Dados da Disciplina

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA ALBERTO SANTOS DUMONT
Neuroengenharia (33280010001P2)
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL
ECG
001
4
05/08/2019 à -
Não
Enquanto o mundo pode ser cada vez mais interconectado, a violação dos direitos humanos, a inequidade e a pobreza ainda ameaçam a paz e a sustentabilidade. O ISD entende que o papel da educação deve ir além do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, reconhecendo a necessidade de fomentar entre seus alunos a construção de valores e atitudes que os possibilitem entender e resolver questões globais nas áreas social, política, cultural, econômica e ambiental. Abordagem integrada aos quatro pilares da educação: - Aprender a conhecer – amplo conhecimento geral, com oportunidade de aprofundar um pequeno número de matérias; - Aprender a fazer – adquirir não apenas habilidades profissionais, mas também a competência para lidar com múltiplas situações e trabalhar em equipes; - Aprender a ser – desenvolver a própria personalidade e ser capaz de agir com maior grau de autonomia , julgamento e responsabilidade pessoal; - Aprender a viver juntos – desenvolver uma compreensão do outro e uma apreciação da interdependência. Competências: I - reconhecer a educação como força transformadora para promover dignidade e direitos humanos, para erradicar a pobreza e aprofundar a sustentabilidade, com respeito pela diversidade humana, solidariedade internacional e responsabilidade compartilhada; II - postura aberta à transformação do conhecimento e da própria prática; III - escolha de estratégias interativas para a construção e socialização de conhecimentos, segundo as necessidades de aprendizagem identificadas, considerando a diversidade sociocultural; IV - utilização dos desafios do trabalho para estimular e aplicar o raciocínio científico, formulando perguntas e hipóteses e buscando dados e informações, com ênfase à metodologia da problematização; V - análise crítica de fontes, métodos e resultados, no sentido de avaliar evidências e práticas para a promoção da cidadania global; VI - identificação da necessidade de produção de novos conhecimentos, a partir do diálogo entre a própria prática, as demandas sociais, a produção científica e o desenvolvimento tecnológico disponíveis; VII - favorecimento ao desenvolvimento científico e tecnológico voltado para a atenção das necessidades coletivas, por meio da disseminação das melhores práticas e do apoio à realização de pesquisas de interesse da sociedade; VIII - aprender interprofissionalmente, com base na reflexão sobre a própria prática e pela troca de saberes com profissionais de outras áreas do conhecimento, para a orientação da identificação e discussão dos problemas, estimulando o aprimoramento da colaboração para a cidadania global. Objetivos de Aprendizagem: - O objetivo geral é a inserção dos pós-graduandos nas diversas ações programáticas desenvolvidas pelo ISD, de forma que possam aguçar o senso de responsabilidade social e colocar em prática o compromisso com a cidadania. - Tem ainda como objetivo capacitar os pós-graduandos para a implementação de ações de extensão de forma integrada ao currículo, conforme estabelecido no Plano Nacional de Educação (PNE) em sua meta 12, na estratégia 12.7, “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. - Tendo como referência a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, a disciplina prioriza vivências na comunidade que favoreçam o desenvolvimento da atitude reflexiva sobre a responsabilidade social da ciência e de competências colaborativas para a transformação social na direção de um mundo mais justo, pacífico, tolerante, inclusivo, seguro e sustentável. Conteúdo temático: Unidade I – Pensar globalmente, agir localmente • Educação para a cidadania global • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU • Programa de Educação para a Ação Social e Comunitária do ISD • Responsabilidade social da pesquisa científica • Competência cultural e educação para a cidadania global • Educação e Trabalho Interprofissional • Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez Unidade II – Vivência integrada às ações programáticas do ISD: desenvolvimento de ações e projetos a partir da identificação de necessidades • Módulo de dispersão no qual os alunos se integrarão às ações programáticas de sua escolha, sob a supervisão de campo dos respectivos coordenadores. • Elaboração de hipóteses para solução de problemas da comunidade, a partir dos recursos disponíveis • Ferramentas de gestão e avaliação de projetos • Projeto de atuação voltada para superação da(s) necessidade(s) identificada(s) Unidade III – Execução dos projetos de aplicação à realidade identificada • Módulo de execução de projetos de aplicação prática sobre a necessidade/problema identificado junto à comunidade envolvida • Auto avaliação (portfólio individual) • Apresentação dos resultados obtidos e do plano de avaliação do projeto
Bibliografia Básica: • Barr, H. et al. Interprofessional Education – The Genesis of a global movement. United Kingdon: Center for The Advancement of Interprofessional Education - CAIPE, June, 2015. • Barr,H & Low,H. Introdução à Educação Interprofissional. CAIPE, 2013 • Beck, Ulrich, 2011. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo, Ed. 34, 2010, 334p. • Berbel, N. A. N. Metodologia da problematização: experiências com questões de ensino superior. Londrina: EDUEL, 1998. • Brasil, 2017. Relatório Nacional sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. • Freitas Júnior RAO, Santos CAD, Lisboa LL, Freitas AKMS, Garcia VL, Azevedo GD. Incorporando a Competência Cultural para Atenção à Saúde Materna em População Quilombola na Educação das Profissões da Saúde. Rev. bras. educ. med. 2018 jun; 42(2):100-109. • Reeves, S. et al. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education: BEME guide no. 39, Med. teach., London, v. 38, no. 7, p. 656-668, 2016. • UNESCO. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? UNESCO Brasil, 2016, 91p. Bibliografia Complementar: • Costa MV, Vilar MJ, Azevedo GD, Reeves S. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO, Interface, 2016; 20(56):197-8. • Melo MC, Queluci G de C, Gouvêa MV. Problematizing the multidisciplinary nurse residents. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(4):706-14. residency in oncology: a practical teaching protocol from the perspective of • Santos Júnior GAD, Onozato T, Rocha KSS, Ramos SF, Pereira AM, Cruz CFDS, Brito GC, Lyra-Jr DP. Integration of clinical pharmacy services into the Brazilian health system using Problematization with Maguerez Arc. Res Social Adm Pharm. 2019;15(2):173-181. Links de Internet: https://www.caipe.org https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

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