEMAS TÉCNICOS ATUAIS E NOVAS PRÁTICAS SÓCIO-ESPACIAIS.
Produções e Práticas Curriculares: convergências e divergências entre os textos curriculares oficiais e os currículos praticados na Educação Básica de Campinas-SP

Banca Examinadora

RAFAEL STRAFORINI
Sim
Nome Categoria
ELIANA AYOUB Participante Externo
LIZ CRISTIANE DIAS Participante Externo

Financiador

CNPJ/Código Governamental Internacional Descrição Número de Meses
43828151000145 FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SAO PAULO - Bolsa de Mestrado 22

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim