Brasil

Dados da Disciplina

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
LITERATURA BRASILEIRA (33002010110P0)
FIGURAÇÕES DA INTIMIDADE EM CLARICE LISPECTOR
FLC
6225
4
20/05/2014 à -
Não
Este curso tem por objetivo examinar obras principais de Clarice Lispector (romances, contos, crônicas) segundo certos fios condutores: figurações da intimidade, especialmente a feminina, e da mulher como escritora e personagem. Estudaremos sua recepção em alguns textos da crítica brasileira e da teórica francesa da "écriture féminine" Hélène Cixous, que lançou Clarice como escritora brasileira de grande renome internacional. Discutiremos também alguns textos de recentes teóricos do afeto que abrem caminho para diálogos proveitosos com os textos de Clarice. Justificativa: Resultando de longa pesquisa e reflexão sobre a obra de Clarice (sobre a qual publiquei um livro e vários artigos) e da experiência de docência em universidades americanas, perspectivas que quero trazer ao diálogo com alunos na USP, este curso buscará aproximações aos textos reconhecidamente difíceis de Clarice, que são no entanto pouco estudados de maneira a captar e compreender (sem resolver ou dissolver) esta mesma dificuldade. Conteúdo: 1. Os poderes da palavra: Retratos da artista quando jovem em Perto do coração selvagem e Os desastres de Sofia 2. Subjetividades subjugadas: Laços de família 3. Clarice Lispector e Hélène Cixous: leituras e escritas femininas 4. Como escrever a experiência mística: A paixão segundo G.H. 5. Auto / Bio / Grafia: Água viva 6. Escrever o outro: A hora da estrela
Achmed, Sara. "Affetive Economies." Social Text 79, Vol. 22., No.2, (Summer 2004), 117-139. Areas, Vilma. Clarice Lispector com a ponta dos dedos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. Candido, Antonio, "No começo era de fato o verbo," in A paixão segundo G. H., critical edition, ed. Benedito Nunes, Coleção Arquivos/UNESCO, 1988, XVII-XIX. Cixous, Hélène. "Clarice Lispector: The Approach" e "The Author in Truth" in Coming to Writing and Other Essays, ed. Deborah Jensen, Cambridge: Harvard U. Press, 1991, 59-77 e 136-181. __________________. "Reaching the Point of Wheat or a Portrait of the Artist as a Maturing Woman," New Literary History (Autumn 1987), 1-21. Ferreira, Teresa Cristina Montero. Eu sou uma pergunta: uma biografia de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Gotlib, Nádia Batella. Uma vida que se conta, 6a. ed. rev. e aum. São Paulo: EDUSP, 2009. ________________________. Clarice Fotobiografia. São Paulo: EDUSP, 2008. Jones, Anne Roselind. "Writing the Body: Toward an Understanding of l'écriture féminine," Feminist Studies 7, no.2 (Summer 1981), 247-263. Klobucka, Anna. "Hélène Cixous and the Hour of Clarice Lispector," SubStance, Vol 23 No. 1 Issue 73 (1994), 41-62. Leys, Ruth. "The Turn to Affect: A Critique." Critical Inquiry, Vol. 37, No.3 (Spring, 2011), 434-72. Massumi, Brian. "The Autonomy of Affect." Cultural Critique, No. 31 (Autumn 1995). 88-109. Moser, Benjamin. Clarice, São Paulo: Cossac Naify, 2011 (Trad. José Geraldo Couto de Why This World: A Biography of Clarice Lispector. Oxford: Oxford U Press, 2009). Nunes, Benedito. O Drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector, São Paulo: Ática, 1989. Oliveira, Solange Ribeiro de. A barata e a crisálida: o romance de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985. Peixoto, Marta. Ficções apaixonadas. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004. (Trad. Maria Luiza X. de A. Borges de Passionate Fictions, Minneapolis: U. of Minnesota Press, 1994). Roncador, Sônia "Clarice Lispector Hides a Screaming Object: Notes on an Abandoned Project," Brazil/Brasil, 14/25 (2001), pp. 69-86. _______ Poéticas do empobrecimento: A escrita derradeira de Clarice, São Paulo, Annabume, 2002. _______ "Como [re]tratar a empregada:' desencontros com a empregada doméstica no jornalismo de Clarice Lispector," in A Doméstica imaginária: Literatura, Testemunhos e a invenção da empregada domésticano Brasil (1889-1999), Brasília, Editora UnB, 2008, 136-185. Sá, Lúcia. "De cachorros vivos e nordestinas mortas: A Hora da Estrela e o mal-estar das elites, in Experiencia, cuerpo y subjetividades: literatura brasileña contemporánea, ed. Florencia Garramuõ, Gonzalo Aguilar, Luciana di Leone, Rosario: Beatriz Viterbo, 2007, 76-91. Sousa, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: Figuras da Escrita, Braga: Universidade do Minho: Centro de Estudos Humanísticos, 2000.

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