Dados da Disciplina

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA ALBERTO SANTOS DUMONT
Neuroengenharia (33280010001P2)
COGNIÇÃO
CPR
001
4
23/09/2014 à -
Não
A disciplina tem como objetivo descrever e analisar diferentes aspectos da cognição em roedores e primatas, estabelecendo seus correlatos neurais. As aulas serão compostas por discussões de capítulos de livros e artigos recentes relacionados ao conteúdo temático da disciplina. Competências: I – Domínio Científico – Pesquisar nos materiais indicados para ampliar o conhecimento do tema discutido na disciplina. II – Aptidões de Ensino – Desenvolver domínio pedagógico associado a conhecimentos da neurociência, com ênfase nos processos cognitivos, e da neuroengenharia. III – Trabalho em Equipe – Desenvolver a habilidade de trabalhar em um ambiente colaborativo em um ambiente multidisciplinar. IV – Transformação da Sociedade – Utilizar os conhecimentos adquiridos para promover transformações sociais. V – Formação Ética – Desenvolver a atuação profissional pautada em princípios éticos. Objetivos de Aprendizagem: - Desenvolver o conhecimento dos alunos acerca da cognição em distintas espécies animais. - Conceituar os principais tópicos acerca da cognição, formando um arcabouço de conhecimento que irá guiar os alunos nas seguintes disciplinas do programa. - Estimular e guiar os alunos na leitura e discussão de artigos e capítulos de livro sobre cognição animal. - Traçar um paralelo entre cognição animal e a aplicabilidade em pesquisas que utilizam humanos como sujeitos experimentais. Conteúdo temático: • Córtex e cognição • Percepção e Atenção • Memória e aprendizado • Mapas cognitivos • Integração sensório-motora • Planejamento, tomada de decisões e comportamento estratégico • Emoções • Comunicação e linguagem
Bibliografia Básica: - Kandel, E., Schwartz, J., Jessell, T. Principles of Neural Science. McGrall-Hill, 2000. - Michael S. Gazzaniga, Richard B. Ivry, George R. Mangun. Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind. W. W. Norton & Company. 2008. - Larry Squire, Darwin Berg, Floyd E. Bloom, Sascha du Lac, Anirvan Ghosh, Nicholas C. Spitzer. Fundamental Neuroscience, Elservier, 2013. Bibliografia Complementar: - Kandel, Eric R., James H. Schwartz, and Thomas M. Jessell. Essentials of Neural Science and Behavior. Norwalk, CT: Appleton & Lange, 1995. - Platt, M. L.; Ghazanfar, A. A. Primate Neuroethology. Oxford University Press, 2012. - Tomasello, M.; Call, J. Primate Cognition. Oxford University Press, 1997. Artigos científicos relacionados aos temas da disciplina - Davis, R.L.; Zhong, Y. The Biology of Forgetting-A Perspective. Neuron. 95(3):490-503, 2017. - Ferretti, V. and Papaleo, F. Understanding others: Emotion in recognition in humans and other animals. Genes, Brain and Behavior. 18(1), 2019. - Kukushkin, N.V.; Carew, T.J. Memory Takes Time. Neuron. 95(2):259-279, 2017. - Thiele, A.; Bellgrove, M. A. Neuromodulation of attention. Neuron. 97(4), 769-785, 2018. - Vonk J. Advances in Animal Cognition. Behav Sci (Basel), 6(4):27, 2016. Links de Internet: - https://www.cognifit.com/br/cognicao - https://www.nature.com/scitable/knowledge/library/animal-cognition-96639212 - http://www.animalcognition.org/category/mammals

Cursos

Neuroengenharia
Mestrado
60