Dados da Disciplina

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Saúde, Sociedade e Ambiente (32010010007P4)
ESTAGIO DOCENCIA II
SSA
772
2
27/09/2014 à -
Não
Continuidade do aprimoramento da formação de discentes de pós-graduação, desenvolvimento de suas capacidades didáticas por meio de estágios supervisionados junto às atividades de ensino de graduação; instrumentalização do discente para incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes no ensino superior e tecnológico; intercâmbio entre o ensino de graduação e o de pós-graduação; fortalecimento das relações entre graduandos e pós-graduandos e destes com os docentes e as práticas pedagógicas.
1. CASTIEL, Luis David; VASCONCELLOS-SILVA, Paulo Roberto. Precariedades do excesso – Informação e comunicação em saúde coletiva. Editora Fiocruz, ENSP, 2006. 168p. 2. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000. 3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 3a Edição, São Paulo, Editora Paz e Terra, 165p., 1998. 4. GAZZINELLI, Maria Flavia; REIS, Dener Carlos dos; MARQUES, Rita de Cássia (Org.) Educação em saúde: Teoria, método e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 167p., 2006. 5. LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2007. 6. LIMA, Júlio César França; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Coedição com a EPSJV/Fiocruz. 2ª reimpressão. 320p., 2008. ISBN: 85-7541-074-1 7. MIZUKAMI, M. G. N, 2006. Ensino: abordagens do processo. São Paulo: EPU. 8. MONTEIRO, Simone; VARGAS, Eliane (Orgs,). Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz. 2006. ISBN: 85-7541-087-3. 9. MORIN, E., 2000. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO. 118p. 10. NUNES, Tania Celeste Matos. Democracia no ensino e nas instituições: A face pedagógica do SUS. 180p., 2007. ISBN: 978-85-7541-147-6 11. PERERA, Isabel Brasil; RAMOS, Marise Nogueira. Educação profissional em saúde. 1ª reimpressão,. 120p. , 2013. ISBN: 85-7541-093-8 12. PIMENTA, S. G. & LIMA, M. S. L., 2004. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez Editora. 13. PROVENZANO, Maria Esher; MOULIN, Nelly Mendonça. Proposta pedagógica: Avaliando a ação. Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Publica, 2000, 90p 14. SAVIANI, N., 2006. Saber escolar, currículo e didática. 5a ed., Campinas: Autores Associados.

Cursos

Saúde, Sociedade e Ambiente
Mestrado Profissional
30

Áreas de Concentração

INTERDISCIPLINAR