Ementa:
Objetivos:
A proposta do curso é realizar a leitura analítico-interpretativa de algumas narrativas relevantes da literatura brasileira, dos anos 1930 até o presente, examinando as relações complexas e multifacetadas entre literatura e história, ou entre texto e contexto. Contudo, em lugar de ater-se apenas a textos ficcionais em que a presença da história parece mais evidente, o curso também dará destaque a obras em que se mostram mais tênues ou recônditos os laços entre as características propriamente formais e as alusões ou referências históricas. Desse modo, a consideração prioritária das particularidades estilísticas e temáticas das obras indicadas terá como desdobramento a busca por uma reflexão mais ampla sobre os modos tão diversos com que dialogam com o passado e com as circunstâncias em que foram produzidas.
Justificativa:
A tendência a buscar elementos na obra literária para demonstrar como ela formaliza ou transfigura eventos do passado ou do próprio tempo tem sido recorrente nos estudos literários recentes. Diante disso, o estudo cuidadoso e abrangente de narrativas brasileiras de alguns de nossos mais importantes escritores, num curso de pós-graduação, pode ser bastante fecundo ao envolver a discussão de diferentes processos, muitas vezes sutis ou intrincados, com que o contexto histórico se deixa entrever no texto literário. Essa abordagem pode levar tanto à ampliação do repertório de conhecimentos sobre a prosa brasileira, como ao desenvolvimento de um discurso crítico complexo e atento à singularidade das obras e dos vínculos que elas mantêm com a história e com o contexto em que foram publicadas.
Conteúdo:
1. As relações complexas e multifacetadas entre literatura e história, ou entre texto e contexto. O romance histórico em José de Alencar. 2. O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos. 3. Angústia, de Graciliano Ramos: a formalização do delírio. 4. Angústia, de Graciliano Ramos: entre a introspecção, a ação e o crime. 5. “Meu tio o Iauaretê”, de João Guimarães Rosa. 6. Três contos fantásticos de Murilo Rubião. 7. A menina morta, de Cornélio Penna: o escravo, o agregado, o proprietário e as meninas mortas. 8. A menina morta, de Cornélio Penna: entre a introspecção e a história. 9. Lavoura arcaica, de Raduan Nassar: a parábola do filho pródigo recontada. 10. Lavoura arcaica, de Raduan Nassar: a alegoria e o símbolo. 11. Budapeste, de Chico Buarque. 12. K.: relato de uma busca e Os visitantes, de B. Kucinski.
Forma de avaliação:
Trabalho final de aproveitamento.
Bibliografia:
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