Discussão de temas gerais de neurociências e neuroengenharia, explorando além dos trabalhos que cada aluno está envolvido.
Competências:
I – Domínio da Neurociência e Engenharia Biomédica – Ficar a par das pesquisas recentes na área de neurociência e neuroengenharia, de experimentação animal a humana.
II – Domínio Científico - Pesquisar e realizar experimentos com rigor científico para solucionar problemas, buscando a inovação.
III – Criação e Desenvolvimento de Sistemas aplicados - utilização dos desafios do trabalho para estimular e aplicar o raciocínio científico, formulando perguntas e hipóteses e buscando dados e informações, com ênfase à metodologia da problematização.
IV – Aptidões de Ensino – Apresentação e discussão de trabalhos científicos.
V – Trabalho em Equipe – Desenvolver a habilidade de trabalhar em um ambiente colaborativo, treinando também a participação em eventos científicos.
VI – Transformação da Sociedade – Utilizar os conhecimentos adquiridos para causar transformações sociais, propondo melhoria e aplicações práticas.
VII – Formação Ética – Desenvolver princípios éticos para a publicação e apresentação de resultados científicos
Objetivos de Aprendizagem:
- A disciplina objetiva desenvolver a prática em leitura de artigos científicos da área da Neuroengenharia bem como a boa desenvoltura em apresentações e discussões de artigos. Serão contemplados artigos de alto impacto no campo, enfocando as características multidisciplinar e translacional da Neuroengenharia. A avaliação será baseada na apresentação de artigos científicos e participação das discussões.
Conteúdo temático:
• A disciplina é flexível, podendo ter diferentes formatos em cada semestre, onde os alunos serão expostos a novos desafios.