1 – Proposta do Programa
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
Reconsideração |
1.1. Coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e proposta curricular. |
50.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
1.2. Planejamento do programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na melhor formação de seus alunos, suas metas quanto à inserção social mais rica dos seus egressos, conforme os parâmetros da área. |
20.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
1.3. Infraestrutura para ensino, pesquisa e, se for o caso, extensão. |
30.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
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Avaliação |
Reconsideração |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
Muito Bom |
O Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE-UFU) apresenta uma proposta
de formação de mestres e doutores com enfoque teórico plural e alinhado com linhas de pesquisas nas área de: a) Economia Aplicada; b) Economia Regional; c) Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e d) Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico.
O curso de mestrado começou a ser oferecido em 1996 e o de doutorado em 2007. A proposta apresenta coerência interna, uma vez que os cursos obrigatórios e eletivos estão articulados com a proposta. Os projetos de pesquisa realizados também estão aderentes às linhas de pesquisa do programa.
O programa tem condições adequadas em termos infra-estrutura, com de salas de aula, 3 laboratórios de informática, biblioteca e sala de videoconferência.
Do ponto de vista do planejamento futuro o programa destaca o esforço para discutir frequentemente com os professores itens relacionado ao andamento das disciplinas, das teses e dissertações e, finalmente, para elevar a publicação, principalmente nos veículos internacionais.
Apreciação da Reconsideração:
Não houve questionamento por parte da instituição quanto à avaliação deste quesito.
Avaliação mantida
2 – Corpo Docente
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
Reconsideração |
2.1. Perfil do corpo docente, consideradas titulação, diversificação na origem de formação, aprimoramento e experiência, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. |
30.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
2.2. Adequação e dedicação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação do programa. |
30.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
2.3. Distribuição das atividades de pesquisa e de formação entre os docentes do programa. |
30.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
2.4. Contribuição dos docentes para atividades de ensino e/ou de pesquisa na graduação, com atenção tanto à repercussão que este item pode ter na formação de futuros ingressantes na PG, quanto (conforme a área) na formação de profissionais mais capacitados no plano da graduação. Obs.: este item só vale quando o PPG estiver ligado a curso de graduação; se não o estiver, seu peso será redistribuído proporcionalmente entre os demais itens do quesito. |
10.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
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Avaliação |
Reconsideração |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
Muito Bom |
Todo o corpo docente é composto por doutores. Com relação à formação, observa-se grande diversificação, com docentes oriundos de diferentes centros. O perfil dos professores e adequado e coerente com a proposta do programa e com as linhas de pesquisa. Em 2016 o corpo permanente foi composto por 15 docentes e foi observada estabilidade ao longo dos quatro anos.
A proporção de professores colaboradores em relação aos professores permanentes se encontra em níveis considerados muito bons e as atividades de orientação encontram-se bem distribuída entre os professores do programa.
Observa-se a preocupação com a qualificação dos docentes, através principalmente da realização de pós-doutoramento no exterior. No quadriênio, 3 professores estiveram em Universidades do exterior para realização de pós-doutoramento.
A dedicação dos docentes em relação às atividades de pesquisa e formação pode ser considerada muito boa.
Quanto à interação com a graduação, todos os professores ministraram aulas, com média de 200 horas na graduação. Além disso orientam monografias e iniciações científicas. Os discentes da pós-graduação, por sua vez, participam do Programa de Estágio Docente.
Apreciação da Reconsideração:
Não houve questionamento por parte da instituição quanto à avaliação deste quesito.
Avaliação mantida
3 – Corpo Discente, Teses e Dissertações
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
Reconsideração |
3.1. Quantidade de teses e dissertações defendidas no período de avaliação, em relação ao corpo docente permanente e à dimensão do corpo discente. |
15.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
3.2. Distribuição das orientações das teses e dissertações defendidas no período de avaliação em relação aos docentes do programa. |
15.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
3.3. Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação (no caso de IES com curso de graduação na área) na produção científica do programa, aferida por publicações e outros indicadores pertinentes à área. |
60.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
3.4. Eficiência do Programa na formação de mestres e doutores bolsistas: Tempo de formação de mestres e doutores e percentual de bolsistas titulados. |
10.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
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Avaliação |
Reconsideração |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
Muito Bom |
No quadriênio, foram formados 42 mestres e 32 doutores.
A proporção de titulados em relação ao número total de discentes foi de cerca de 30%, o que é considerado muito bom pela área.
O número de titulados em relação ao corpo de docentes permanentes também atingiu um número considerado muito bom. O grau de abandono e desistência do corpo discente também permaneceu em níveis considerados muito bons.
As orientações estão bem distribuídas entre os professores.
Em termos qualitativos, pode-se perceber os bons resultados pela publicação dos discentes em revistas qualificadas nacionais e internacionais, além de congressos nacionais e internacionais.
O tempo médio de titulação também pode ser considerado muito bom, ficando em torno de 26 meses para o mestrado e 50 meses para o Doutorado
Apreciação da Reconsideração:
Não houve questionamento por parte da instituição quanto à avaliação deste quesito.
Avaliação mantida
4 – Produção Intelectual
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
Reconsideração |
4.1. Publicações qualificadas do Programa por docente permanente. |
65.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
4.2. Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente do Programa. |
30.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
4.3. Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes. |
5.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
4.4. Produção Artística, nas áreas em que tal tipo de produção for pertinente. |
-
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Não Aplicável |
Não Aplicável |
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Avaliação |
Reconsideração |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
Muito Bom |
A produção intelectual do programa apresentou crescimento significativo em relação ao quadriênio anterior. Em relação aos periódicos, foram publicados um total de 109 artigos, sendo que destes, 7 em periódicos dos estratos A1 e A2 internacionais. No triênio anterior o programa havia publicado apenas em periódicos classificados no máximo em B1. O perfil das publicações mais relevantes é compatível com a proposta, com publicações em revistas diversificadas, que expressam as linhas de pesquisa do programa. Podem ser destacadas publicações na Ecological Economics, Applied Economics e Economics Bulletin. Em um nível um pouco inferior no Clm, aparecem publicações na Challenge e Journal of Economic Studies.
Em relação aos livros, também observou-se uma produção expressiva, com 1 livro e 12 capítulos publicados por editoras internacionais. As produções estão coerentes com a proposta do programa e com as linhas de pesquisa.
Todos os professores realizaram esforço de publicação, uma vez todos os docentes permanentes tiveram ao menos uma publicação em periódico. Além disso, observa-se uma boa distribuição das publicações entre o corpo de professores permanentes.
Apreciação da Reconsideração:
O CA de Economia avaliou o Programa de Pós-graduação da UFU com nota 5.
O recurso aqui analisado questiona a avaliação do CTC, que rebaixou a nota do programa de cinco para quatro.
Esse rebaixamento se deu pela mudança do conceito de “muito bom” para “bom” neste quesito.
O recurso elaborado pela instituição argumenta que o PPGE-UFU já cumpre desde 2013 os requisitos para obtenção da nota 5, inclusive no que concerne à produção intelectual total e qualificada.
De fato, quando se observam os indicadores de produção, há cursos com produção total por docente inclusive inferior numa classificação superior.
A adoção de métrica alternativa pelo CTC gerou efetivamente perda de homogeneidade no resultado da avaliação.
Não há, portanto, como discordar da reclamação do programa, visto que a homogeneidade dos grupos consta como um dos critérios do CA de Economia.
De acordo com as orientações gerais aos consultores fornecidas pela própria CAPES no sentido de manter a avaliação da Área no caso de haver divergência entre essa avaliação e aquela do CTC, a posição da comissão de reconsideração vai no sentido de manter a conceituação originalmente conferida pela CA da área de Economia à produção intelectual deste centro, mantendo assim a nota final em 5 para o PPECO-UFRN.
5 – Inserção Social
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
Reconsideração |
5.1. Inserção e impacto regional e (ou) nacional do programa. |
40.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
5.2. Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional relacionados à área de conhecimento do programa, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. |
40.0
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Muito Bom |
Muito Bom |
5.3 - Visibilidade ou transparência dada pelo programa a sua atuação. |
20.0
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Bom |
Muito Bom |
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Avaliação |
Reconsideração |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
Muito Bom |
O programa tem forte inserção regional, com a realização de pesquisa voltadas para o desenvolvimento da região do Triângulo Mineiro e do Cerrado. As informações sobre os egressos mostram que a formação de mestres e doutores contribui para a qualificação de recursos humanos não apenas para a região, mas também para outras regiões do País.
O programa tem realizado esforço importante de aumentar a participação em redes de cooperação com outras Universidades e Centros de Pesquisa no Brasil e no Exterior. No exterior, além da cooperação de pesquisa e dos estágios de pós-doutoramento, pode ser destacado o Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação, parceria da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Com relação à visibilidade, as informações presentes no website do programa apresentam as informações relevantes, embora não apresente informação em inglês.
Apreciação da Reconsideração:
Não houve questionamento por parte da instituição quanto à avaliação deste quesito.
Avaliação mantida