Governo Federal

Dados da Disciplina

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. CELSO SUCKOW DA FONSECA
Engenharia de Produção e Sistemas (31022014001P4)
ESTUDOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA IV
EDA
3057
3
01/09/2016 à -
Não
Os conceitos de Ciência, de Tecnologia e de Tecnociência e suas relações com a Sociedade, sob a ótica contemporânea da Natureza da Ciência e da Tecnologia. As visões da Filosofia e da Sociologia da Ciência e da Tecnologia a partir de autores tradicionais e contemporâneos. Culmina com a discussão a partir de três abordagens da construção social da tecnologia: “Grandes Sistemas Tecnológicos” (Thomas Hughes), “Teoria ator-rede” (Michel Callon e Bruno Latour) e “Construtivismo Social da Tecnologia - SCOT” (Trevor Pinch e Wiebe Bijker). Aprofundamento sobre autores e ideias na área de Estudos sociais da Ciência e da Tecnologia. A disciplina é desenhada para se estender ao longo do curso.
1. Thomas, H., Buch A. (Comp.) Actos, actores y artefactos. Herramientas para el análisis de los pro-cesos de cambio tecnológico y cambio social, Bernal, Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2008. 2. Roe Smith, Merrit y Marx, Leo (eds.): Historia y determinismo tecnológico, Alianza, Madrid, 1996. 3. Doménech, M. y Tirado, F.(eds.), Sociología simétrica. Ensayos sobre ciencia, tecnología y socie-dad, Barcelona, Gedisa, 1998. 4. Martin, Olivier. Sociologia de la Ciencias. Buenos Aires: Nueva Vision, 2003. 5. Esquirol, Josep M.. Los filósofos contemporâneos y la técnica – De Ortega a Sloterdijk. Barcelona: Gedisa, 2011. 6. Jasanoff, Sheila. Science and public reason. New York: Routledge, 2012. 7. Chrispino, Alvaro (s/d) Introdução ao enfoque CTS na Educação e no Ensino. Mimeo.

Cursos

Engenharia de Produção e Sistemas
Mestrado
45
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS
Doutorado
45

Áreas de Concentração

TECNOLOGIA, GESTÃO E INOVAÇÃO