Governo Federal

Trabalho de Conclusão

AS FRAÇÕES E OS JOGOS MATEMÁTICOS: UMA RELAÇÃO DE INTERAÇÃO EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UILTAMAR MIRANDA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
SILVA, U. M.
29/04/2015
A presente pesquisa se deve ao fato de que o conteúdo frações foi identificado, em meio a uma investigação feita com professores de um referido município, como sendo o de maior problemática no sentido de conseguir fazer com que os alunos do município alcancem uma aprendizagem satisfatória nas avaliações. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento, na aplicação e na análise de uma sequência didática destinada à promoção da apropriação do conteúdo frações por parte dos alunos, através de jogos matemáticos em turmas do 6º ano do ensino fundamental do município de Messias-Al. Fundamenta-se principalmente nas ideias de Vygotsky que defende a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem e que possui como um dos pontos de convergência com a teoria de Piaget a ideia de que o jogo é um importante recurso pedagógico e que proporciona aprendizagem. O trabalho possui como fundamento metodológico a Engenharia Didática, uma metodologia que estuda os trabalhos desenvolvidos em sala de aula por meio de um processo de validação interno, isto é, confrontando aquilo que o aluno sabia antes de ter contato com o instrumento didático com aquilo que ele conseguiu compreender após a realização do trabalho. A sequência didática proposta objetiva a melhoria da qualidade das aulas de matemática, auxiliando os alunos na realização de atividades cotidianas que envolvam o conteúdo frações e incentivando os professores a trabalharem o lúdico de forma mais espontânea, direcionando-os para o crescimento e amadurecimento de uma prática pedagógica mais adequada ao educando.
Frações. Jogos matemáticos. Zona de Desenvolvimento Proximal. Engenharia Didática. Sequência Didática.
This research is due to the fact that content fractions was identified, in the midst of an investigation with teachers of the municipality, as being the most problematic at getting to make the city's students reach a satisfactory learning in assessments. The objective of this work is the development, implementation and analysis of a didactic sequence aimed at promoting ownership of the content fractions by students, through mathematical games in classes of 6th grade elementary school of the Messias-Al municipality. It is based mainly on Vygotsky ideas advocating active student participation in the learning process and which has as one of the points of convergence with Piaget's theory the idea that the game is an important educational resource that provides learning. The work has as a methodological foundation to Didactic Engineering, a methodology that studies the work done in the classroom through an internal validation process, ie comparing what students know before having contact with the teaching tool with what he could understand after the completion of the work. The didactic sequence proposal aims to improve the quality of math classes, helping students in performing daily activities involving content fractions and encouraging teachers to work the playful more spontaneously, directing them to the growth and maturation of a most appropriate pedagogical practice to the student.
Fractions. Math Games. Zone of Proximal Development. Didactic Engineering. Instructional Sequence.
único
175
PORTUGUES
Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA

Banca Examinadora

GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Não
Nome Categoria
ANDRESSA CESANA BIRAL Participante Externo
EDIEL AZEVEDO GUERRA Docente

Financiador

Vínculo

Não