Brasil

Dados da Disciplina

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. CELSO SUCKOW DA FONSECA
Engenharia de Produção e Sistemas (31022014001P4)
ESTUDOS DE CTS
ANTIGOEDA
3043
3
01/01/2012 à 31/08/2016
Não
Apresentação dos integrantes do grupo. Apresentação da disciplina, ementa, rotina de trabalho, orientação geral sobre os textos, sistema de avaliação e estrutura do trabalho final. Modulo 1 - CTS como campo de estudo Módulo 2 - Sobre a ciência Módulo 3 - Sobre a tecnologia Módulo 4 - Sobre a sociedade Módulo 5 - Sobre a relação ciência, tecnologia e sociedade Módulo 6 - Repercussão social do desenvolvimento científico e tecnológico Módulo 7 - CTS e o ensino Módulo 8 - CTS e a técnica da controvérsia controlada
Cutcliffe, Stephen H. Ideas, Máquinas y valores. Los Estudios de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Barcelona: Anthropos; México: UNAM, 2003. cap.1 La emergencia histórica de CTS como campo acadêmico. Ángel Vázquez-Alonso, Maria Antonia Manassero-Mas, José Antonio Acevedo-Díaz e Pilar Acevedo-Romero. Consensos sobre a Natureza da Ciência: A Ciência e a Tecnologia na Sociedade http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/07-ibero-6.pdf Bazzo, Walter A. A pertinência da abordagens CTS na Educação tecnológica. http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/800/80002804.pdf Gordillo, Mariano M. y Osorio M., Carlos. Educar para participar en ciencia y tecnología. Unproyecto para la difusión de la cultura científica http://www.rieoei.org/rie32a08.htm; http://www.rieoei.org/rie32a08.pdf; Cerezo, José A. L. Ciência, tecnologia e Sociedade: O estado da arte na Europa e nos Estados Unidos in Santos, Lucy W. et al.(orgs.) Ciência, tecnologia e sociedade: O desafio da interação. Londrina: IAPAR, 2002. Cap. 1. Texto disponível em espanhol.

Cursos

Engenharia de Produção e Sistemas
Mestrado
45