Dados da Disciplina

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Saúde, Sociedade e Ambiente (32010010007P4)
DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
SSA
760
3
01/01/2012 à 31/12/2016
Não
Fundamentos psicológicos da relação ensino-aprendizagem; fundamentos sócio-culturais do desenvolvimento cognitivo; Vygotsky e a Teoria Sócio-Interacionista; pensamento e linguagem; aprendizagem e desenvolvimento; psicogênese e intervenção pedagógica. Piaget e a construção dos conceitos; estabelecer relações entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, de acordo com a teoria de Jean Piaget; a intervenção pedagógica; zona de desenvolvimento proximal e zona de desenvolvimento real. Implicações destas teorias na investigação e intervenção voltadas para a saúde. Objetivo: conhecer os principais aspectos do desenvolvimento humano, observando seus estágios, constituição do psiquismo e implicações para a saúde humana.
1. AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. Reflexões sobre sentido e significado. In: A dimensão subjetiva da realidade. São Paulo: Cortez, 2009. 2. AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 26, n. 2, jun. 2006. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932006000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 08 mar. 2012 3. CLOT, Yves. Clínica do trabalho e clínica da atividade. In: BENDASSOLLI, Pedro F. & SOBOLL, Lis Andrea P. (orgs.). Clínicas do trabalho – Novas perspectivas para a compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Atlas 2011, p.71-83. 4. CLOT, Yves. Trabalho e o Poder de Agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. 5. CLOT, Yves. A função Psicológica do Trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006. 6. KOSIK, K. O mundo da pseudo concreticidade e sua destruição. In: KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976, p.13-25. 7. LEONTIEV, Alexis. (1947) Sobre o desenvolvimento histórico da consciência. In: LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978. pp. 89-142. 8. LURIA, Alexander R. (1970) A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. Curso de psicologia geral. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. pp. 71-84 9. MEIRA, Marsa E. M.; FACCI, Marilda G. D. (Orgs.). Psicologia Histórico-Cultural: Contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 10. SILVA, F. G. Reflexões preliminares sobre a categoria mediação: da filosofia à psicologia. In: II Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM). Marxismo: concepção e método. Anais. Curitiba, PR: Universidade Federal do Paraná, 2006, p. 15. 11. VIGOTSKI, L. S. Problemas de método. In: VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 77-86. 12. VIGOTSKI L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Ed. Martins Fontes. 2001.

Cursos

Saúde, Sociedade e Ambiente
Mestrado Profissional
45

Áreas de Concentração

INTERDISCIPLINAR