Dados da Disciplina

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA ALBERTO SANTOS DUMONT
Neuroengenharia (33280010001P2)
DIDÁTICA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
DMC
001
3
19/04/2017 à -
Não
A disciplina objetiva discutir aspectos da metodologia da pesquisa científica bem como da didática na prática do ensino superior e no meio científico. Pretende-se discutir os seguintes temas: O que é ciência. O método científico. O Método Experimental. A Discussão Científica. As etapas de uma pesquisa científica. Ética em pesquisa científica. Métodos de leitura e análise de artigos em Neuroengenharia. Projeto de pesquisa. Importância do Curriculum vitae, Comunicação de informações científicas considerando os aspectos da fala, escrita, material audiovisual e postura em apresentações públicas, reuniões, exposição de painel, seminários, aulas e outros. A disciplina será oferecida com aulas expositivas, discussão de textos, oficinas de elaboração de material científico e seminários. Os alunos serão avaliados ao final de cada atividade proposta, quando também serão discutidos os pontos-chave de cada prática. Conteúdo temático: i. O que é ciência? Conceito e classificação das ciências. • Os tipos de conhecimento: Intuição, empirismo e racionalidade • Conhecimento senso-comum (vulgar), empírico, místico, religioso e científico ii. O Método científico iii. Leitura e análise de um artigo científico na área de Saúde • Exemplos de resumos do artigo escolhido iv. O que é pesquisa? • Conceito de pesquisa científica • Pesquisas: observacional, experimental e não-experimental (quase-experimental) • Pesquisas: exploratória, descritiva e explicativa v. A pesquisa em seres humanos e em Animais de Experimentação • A pesquisa em Seres Humanos: Conceito e preceitos éticos • O tratado de Helsinque e suas atualizações • O consentimento esclarecido • Pesquisa em animais de experimentação: Conceito e princípios éticos • Regras para uso de animais em experimentação vi. As etapas de uma pesquisa científica • A escolha do tema e a formulação do problema • Tema: a justificativa, a relevância, a importância • Problema: a dúvida, a pergunta • A construção das hipóteses • As relações entre tema, problema e hipótese • O referencial teórico vii. Projeto de pesquisa • As finalidades de um projeto de pesquisa • A estrutura de elaboração de um projeto de pesquisa: página de rosto, introdução, objetivos geral e específico, justificativa, métodos e cronograma • O projeto de pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa • Relatório científico • Adequação a exigências éticas e precauções a serem tomadas • Redação e apresentação de um projeto de pesquisa viii. Modelo de dissertação: elementos constituintes e formatação ix. O Processo ensino-aprendizagem x. Didática e prática docente em ensino superior xi. Preparação de apresentação oral xii. Preparação de material áudio-visual, postura e fala para pesquisadores da mesma área e preparação de apresentação para público não especializado xiii. Preparação e exposição de pôster com informações do projeto de pesquisa xiv. Discussão dos métodos e técnicas para tornar a apresentação efetiva
• Attending professional meetings successfully. Beth Fischer & Michael Zigmond. Prepared for the Society for Neuroscience Meeting, 2012. • Cervo AL, Bervian PA, Silva R. Metodologia Científica. 6a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 162 p. • Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1996. 159 p. • Marconi MA, Lakatos EM. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos Básicos; Pesquisa Bibliográfica, projeto e relatório; Publicações e Trabalhos Científicos. 7a ed. Rev. Amp. São Paulo: Atlas, 2013. 225 p. • Santos AR. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. Bibliografia Complementar: • Silva MHA, Perez IL. Docência no Ensino Superior. IESDE Brasil S.A., 2009. 196 p. • Artigos referentes aos temas abordados na disciplina.

Cursos

Neuroengenharia
Mestrado
45