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Plataforma Sucupira

Ficha de Avaliação de Programas Acadêmicos

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (SBM)
Matemática em Rede Nacional (31075010001P2)
PROFISSIONAL
MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
MATEMÁTICA
Avaliação Quadrienal - Rede 2017
20/09/2017

Cursos

Notas por Ano
Nome Nível Situação 2013 2014 2017
Matemática em Rede Nacional Mestrado Profissional EM FUNCIONAMENTO 5 5 5
QUESITOS
QUESITOS

1 – Avaliação da Rede e suas Associadas

Itens de Avaliação Peso Avaliação
1.1. Articulação entre as instituições associadas e a coordenação do programa. 20.0 Muito Bom
1.2. Planejamento global da rede, sistemática de avaliação e auto avaliação. 20.0 Muito Bom
1.3. Infraestrutura para administração, ensino e demais atividades pertinentes. 20.0 Muito Bom
1.4. Critérios e efetividade das normas de credenciamento e descredenciamento. 20.0 Bom
1.5. Implantação e atualização da proposta do programa. 20.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é uma iniciativa pioneira da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio de diversas instituições e induzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PROFMAT foi recomendado pela CAPES em 2010. A primeira turma teve início em 2011, com 1192 vagas ofertadas por 48 instituições associadas em 54 campi. Inicialmente, apenas os estados de Roraima, Acre, Distrito Federal e Santa Catarina não tiveram nenhuma instituição compondo a rede do programa. No entanto, em 2012, instituições destes quatro estados foram credenciadas para oferta de turmas do curso. O programa manteve crescimento em 2013, com a oferta de 1.570 vagas em 71 campi de 58 instituições associadas. Em 2014 ofertaram 1.500 vagas em 69 campi de 57 instituições associadas. Em 2015, teve a oferta de 1.575 vagas em 80 campi de 65 instituições associadas. No ano de 2016, foram oferecidas 1470 vagas em 75 campi de 61 instituições associadas. Entre os anos de 2011 a 2016, houve um aumento significativo de vagas no interior do país, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, o que facilitou o acesso ao Programa. O curso é composto por seis (6) áreas de concentração, a saber, ANÁLISE MATEMÁTICA; ÁLGEBRA; ENSINO DE MATEMÁTICA; MATEMÁTICA APLICADA; GEOMETRIA E TOPOLOGIA; e MATEMÁTICA. A estrutura curricular é composta de sete (7) disciplinas obrigatórias e quinze (15) eletivas. As disciplinas obrigatórias são Números e Funções Reais; Matemática Discreta; Geometria; Aritmética; Resolução de Problemas; Fundamentos de Cálculo; e Geometria Analítica. O discente é quem escolhe duas disciplinas optativas para cumprir os créditos em disciplinas. Além disso, o discente deve prestar o Exame Nacional de Qualificação (ENQ) e apresentar trabalho de conclusão de curso, que pode ser: dissertação, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, relatórios finais de pesquisa, softwares, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits e projetos de inovação. No entanto, o programa solicita que independente do formato apresentado, é obrigatório que o trabalho de conclusão do PROFMAT tenha um texto formalmente escrito. A matriz curricular também tem as seguintes orientações: a) as disciplinas ofertadas no primeiro e segundo períodos letivos regulares têm duração mínima de doze semanas; b) as atividades presenciais de cada disciplina, cujos horários e locais são definidos e divulgados por cada instituição associada, ocorrem em todas as semanas do período letivo, em todos os campi, com duração mínima de três horas por semana; c) o discente deve dedicar, para cada disciplina, pelo menos sete horas por semana para leitura dos textos, resolução das listas de exercícios e outras atividades; d) as disciplinas ofertadas no Período Verão (janeiro ou fevereiro) são ministradas em regime presencial, em todos os campi de atendimento das instituições associadas, cujo calendário acadêmico é definido por cada uma, obedecendo às seguintes regras gerais: as aulas dar-se-ão em três a quatro semanas, durante os meses de janeiro ou fevereiro; para cada disciplina, a carga horária mínima presencial será de 60 horas. 1.1 Sobre a articulação entre as instituições associadas e a coordenação do Programa, a avaliação foi feita pela comissão considerando predominantemente aspectos qualitativos. As informações foram coletadas na Plataforma Sucupira, nos documentos fornecidos pela CAPES, na página do Programa (http://www.profmat-sbm.org.br/) e nas respostas dos questionários submetidos aos egressos e coordenadores das instituições associadas. O número de respondentes aos questionários aplicados pela CAPES foi de 27 entre 76 coordenadores (36%) e 400 entre 2971 egressos (14%). Como ação de auto avaliação, o Programa aplicou questionários similares aos aplicados pela CAPES. Os formulários foram enviados para 2875 egressos e 92 coordenadores que atuaram no programa no período 2011-2017. Nessa consulta, 659 egressos enviaram suas respostas (23%) e no caso dos coordenadores, retorno total (100%). Como a taxa de devolução de respostas mostrou-se próxima da média de devolução de questionários desta natureza, em torno de 25%, esta Comissão considerou relativamente importante a opinião desse grupo e utilizou os resultados dos questionários aplicados pela CAPES. A pesquisa realizada com os egressos indicou que 74% manteve contato com docentes e discentes de outras instituições muito frequentemente, frequentemente ou regularmente. Na pesquisa realizada com os coordenadores, 84% destes avaliaram que a colaboração com as IES da rede foi importante para o bom andamento do curso e 85% indicaram que a qualidade dessa articulação e a coordenação geral da rede foi excelente, muito boa ou adequada. Algumas respostas atestam que houve melhoria na qualidade da articulação, como, por exemplo, processo de descentralização, autonomia das instituições e responsabilização. Constata-se ainda a realização anual do Encontro Nacional dos Coordenadores das Instituições Associadas, o que tem facilitado tal articulação. A comissão atribui conceito Muito Bom. 1.2 No que se refere ao planejamento global da rede, sistemática de avaliação e auto avaliação, a proposta do Programa explicita, de forma clara, as áreas de concentração, linhas de pesquisa e os projetos associados. Além disso, descreve os procedimentos relativos ao exame nacional de acesso, estrutura curricular, exame nacional de qualificação e trabalho de conclusão. As ações de auto avaliação também são explicitadas e os resultados obtidos deram origem a um documento, intitulado “PROFMAT: uma reflexão e alguns resultados”, publicado em 2017 e disponível na página do Programa. A comissão atribui conceito Muito Bom. 1.3 Com relação à infraestrutura para administração, ensino e demais atividades pertinentes, a proposta do Programa não detalhou a particularidade de cada instituição associada. Porém, a pesquisa realizada com egressos (89%) e coordenadores (76%) indicou que a infraestrutura dos campi foi considerada excelente, muito boa ou adequada. A proposta do Programa também mostrou que todos os campi dispõe de recursos de informática, acesso ao Portal de Periódicos da Capes, biblioteca e a maioria ainda possui laboratório. Também cabe ressaltar que o credenciamento de um campus está condicionado à infraestrutura adequada. A comissão atribui conceito Muito Bom. 1.4 Os critérios de credenciamento e descredenciamento estão descritos de maneira detalhada nas normas do Programa disponíveis na página eletrônica do Programa. No entanto, não foi possível encontrar elementos que permitam aferir a efetividade na aplicação desses critérios. A comissão atribui conceito Bom. 1.5 Quanto à implantação e atualização do Programa, houve indicações claras na proposta do Programa no que diz respeito a ações que têm levado à sua atualização. Quanto à implantação, o documento de auto avaliação reconheceu a complexidade da gestão do Programa no tocante às particularidades de cada instituição associada, contudo, a coordenação nacional tem conseguido uma padronização das regras, estabelecendo diretrizes e normativas gerais. Ressalta-se que a pesquisa com os coordenadores aponta que 71% não consideraram difícil a gestão dos cursos em cada instituição. A comissão atribui conceito Muito Bom. A comissão atribui conceito Muito Bom ao quesito 1.

2 – Discentes e Egressos

Itens de Avaliação Peso Avaliação
2.1. Processos de seleção e de avaliação de discentes. 15.0 Muito Bom
2.2. Fluxo discente: quantidade de ingressantes, evasão e prazo de conclusão (por associada e no total rede). 25.0 Muito Bom
2.3. Qualidade dos trabalhos finais: adequação dos trabalhos à proposta do curso e sua divulgação. 60.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
2.1. Quanto aos processos de seleção e de avaliação discente, de acordo com a proposta do Programa, o processo de seleção é regido por edital amplamente divulgado na página do Programa. Esse processo, se dá através da realização do Exame Nacional de Acesso que versa sobre conteúdo matemático, previamente definido e divulgado na página do curso. Este exame é coordenado pela Comissão Acadêmica Nacional e executado, em todos os campi, pela comissão acadêmica de cada instituição associada. No que diz respeito à avaliação de discente, a proposta do Programa descreve a avaliação em disciplinas e a realização do Exame Nacional de Qualificação. As avaliações nas disciplinas estão baseadas em exames orais, listas de exercícios, palestras e atividades online no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O Exame de Nacional de Qualificação é baseado em quatro disciplinas do núcleo básico e aplicado duas vezes ao ano, simultaneamente em todos os campi. Para permanecer matriculado no Programa o discente terá que realizar o exame imediatamente após ter sido aprovado nas quatro disciplinas básicas (Número e Funções Reais; Matemática Discreta; Geometria e Aritmética). O discente tem duas oportunidades consecutivas para obter aprovação no exame. A excelência e o rigor acadêmico dos critérios nacionais de seleção e de avaliação pode ser inferido pela taxa de aprovação dos discentes, em torno de 80%, no quadriênio 2013-2016. A comissão atribui conceito Muito Bom. 2.2 Com relação ao fluxo discente, a comissão fez uma análise global do Programa e por regiões geográficas. No que diz respeito à quantidade de ingressantes e titulados, por ano, no total da rede, observou-se que, em média, houve 1390 ingressantes e 747 titulados por ano, com tempo médio de titulação de 28,2 meses. Tendo em vista que os discentes são professores do Ensino Médio e, portanto, têm atividades de ensino nas escolas onde trabalham, o tempo médio de 28,2 meses para titulação é considerando muito bom. Quanto à evasão e desligamento, observou-se que, em média/ano, de um total de 2407 matriculados houve 47 abandonos e 521 desligamentos. A taxa média de evasão (abandono) ficou abaixo de 2% e a taxa média de desligamento ficou em torno de 21%, no quadriênio 2013-2016. No documento “PROFMAT: uma reflexão e alguns resultados”, mencionado no item 1.2, atribui-se como motivo predominante do desligamento a não aprovação no Exame Nacional de Qualificação. O desligamento por reprovação no Exame Nacional de Qualificação refletiu o rigor acadêmico exigido no Programa, para o nivelamento dos discentes a respeito do conteúdo básico do curso em todo o país, e foi similar ao perfil da área. Na análise por região geográfica, constatou-se o seguinte fluxo discente: Centro-Oeste: 131 ingressantes e 58 titulados. Nordeste: 430 ingressantes e 259 titulados. Norte: 124 ingressantes e 93 titulados. Sudeste: 516 ingressantes e 280 titulados. Sul: 173 ingressantes e 73 titulados. Quanto a evasão e desligamento, por região geográfica, notou-se o seguinte fluxo médio no quadriênio: Centro-Oeste :179 matriculados, 3 abandonos (1,5%) e 54 desligamentos (30,3%) por ano. Nordeste: 758 matriculados, 16 abandonos (2%) e 161 desligamentos (21,2%) por ano. Norte: 259 matriculados, 4 abandonos (1,5%) e 64 desligamentos (24,6%) por ano. Sudeste: 937 matriculados, 20 abandonos (2,1%) e 167 desligamentos (17,8%) por ano. Sul: 275 matriculados, 5 abandonos (1,5%) e 76 desligamentos (27,5%) por ano. A taxa de desligamentos mostra diferenças entre as regiões, no entanto a taxa de evasão (abandono) por região geográfica foi similar à taxa nacional e ao perfil da área. A comissão atribui conceito Muito Bom. 2.3 Sobre a qualidade e disponibilidade dos trabalhos finais, todos os trabalhos de conclusão de curso estão disponíveis na página do programa e são de fácil acesso e consulta. A análise de uma amostra significativa dos trabalhos de conclusão, por ano e por campus, mostrou que houve aderência dos temas desenvolvidos com a proposta do Programa. Além disso, pôde-se constatar organização e qualidade destes trabalhos. Observou-se, também, grande variedade de produtos, todos relacionados ao cotidiano do ensino de Matemática nas escolas de Educação Básica, tais como: métodos de ensino, conteúdos e atividades em sala de aula, uso de softwares/novas tecnologias, materiais de visualização, jogos, banco de questões, entre outros. A comissão atribui conceito Muito Bom. A comissão atribui conceito Muito Bom ao quesito 2.

3 – Corpo Docente

Itens de Avaliação Peso Avaliação
3.1. Adequação da dimensão, composição e dedicação dos docentes permanentes para o desenvolvimento das atividades de formação considerando - se o programa e as instituições associadas. 20.0 Muito Bom
3.2. Compatibilidade do corpo docente com a proposta, considerando - se suas atividades de ensino, pesquisa, orientação. 50.0 Muito Bom
3.3. Produção intelectual. 30.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
3.1 Quanto à dimensão do corpo docente permanente, observou-se que, no início de 2013, uma parte das instituições associadas (30%) não contavam com o número mínimo de docentes permanentes (8) estabelecido nas normas de avaliação publicadas pelo Programa no final de 2016. Entretanto, ao longo do quadriênio, houve uma adequação das instituições associadas relativas ao número mínimo de docentes estabelecido. Em 2016, 84% das instituições associadas contavam com, no mínimo, oito (8) docentes permantes e 12% possuiam seis (6) ou sete (7). Constatou-se ainda prováveis erros de preenchimento do relatório, por parte de duas instituições, que declararam, respectivamente, contar com zero (0) e dois (2) docentes permanentes em 2016. No entanto, em consulta pública à Plataforma Sucupira no dia 09/08/2017, verificou-se oito (8) e onze (11) docentes permanentes declarados. Observou-se, portanto, que durante o quadriênio 2013-2016, as instituições associadas foram se adequando ao critério de número mínimo de docentes permanentes, determinados pelas normas publicadas no final do ano de 2016. Quanto à composição e dedicação dos docentes permanentes para as atividades de formação, as repostas do questionário dos egressos, indicam que 90% considerou o Corpo Docente excelente, muito bom ou adequado e 74% excelente ou muito bom. No que diz respeito à pesquisa com os coordenadores, 78% considerou o tamanho do seu corpo docente adequado ou muito adequado. Além disso, 82% indicou que a dedicação do seu corpo docente é excelente ou muito boa, 18% adequada e 0% ineficiente ou totalmente ineficiente. O perfil (formação e experiência) foi avaliado, pelos coordenadores, da seguinte forma: 96% consideram excelente ou muito bom, 4% com limitações e 0% inadequado ou totalmente inadequado. No que concerne ao regime de trabalho do Corpo Docente, constatou-se que 99% tiveram dedicação exclusiva ou integral. Quanto ao vínculo com outros PPG, aproximadamente 73,6% atuaram apenas no Programa, 23% atuaram em mais um (1) PPG, 3% em mais dois (2) e 0,4% em mais de três (3). No quadriênio, o programa contou com média 970,5 docentes, sendo 871,7 permanentes, 97,7 colaboradores e 1 visitante. A proporção de colaboradores em relação ao total de docentes é de aproximadamente 10%, que está de acordo com as diretrizes da área, que determina uma proporção máxima de 30%. A carga horária dedicada ao Programa tem se mostrado eficaz tendo vista os resultados observados (qualidade dos trabalhos de conclusão, produção intelectual, etc.). A comissão atribui conceito Muito Bom. 3.2 Quanto à compatibilidade do corpo docente com a proposta, constatou-se que 94% dos docentes possui formação e atuação aderente à proposta do Programa. Cabe ressaltar que 5% dos docentes permanentes possuem bolsa de produtividade em pesquisa. A comissão atribui conceito Muito Bom. 3.3 No que diz respeito à produção intelectual, em 2016, foi declarada, predominantemente, a produção intelectual alinhada à proposta do Programa, o que não ocorreu nos anos anteriores, uma vez que foi declarada conjuntamente toda produção intelectual sem distinção. A produção bibliográfica aderente à proposta do Programa foi dividida essencialmente em trabalhos publicados em anais de congresso e livros didáticos. A produção técnica aderente à proposta do Programa foi dividida em apresentação de trabalhos em congressos, organização de eventos, cursos de curta duração e desenvolvimento de material didático. Essa comissão avaliou que a produção intelectual está alinhada à proposta do Programa e atribui conceito Muito Bom ao item 3.3. A comissão atribui conceito Muito Bom ao quesito 3.

4 – Inserção Social

Itens de Avaliação Peso Avaliação
4.1. Importância do curso na atuação profissional dos egressos. 60.0 Muito Bom
4.2. Políticas de divulgação e transparência das atividades e da atuação do programa. 40.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
4.1 Quanto à importância do curso na atuação profissional, de acordo com a pesquisa realizada com os egressos, constatou-se que a postura como professor/profissional mudou em razão da conclusão do curso, mais precisamente, 99% classificou como melhor ou muito melhor, 1% como igual e 0% como pior ou muito pior. Além disso, a conclusão do curso para o avanço na carreira de professor/profissional foi classificada como muito importante para 91% dos egressos e pouco importante, muito pouco importante ou indiferente para 9% dos egressos. Analisando a pesquisa com os coordenadores no quesito qualidade da formação discente, constatou-se que 60% consideraram excelente ou muito boa, 40% adequada e 0% fraca ou muito fraca. No que diz respeito à importância profissional para os egressos, 67% consideraram muito importante, 33% importante e 0% pouco importante ou indiferente. Observou-se também que, com relação à contribuição do curso para atuação profissional do discente, as respostas se assemelharam ao quesito anterior. A proposta do Programa e o documento “PROFMAT: uma reflexão e alguns resultados”, mostraram evidências de que os egressos, nas suas respectivas escolas, têm incentivado e preparado alunos para participação em Olimpíadas de Matemática, têm atuado com maior segurança na apresentação dos conteúdos e incentivado seus alunos a estudarem Matemática fora do ambiente escolar através da criação de atividades lúdicas. Esta nova postura tem contribuído para o aumento da autoestima dos alunos frente à disciplina Matemática. A comissão atribui o conceito Muito Bom ao item 4.1. 4.2 Quanto à divulgação e transparência das atividades e da atuação do Programa, a página fornecida (http://www.profmat-sbm.org.br/) oferece todas as informações referentes ao curso, incluindo a forma de ingresso, processo de seleção, regimento, disciplinas e suas ementas, material didático (livros da Coleção Profmat e vídeo aulas), todos os trabalhos de conclusão de curso entre outras informações pertinentes. Além disso, a página possui formulário “fale conosco” e acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. O formato da página simplifica as buscas e é de fácil acesso e consulta. O PROFMAT conseguiu atingir em torno de 80 cidades em seis anos desde o início de funcionamento, em todas as unidades federativas do país. A comissão atribui o conceito Muito Bom ao item 4.2. A comissão atribui conceito Muito Bom ao quesito 4.
QUALIDADE DE DADOS DO COLETA
QUALIDADE DE DADOS DO COLETA
Quesitos de Avaliação Peso Avaliação
1 – Avaliação da Rede e suas Associadas 20.0 Bom
2 – Discentes e Egressos 40.0 Muito Bom
3 – Corpo Docente 20.0 Bom
4 – Inserção Social 20.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Bom
Apreciação da Avaliação:
Quesito 1 - Na proposta do Programa não foram fornecidas informações suficientes que permitem avaliar itens como infraestrutura (laboratórios, recursos de informática e bibliotecas) de cada instituição associada, critérios de credenciamento e descredenciamento das instituições associadas e efetividade da aplicação desses critério. Contudo, na página pública do Programa, indicada na Proposta (http://www.profmat-sbm.org.br/), encontram-se todas as informações pertinentes a este quesito da avaliação. Quesito 3 – Constatou-se erro de preenchimento em campos relacionados à indicação de docentes permanentes de algumas instituições associadas. O relatório forneceu os dados adequados para avaliação dos quesitos 2 e 4.
NOTA FINAL
NOTA FINAL
Quesitos de Avaliação Peso Avaliação
1 – Avaliação da Rede e suas Associadas 20.0 Muito Bom
2 – Discentes e Egressos 40.0 Muito Bom
3 – Corpo Docente 20.0 Muito Bom
4 – Inserção Social 20.0 Muito Bom

Avaliação
Nota 5

Justificativa da Avaliação:
O Programa revelou ter articulação entre as instituições associadas e a coordenação. Uma das evidências desta interação é a realização de encontros anuais de coordenadores. Todas as instituições associadas dispõem de recursos de informática, acesso ao portal de periódicos da Capes, biblioteca e a maioria possui laboratório. O credenciamento está condicionado à existência de infraestrutura adequada. A evolução e implantação do Programa é evidenciada pela expansão da rede pelas várias regiões geográficas. O Programa consegue atingir em torno de 80 cidades ao longo dos seus seis anos de existência, abrangendo todas as unidades federativas. A uniformização dos processos de seleção, qualificação e qualidade das dissertações indicam que a implantação e atualização do programa é eficiente. Os critérios de credenciamento e descredenciamento das instituições associadas são regidos por regras específicas explicitadas nas normas do programa. Esses critérios são coerentes com os critérios dos diversos programas de pós-graduações da área de Matemática. O processo de seleção é regido por edital amplamente divulgado na página do Programa. Esse processo se dá por meio de realização do Exame Nacional de Acesso que versa sobre Matemática. A avaliação dos discentes é composta pela avaliação nas disciplinas e no Exame Nacional de Qualificação. O número médio de ingressantes no Programa é de 1390 com 747 titulados por ano e tempo médio de titulação de 28,2 meses. Os trabalhos de conclusão mostram aderência dos temas desenvolvidos à proposta do Programa, apresentando qualidade, organização e variedade de temas. Foram produzidas 2988 dissertações no quadriênio com uma grande variedade de produtos associados, todos relacionados ao cotidiano do ensino de Matemática nas escolas de Educação Básica (métodos de ensino, conteúdos e atividades em sala de aula, uso de softwares/novas tecnologias, materiais de visualização, jogos, banco de questões, entre outros). No quadriênio, o Programa contou em média com 970 docentes, sendo 872 permanentes (90% do total). O corpo docente é adequado quanto à dimensão, composição e dedicação, além de apresentar produção acadêmica de bom nível e aderente ao Programa. A pesquisa realizada com os egressos constatou que a postura como professor/profissional mudou em razão da conclusão do curso. A maioria dos coordenadores considerou a qualidade da formação discente como excelente ou muito boa. Há evidências de que os egressos, nas suas escolas, têm incentivado e preparado alunos para participação em Olimpíadas de Matemática, têm atuado com maior segurança na apresentação dos conteúdos e incentivado seus alunos a estudar Matemática fora do ambiente escolar por meio de atividades lúdicas. O Programa consegue atingir todas as unidades da Federação e demonstra visibilidade através de iniciativas da área como os encontros regionais e nacionais. O Profmat mantém uma página eletrônica de fácil acesso, contendo todas as informações referentes ao curso e hospedando todos os trabalhos de conclusão. A Comissão Avaliadora recomenda a manutenção da nota 5.
COMPLEMENTOS
COMPLEMENTOS
Apreciações ou sugestões complementares sobre a situação ou desempenho do programa.

Recomendações da Comissão ao Programa.

A CAPES deve promover visita de consultores ao Programa?
Não

A Comissão recomenda mudança de área de avaliação?
Não

A Comissão recomenda a mudança de modalidade do programa?
Não

NOTA/PARECER CTC
NOTA/PARECER CTC

Parecer Final

Avaliação
Nota 5
Justificativa da Avaliação:
O CTC-ES ampliado, em sua 173ª reunião, destinada a avaliar os programas de excelência e os programas profissionais analisados durante a Quadrienal 2017, aprova as deliberações e recomendações elaboradas pela Comissão de Área ratificando a nota por ela atribuída.
MEMBROS DA COMISSÃO
MEMBROS DA COMISSÃO

Comissão da Avaliação

Nome Instituição
ADEMIR FERNANDO PAZOTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ADILSON JESUS APARECIDO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
ALEXANDRE MEYER LUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ANDREA BRITO LATGE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ANDREA MIDORI TAKAI FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP
CASSIA CRISTINA DONATO FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP
CLEONICE FATIMA BRACCIALI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO ( SÃO JOSÉ DO RIO PRETO )
DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ( JOÃO PESSOA )
DIANA JUNKES BUENO MARTHA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DUCINEI GARCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
ESEQUIEL RODRIGUES OLIVEIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
FRANCISCO ALVES FILHO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
GABRIELA PELLEGRINO SOARES UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
GREGORIO PACELLI FEITOSA BESSA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
HILDA HELENA SOVIERZOSKI UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ISABELA ALMEIDA PORDEUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
JACYAN CASTILHO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
JAIRO LIZANDRO SCHMITT UNIVERSIDADE FEEVALE
JOSE HENRIQUE MARTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ( JOÃO PESSOA )
JOSE LUCAS PEDREIRA BUENO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
LUCIA GOUVEA PIMENTEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
LUCIANA QUILLET HEYMANN FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS ( RJ )
LUIZ MARCELO DE CARVALHO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO ( ARARAQUARA )
MARCELO DE SOUZA MAGALHAES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
MÁRCIA MARQUES DE MORAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
MARCO ANTONIO ESCHER UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
MARCO ANTONIO ROCHA MARTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
MARTA FEIJO BARROSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
MASAKO OYA MASUDA FUNDAÇÃO CECIERJ
NELSON FIGUEIREDO DE ANDRADE FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
PAULO ANSELMO ZIANI SUAREZ UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
SIMONE MEUCCI UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.53.3
  • Copyright 2016 Capes. Todos os direitos reservados.

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