Dados da Disciplina

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE (31001017106P0)
PROCESSO DE APRENDIZAGEM:METACOGNIÇÃO, ESTRATÉGIAS E ESTILOS
NUT
706
4
01/01/2012 à -
Não
Metacognição clássica e social. Fundamentos empíricos. Variáveis metacognitivas. Técnicas de investigação em metacognição. Neuropsicologia e Metacognição. Gerência metacognitiva da aprendizagem. Ensino e desenvolvimento de habilidades metacognitivas. Metacognição em ambientes virtuais. Desenvolvimento metacognitivo: Da criança ao idoso.
Ausubel, D. P.: Aquisição e Retenção de Conhecimentos. Plátano Editora, Lisboa, 2003. Beitz, J. M. Metacognition: state-of-the art learning theory implications for clinical Education. Holist. Nurs. Pract., v. 10, p. 23-32, 1996. Dweck, C.; Hong, Y.; Chiu, C. Implicit theories: individual differences in the likehood and meaning of dispositional inference. Personality and Social Psychology Bulletin. v. 19, n. 5, p-644-656, 1993. Flavell, J.H.; Miller, P.H. & Miller, S.A.: Desenvolvimento Cognitivo, 3ª Ed. Porto Alegre: Editora artes Médicas Sul Ltda, 1999. Frawley, W.: Vygotsky e a ciência cognitiva: Linguagem e integração das mentes social e computacional. Porto Alegre: Artmed, 2000. 288 p. Gardner, H.: A Nova Ciência da Mente – Uma história da Revolução Cognitiva. EDUSP, São Paulo, 1995. Gill, J.H.: Learning to Learn – Toward a Philosophy of Education, Humanities Press International, New Jersey, 1993. Hacker, D.J.; Dunlosky, J. & Graesser, A.C.: Metacognition in Educational Theory and Practice, Lawrence Erlbaum Associates Inc., New Jersey, 1998. Jost, J.T.; Kruglanski, A.W.; Nelson, T.O. Social metacognition: an expansionist review. Personality and Social Psychology. Review, Philadelphia, v. 2, n. 02, p. 137-154. 1998. Lin, X.; Schwartz, D. Reflection at crossroad of cultures. Mind, Culture & Activities. v. 10, n. 01, p.9-25, 2003. Mazzoni, G.; Nelson, T.O. Metacognition and cognitive neuropsychology: monitoring and control processes. Mahwah: LEA, 1998. 212p. Metclafe, J, & Shimamura, A.P.: Metacognition: Knowing about Knowing, MIT Press, Massachussetts, 1996. Novak, J.D. & Gowin, D.B.: Learning how to learn. Cambridge University Press, 1994. Pozo, J.I.: Aquisição de Conhecimento: Quando a carne se faz verbo. Artmed Editora, Porto Alegre, 2005. Shuterland, P.: O Desenvolvimento Cognitivo Actual. Instituto Piaget, Lisboa, 1996. Tarricone, P: The taxonomy of metacognition, Psychology Press, 2011 Wyne, C.D.L.: Animal Cognition – The mental lives of animals. PALGRAVE, Hampshire, 2001.

Cursos

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE
Mestrado
60

Áreas de Concentração

ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE