1 – Proposta do Programa
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
1.1. Coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e proposta curricular. |
50.0
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Muito Bom |
1.2. Planejamento do programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na melhor formação de seus alunos, suas metas quanto à inserção social mais rica dos seus egressos, conforme os parâmetros da área. |
30.0
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Muito Bom |
1.3. Infraestrutura para ensino, pesquisa e, se for o caso, extensão. |
20.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
O programa de Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresenta proposta adequada, consistente e abrangente. O programa possui 1 área de concentração, Imunologia e Parasitologia, com 4 linhas principais de pesquisa: Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias; Imunologia e Biologia Celular de Patógenos causadores de Doenças Infecciosas e Parasitárias; Imunopatologia e Alergia e Métodos Diagnósticos em Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Nestas 4 linhas de pesquisa há 24 projetos de pesquisa associadas à área de concentração com participação de discentes. A maioria dos projetos conta com financiamento de diferentes agências financiadoras, como FAPEMIG, CNPq, CAPES, e também algumas internacionais. Um ponto que deve ser destacado é o vínculo com a área de inovação e tecnologia, comprovado pelos depósitos de patentes (6) observados no relatório da Plataforma Sucupira.
Neste quadriênio, observa-se que o número de professores permanentes se manteve em torno de 17, e com 3 professores colaboradores, respeitando a recomendação do documento de área, onde o número de professores colaboradores não deve ultrapassar 20% do total de docentes do programa. A proposta curricular é abrangente e coerente com as linhas e projetos de pesquisa. As ementas e as referências das disciplinas estão atualizadas. O Programa tem mostrado tem mostrado um número significativo de publicações nos estratos A1, A2 e B1, com 201 publicações no quadriênio, demonstrando qua a pesquisa realizada na instituição apresenta qualidade indiscutível.
Neste quadriênio, cerca de 18% de seus egressos se encontram empregados em centros de pesquisa ou Universidades no país e alguns também estão realizando estágios de pós-doutorado no Brasil e no exterior. O programa colabora com cerca de 40 diferentes centros internacionais, na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Há intensa colaboração entre pesquisadores de diferentes regiões do país, em outros centros de pesquisa e universidades.
Quanto à infraestrutura são 25 laboratórios bem equipados, que fomentam o desenvolvimento de ciência em seu estado da arte, dentre os quais: Leitores de placas em todos os espectros, citômetros de fluxo, cell sorters, microscópio eletrônico de transmissão e varredura, confocal, RAMAN-Confocal, sistemas manuais e automatizados de microscopia óptica e por fluorescência, equipamentos para PCR convencional e em tempo-real, pulse-field, sequenciadores de ácidos nucleicos convencionais e de nova geração, sintetizador de peptídeos, espectrômetro de massas, sistemas de captura de imagens e scanners de alta resolução dedicados para géis, membranas, placas, lâminas e camundongos, por campo claro, fluorescente, quimioluminescente e/ou radiográfico.
Há também um Centro de Bioterismo e Experimentação Animal (CBEA) da UFU, com área total construída de 733,40 m2, sendo tal espaço hoje destinado para criação e experimentação com camundongos e ratos. O Centro também possui laboratório destinado ao controle de qualidade do plantel, salas de necropsia e manipulação de pequenos roedores, sala para procedimentos cirúrgicos, espaços reservados para higienização, preparo e armazenamento de materiais, bem como área administrativa.
Há uma preocupação do Programa no sentido de formação, implantando metodologias mais modernas de ensino, e também adequando a carga horária de suas disciplinas, e uma nova proposta curricular vem sendo discutida no Colegiado do programa, tendo como meta focar nos conteúdos constantes nas disciplinas obrigatórias e de caráter essencial na formação do corpo discente, particularmente dentre os pós-graduandos do Mestrado, possibilitando que estes tenham mais tempo disponível para a bancada e discussões com os orientadores e seus grupos de pesquisa; em contrapartida, iniciou-se o oferecimento de disciplinas mais diversificadas aos alunos do doutorado, bem como desencadeou-se o planejamento de atividades em que todos os discentes de todos os grupos de pesquisa possam compartilhar suas experiências, intensificando-se o grau de interação desejado, no contexto de um processo de aprendizado coletivo.
AVALIAÇÃO: Muito bom
2 – Corpo Docente
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
2.1. Perfil do corpo docente, consideradas titulação, diversificação na origem de formação, aprimoramento e experiência, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. |
30.0
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Muito Bom |
2.2. Adequação e dedicação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação do programa. |
30.0
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Muito Bom |
2.3. Distribuição das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do programa. |
30.0
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Muito Bom |
2.4. Contribuição dos docentes para atividades de ensino e/ou de pesquisa na graduação, com atenção tanto à repercussão que este item pode ter na formação de futuros ingressantes na PG, quanto (conforme a área) na formação de profissionais mais capacitados no plano da graduação. Obs.: este item só vale quando o PPG estiver ligado a curso de graduação; se não o estiver, seu peso será redistribuído proporcionalmente entre os demais itens do quesito. |
10.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
2.1. Perfil do corpo docente, consideradas titulação, diversificação na origem de formação, aprimoramento e experiência, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. 30%
O corpo docente (CD) é composto por cerca de 17 docentes permanentes (NP) e um média de 3 colaboradores (C) no triênio. Portanto, 85% dos docentes são permanentes e apenas 15 são colaboradores. A formação, experiência e produção acadêmica dos docentes são adequadas para cumprir a proposta do Programa. Todos os docentes possuem título de doutor e a formação é diversificada, como Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Bioquímica. Há um jovem professor no NP que obteve seu título de doutor em 2011. Este aspecto deve ser considerado como relevante para o Programa, para a renovação de seu quadro de professores.
As especialidades do corpo docente contemplam totalmente as áreas de concentração e as linhas de pesquisa. No Programa de Imunologia e Parasitologia da UFU, em média no quadriênio, houve 8 bolsistas de produtividade CNPq e a relação bolsistas / NP é de 47%, sendo que destes 43,75% são nível 1 e 56,25% são nível 2.
Os docentes participam de corpo editorial de periódicos científicos nacionais e internacionais, além de contribuírem como revisores em diversas revistas com alto fator de impacto. O Programa possui critérios e procedimentos bem definidos para o credenciamento de orientadores de Mestrado e Doutorado, baseados principalmente nas exigências da comissão de avaliação da BIO III, para as notas 6 e 7.
2.2. Adequação e dedicação dos docentes permanentes em relação à atividades de pesquisa e de formação do Programa
O Programa possui uma base sólida em seu núcleo de docentes permanentes.
Os professores do NP do Programa de Imunologia e Parasitologia da UFU possuem uma atuação efetiva nos cursos de graduação da área biomédica oferecidos pela Universidade. Consoante com o Regulamento Interno do Programa, todos os docentes permanentes ou colaboradores devem atuar obrigatoriamente na graduação, a exceção daqueles cuja situação funcional na Instituição não lhes permitem a regência por disciplinas na graduação. Os docentes do Programa orientam graduandos no desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, assim como de monografias que constituem trabalhos de conclusão de cursos de graduação. Dentre estes orientandos, há bolsistas dos Programas Interinstitucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq ou da FAPEMIG, ou da própria UFU, havendo também uma parcela significativa destes graduandos que desenvolvem seus projetos sem serem bolsistas, por meio do Programa de Iniciação Científica Voluntária oficial da UFU (PIVIC). Neste último quadriênio, houve aproximadamente 68 discentes de graduação por ano associados aos projetos desenvolvidos no âmbito do programa, representando uma média de 3,9 discentes de graduação por docente permanente do Programa por ano do quadriênio. Os alunos de graduação mantêm uma interação com os pós-graduandos que desenvolvem seus projetos de dissertações de Mestrado e/ou teses de Doutorado, nas respectivas linhas de pesquisa do Programa. Este fato reflete positivamente na participação de discentes-autores da graduação em publicações nos periódicos indexados, bem como na produção de trabalhos apresentados em congressos. Adicionalmente, esta interação entre pós-graduandos e graduandos vem contribuindo efetivamente para o bom nível do discente formado na graduação, bem como tem aumentado o interesse dos discentes dos cursos de graduação em temas de pesquisa desenvolvidos por discentes de pós-graduação.
Todos os docentes do NP são responsáveis por disciplinas da graduação e pós-graduação e cerca de 90% são os coordenadores de suas respectivas disciplinas. Além disso, também colaboram com as outras disciplinas oferecidas.
Todas as linhas de pesquisa apresentam alunos de Mestrado e Doutorado envolvidos. Durante o quadriênio, todos os docentes do NP orientaram e formaram alunos de Mestrado e Doutorado. Todas as linhas de pesquisa apresentam projetos com financiamento e bolsas de Mestrado e Doutorado, com discentes envolvidos. Esta base garante o pleno desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e orientação. O Programa não depende de professores colaboradores ou visitantes
A participação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação do Programa foi excelente.
Todos os docentes do NP (100%) foram responsáveis ou coordenadores de projetos de pesquisa (pelo menos 1 projeto) no quadriênio. Quanto ao financiamento observa-se que 90% dos projetos de pesquisa apresentam financiamento, porém todos os discentes possuem bolsa.
2.3. Distribuição das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do Programa 30
A participação dos docentes (CD)= (NP + C) em relação às atividades de pesquisa e de formação do Programa foi excelente. Todos os docentes do NP tem envolvimento nas atividades de ensino de PG. Cem por cento dos docentes do NP foi responsável pela coordenação de projetos com financiamento. Não houve distorções na distribuição de disciplinas entre os docentes do corpo docente no quadriênio. Todos os projetos de pesquisa estão vinculados às linhas de pesquisa e apresentam alunos de Doutorado e Mestrado envolvidos.
Outro indicador importante mostra uma média de 4,7 discentes por professor orientados no quadriênio.
2.4. Contribuição dos docentes para atividades de ensino e/ou pesquisa na graduação, com atenção tanto à repercussão que este item pode ter na formação de futuros ingressantes na PG, quanto (conforme a área) na formação de profissionais mais capacitados no plano da graduação.
Os professores do NP do Programa de Imunologia e Parasitologia da UFU possuem uma atuação efetiva nos cursos de graduação da área biomédica oferecidos pela Universidade. Consoante com o Regulamento Interno do Programa, todos os docentes permanentes ou colaboradores devem atuar obrigatoriamente na graduação, a exceção daqueles cuja situação funcional na Instituição não lhes permitem a regência por disciplinas na graduação. Os docentes do Programa orientam graduandos no desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, assim como de monografias que constituem trabalhos de conclusão de cursos de graduação. Dentre estes orientandos, há bolsistas dos Programas Interinstitucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq ou da FAPEMIG, ou da própria UFU, havendo também uma parcela significativa destes graduandos que desenvolvem seus projetos sem serem bolsistas, por meio do Programa de Iniciação Científica Voluntária oficial da UFU (PIVIC). Neste último quadriênio, houve aproximadamente 68 discentes de graduação por ano associados aos projetos desenvolvidos no âmbito do programa, representando uma média de 3,9 discentes de graduação por docente permanente do Programa por ano do quadriênio. Os alunos de graduação mantêm uma interação com os pós-graduandos que desenvolvem seus projetos de dissertações de Mestrado e/ou teses de Doutorado, nas respectivas linhas de pesquisa do Programa. Este fato reflete positivamente na participação de discentes-autores da graduação em publicações nos periódicos indexados, bem como na produção de trabalhos apresentados em congressos. Adicionalmente, esta interação entre pós-graduandos e graduandos vem contribuindo efetivamente para o bom nível do discente formado na graduação, bem como tem aumentado o interesse dos discentes dos cursos de graduação em temas de pesquisa desenvolvidos por discentes de pós-graduação.
3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
3.1. Quantidade de teses e dissertações defendidas no período de avaliação, em relação ao corpo docente permanente e à dimensão do corpo discente. |
25.0
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Muito Bom |
3.2. Distribuição das orientações das teses e dissertações defendidas no período de avaliação em relação aos docentes do programa. |
10.0
|
Muito Bom |
3.3. Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação (no caso de IES com curso de graduação na área) na produção científica do programa, aferida por publicações e outros indicadores pertinentes à área. |
35.0
|
Muito Bom |
3.4. Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores bolsistas: Tempo de formação de mestres e doutores e percentual de bolsistas titulados. |
30.0
|
Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
3.1. Quantidade de teses e dissertações defendidas no período de avaliação, em relação ao corpo docente permanente e à dimensão do corpo discente
Durante o quadriênio, foram titulados 61 mestres e 39 doutores, resultando em um índice de formação do programa de 6,78, que é considerado excelente. A relação entre alunos titulados e a dimensão do Corpo Discente para Mestrado foi 0,43 (razão entre mestres titulados e corpo discente do Mestrado), portanto o conceito é MB (muito bom). No doutorado esta razão foi 0,35 e portanto o conceito também é muito bom.
3.2 Distribuição das orientações das teses e dissertações defendidas no período de avaliação em relação aos docentes do programa.
A Comissão considerou a proporção de docentes permanentes que, no período, atuaram como orientadores no Programa como parâmetro quantitativo para avaliar este item. Levar-se em conta tanto as teses e dissertações defendidas no período e se a totalidade dos docentes orientaram no triênio.
Percentual entre o número de orientandos e de orientadores (DP) e sua distribuição equitativa. A média de docentes permanentes no quadriênio com alunos titulados foi 16 e a média dos docentes permanentes no triênio foi 17, assim este indicador resulta em 88,8% que é considerado muito bom. A distribuição de pós-graduando /NP foi muito bom. No quadriênio, 16 (em 17 DP) dos docentes permanentes foram responsáveis pela orientação de pelo menos uma tese e/ou dissertação no quadriênio, uma média de 88,8% dos docentes do corpo permanente orientaram alunos de mestrado ou doutorado.
Compatibilidade do número de orientandos com a experiência, produção intelectual e disponibilidade do docente permanente.
Observa-se compatibilidade no número de orientados em relação à experiência, produção intelectual e disponibilidade do docente permanente. A grande maioria dos professores permanentes do programa apresentam regime de dedicação exclusiva e observa-se um equilíbrio na distribuição dos orientandos por todos os professores.
3.3. Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da PG e da graduação (se IES com graduação na área) na produção científica do Programa, aferida por publicações e outros indicadores pertinentes à Área
A Comissão avaliou positivamente as dissertações e/ou teses que geraram publicações. Esta avaliação foi feita de acordo com o Qualis da área e consideramos a produção dos egressos (5 anos). Estágios no exterior foram avaliados positivamente.
Neste item observamos que 42,9% dos artigos publicados tem a participação de discentes ou egressos, o que resulta no conceito Muito Bom.
Outro indicador importante refere-se ao número de artigos B1 ou superior com autoria de discente e ou egressos no quadriênio.
Neste item, observamos um aumento no percentual de artigos publicados com Qualis igual ou superior a B1. Há 41,1% de publicações com qualis B1 ou maior com a participação de discentes ou egressos, o que corresponde a uma avaliação muito bom.
Durante o quadriênio, houve premiações em diferentes congressos nacionais em trabalhos apresentados pelos corpo discente, inclusive com a participação de alunos de graduação.
3.4. Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores bolsistas: tempo de formação de mestres e doutores e percentual de bolsistas titulados.
O tempo médio de titulação de Mestrado na UFU foi de 24,55 e de 48,08 meses no Doutorado, considerado muito bom.
Indicador: [(número de mestres bolsistas titulados em até 30 meses no quadriênio/ total de bolsistas titulados no mestrado no quadriênio) x 100]
Neste item aproximadamente 98% dos mestrandos se titularam em até 25 meses, o que corresponde ao conceito MUITO BOM
No quadriênio, 90% dos Doutores se titularam em 48 meses o que corresponde a um conceito MUITO BOM.
O programa informa na sua proposta que em 2015, 10% de seus alunos estavam em estágio no exterior, e em 2016, oito estudantes realizaram parte de seu doutorado no exterior.
Assim, o programa tem oferecido oportunidades para a realização de estágios em centros de excelência, o que contribui para a melhor formação do aluno.
4 – Produção Intelectual
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
4.1. Publicações qualificadas do Programa por docente permanente. |
50.0
|
Muito Bom |
4.2. Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente do Programa. |
30.0
|
Muito Bom |
4.3. Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes. |
20.0
|
Muito Bom |
4.4. Produção Artística, nas áreas em que tal tipo de produção for pertinente. |
-
|
Não Aplicável |
|
Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
A avaliação foi feita de acordo com o Qualis da área e consideramos apenas os trabalhos publicados em revistas com Qualis igual ou maior que B5. Capítulos de livros foram considerados segundo a sua relevância para a área (conforme a Classificação de Livros). A qualidade foi avaliada pela produção artigos em Qualis B1 ou superior pelo total de artigos permanentes do programa. A avaliação foi feita de acordo com o Qualis da área e consideramos apenas os trabalhos publicados em revistas com Qualis igual ou maior que B5. Capítulos de livros foram considerados segundo a sua relevância para a área (conforme a Classificação de Livros). A qualidade foi avaliada pela produção artigos em Qualis B1 ou superior pelo total de artigos permanentes do programa
A produção per capta do Curso/programa foi 1159,43,. A média dos produtos do programa nas faixas B5, B4, B3, B2, B1, A2 e A1 foram 16, 9, 39, 61, 127, 32 e 28, respectivamente. Os dados obtidos resultaram nas seguintes relações:
a)Produtos (todas as faixas do Qualis/NP 18,35 publicações por docente permanente;
b)produtos nas faixas A2+A1/NP= 3,5 produtos/NP
c)produtos nas faixas >=B1/NP= 11 produtos/NP
d)produtos das faixas <=B2/NP= 7,35 produtos/NP
O percentual de artigos nos extratos B1 ou superior foi 59,9%
Número de pontos dos artigos>=B1 foi 14410, o número de pontos totais e por docente foi 847,65
O conceito atingido foi Conceito E (6) ou seja excelente para a nota 6.
4.2. Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente
A Comissão avaliou se todos os docentes tinham publicações qualificadas no quadriênio, mas considerou normal uma oscilação na distribuição das publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente do Programa. A Comissão atentou para que mudanças de notas não fosse consequência da produção científica de um ou de poucos indivíduos, mas que refletissem o desempenho de parcela significativa do corpo docente.
O programa apresentou excelente distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente.
Assim, 76,91% dos docentes apresentaram publicações compatíveis com Conceito 7, 84,37% compatíveis com Conceito 6 e 88,71% com Conceito 5, demonstrando a capacidade dos professores do NP em publicar artigos em periódicos do Qualis A!, A2 e B1.
No Programa de Imunologia e Parasitologia da UFU, 64, 6% dos docentes do NP possuem mais de 50% de sua publicação em periódicos B1 ou superior.
Neste quadriênio, 58,8% dos DP apresentaram 3 ou mais artigos A1 e A2 e 27% dos DP com 4 ou mais artigos A1 e A2.
4.3. Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevante
Durante o quadriênio houve a publicação de 1 livro, classificado como L2, ou seja obra completa publicada em inglês por editoras nacionais com corpo editorial, considerada de relevância para a área. O programa atingiu 355 pontos em publicação de capítulos de livros e 765 pontos em patentes, mostrando seu potencial também na área de inovação. Houve também a participação dos docentes na organização de Congressos nacionais e encontros locais.
Assim, a pós-graduação atende ao requisitos solicitados recebendo conceito MB neste item
5 – Inserção Social
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
5.1. Inserção e impacto regional e (ou) nacional do programa. |
40.0
|
Muito Bom |
5.2. Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional relacionados à área de conhecimento do programa, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. |
40.0
|
Muito Bom |
5.3 - Visibilidade ou transparência dada pelo programa a sua atuação. |
20.0
|
Muito Bom |
|
Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
5.1. Inserção e impacto regional e (ou) nacional do Programa. (peso 40)
O programa autuou em sinergia com a comunidade, transferindo os conhecimentos e tecnologias gerados no âmbito do Programa para a sociedade civil Uberlandense, por meio de projetos de extensão que envolveram a vacinação da população, diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias, educação da população em geral e de profissionais da área, bem como por meio de divulgação científica. Dentre as ações promovidas no último quadriênio, citamos as seguintes: O PPIPA, juntamente com discentes e docentes dos cursos de bacharelado de Biomedicina e Enfermagem da UFU, participa do projeto Praxis de Imunização, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia. O projeto Praxis manteve-se em crescente expansão e hoje contabiliza, só em 2015, a aplicação de mais de 5000 doses de vacinas contra Influenza, hepatite B, febre amarela e tríplice viral, atuando em todo o Campus Umuarama da UFU, bem como o Exército, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Sistema Prisional, Correios, Secretaria Estadual de Educação e Meio Ambiente, SESC, além de empresas de pequeno, médio e grande porte. Adicionalmente, o Laboratório de Imunoparasitologia “Dr. Mario Endsfeldz Camargo” é responsável técnico há 25 anos pelo Convênio envolvendo a Superintendência Regional de Uberlândia da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, Ministério da Saúde e Instituto Ezequiel Dias, que tem como objetivo a realização de diagnóstico sorológico da dengue em todos os casos suspeitos da região do Triângulo Mineiro, que compreende 18 municípios e atende a uma população de mais de 2 milhões de pessoas. Em adição, este laboratório realiza imunoensaios para confirmação diagnóstica dos casos suspeitos de toxoplasmose congênita em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, assim como dos casos suspeitos de toxoplasmose cerebral em indivíduos imunodeprimidos internados na Enfermaria de Infectologia deste Hospital. Há também um projeto de extensão de longo prazo em associação com o Hospital de Clínicas da UFU, com enfoque em bactérias resistentes a antibióticos presentes nas UTIs e outras dependências. Tal aspecto do ambiente hospitalar tem se tornado extremamente relevante, uma vez que compromete a higidez e plena recuperação dos indivíduos internados e profissionais lá lotados. Este projeto inclui aspectos epidemiologia molecular, como a identificação destas bactérias, suas áreas preferenciais de concentração e seus genes de resistência, bem como há uma vertente educacional, com palestras proferidas aos funcionários sobre cuidados quanto a higiene e fatores de risco relacionados ao ambiente hospitalar. Outro trabalho desenvolvido no âmbito do Programa neste quadriênio foi um trabalho realizado pelos discentes do PPIPA, envolvendo 10 pós-graduandos do Programa cujo objetivo é esclarecer e propor estratégias que possam ser implementadas pelo Praia Clube, instituição Uberlandense com mais de 40.000 associados, para controlar a população de gatos errantes no clube e evitar a propagação de zoonoses potencialmente transmitidas aos usuários desse clube. Para tal, os docentes realizaram visitas técnicas para estimar a população e habitat dos animais, sugerindo posteriormente uma série de medidas de controle da população e de disseminação de doenças. Como resultado deste trabalho realizado, a direção do Praia Clube seguiu todas as recomendações, que resultaram em estabelecimento de parceria entre o clube, Hospital Veterinário da UFU e associação de proteção dos animais para a castração e vacinação dos gatos, bem como para sua destinação a novos lares por meio de doação. Adicionalmente, o Clube implementou uma série de medidas preventivas, como a proteção de praças de alimentação e fontes de água, tratamento dos tanques de areia, bem como campanhas educativas para os colaboradores e associados. Os pós-graduandos do PPIPA participaram de uma destas ações, ministrando palestras sobre o tema na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) do Clube.
5.2. Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional relacionados à área de conhecimento do Programa, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação.
Todos os docentes do Programa mantêm colaborações sistemáticas e efetivas com outros programas de pós-graduação de diferentes regiões do país, interagindo com instituições de todas as regiões do país, sendo estes por meio de intercâmbio de discentes, treinamentos técnicos, participação em disciplinas de pós-graduação, autoria de artigos científicos, palestras, dentre outros. Adicionalmente, cabe ressaltar que nossos docentes participam de Redes de Pesquisa regionais, estaduais e nacionais, como a Rede de Pesquisa em Doenças Infecciosas Humanas e Animais do Estado de Minas Gerais, financiada integralmente pela FAPEMIG e que conta com a participação formal de 13 docentes, induzindo a cooperação permanente com outras instituições de pesquisa do estado de Minas Gerais. A proposta mostra a colaboração com cerca de 65 instituições de diferentes Estados e também da América Latina.
5.3. Visibilidade ou transparência dada pelo Programa à sua atuação. (peso 20)
A página do Programa de pós-graduação está muito bem elaborada, atual e com alta visibilidade, apresentando também as opções em língua inglesa e espanhola.
O programa de pós-graduação em Imunologia e Parasitologia da UFU atingiu o conceito MB em todos os quesitos, formação de doutores e produção intelectual, dentro de Programa de Excelência dos Cursos de Pós-graduação da CAPES.