1 - PROGRAMA
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. |
35.0
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Muito Bom |
1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. |
35.0
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Muito Bom |
1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística. |
15.0
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Muito Bom |
1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. |
15.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos tem como área de concentração "Uso e Transformação dos Recursos Naturais do Nordeste", dividindo-se em 2 linhas de pesquisa: (a) Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos e (b) Uso e Transformação de Recursos Agrícolas.
O Programa de pós-graduação visa atender a demandas regionais. A linha de pesquisa do programa “Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos” está voltada para a compreensão e desenvolvimento dos processos de beneficiamento de recursos minerais e energéticos do Estado de Sergipe e da Região Nordeste, tendo como exemplo a exploração do potássio, do magnésio, do petróleo e do gás natural.
A linha de pesquisa do programa “Uso e Transformação de Recursos Agrícolas” está voltada para a compreensão e desenvolvimento dos processos de beneficiamento de recursos agrícolas do estado de Sergipe e da Região Nordeste, a exemplo do estudo da secagem de frutas, da preservação de alimentos, na transformação de alimentos por fermentação, na produção de biopolímeros a partir de fontes primárias de carbono, no desenvolvimento de processos biotecnológicos para a produção de enzimas, no desenvolvimento de processos para produção de biocombustíveis. Há coerência entre as linhas de pesquisa propostas e a área de concentração. O conjunto de disciplinas e suas ementas estão coerentes com as linhas de pesquisa do programa. A formação do corpo docente também é adequada, compreendendo engenharia química, química, engenharia de alimentos, biologia.
A estrutura curricular é composta por 9 créditos referentes às disciplinas obrigatórias para os dois cursos, 9 créditos para as disciplinas optativas no mestrado e 27 créditos no doutorado; e 6 créditos referentes às atividades complementares para o mestrado e 12 créditos para o doutorado. O primeiro período consiste de 2 disciplinas optativas: Matemática Básica (3 créditos) e Redação Científica (3 créditos). O segundo período consiste de 3 disciplinas obrigatórias, sendo duas sem opção de escolha (Equilíbrio de fases e Fenômeno de Transportes) e a terceira escolhida entre Cinética e Reatores Químicos e Cinética e Reatores Bioquímicos. O terceiro período consiste de disciplinas optativas, específicas para conhecimentos básicos e avançados das áreas de atuação e formação propostas pelo programa. Atividades complementares completam 6 créditos para mestrado e 12 para o doutorado. A estrutura curricular atende plenamente às linhas de pesquisa do Programa, com corpo docente qualificado para ministrá-las.
O Programa apresentou a infraestrutura e os projetos financiados em anexo, permitindo apresentação detalhada do item. O aporte total em projetos no quadriênio foi de R$ 56.417.630,37. Foi apresentada a infraestrutura dos laboratórios de catálise e materiais; de engenharia de bioprocessos; de tratamento de resíduos e efluentes; de eletroquímica e nanotecnologia; de pesquisa em alimentos; de sistemas coloidais; de prevenção e controle de incrustações; e de síntese de materiais e cromatografia, além de recursos de informática e internet; biblioteca; e informações complementares. A infraestrutura apresentada é classificada como MB.
O corpo docente permanente do Programa teve média de 13,5 membros no quadriênio, com 10,25 docentes com bolsa de produtividade científica ou de desenvolvimento tecnológica e extensão, e ADE médio de 85,7%. 71% dos docentes do Programa possuem estágio de pós-doutoramento. O corpo docente apresenta fatores H altos, boa distribuição de produção científica.
Na média do quadriênio, foram 13,5 DP, todos com dedicação integral ou exclusiva, sendo que 4,0 atuaram em dois Programas e 1,0 atua em três Programas, todos na UNIT. Todos os DP fazem as 4 atividades. Há boa distribuição de orientação entre os docentes do Programa.
O Programa adota como critério de credenciamento e recredenciamento (anualmente no Planejamento Estratégico é feito uma avaliação com as produções projetadas: enviadas e no prelo) a exigência de uma pontuação compatível com a esperada para Programas nota 5 (no quadriênio) e ao mesmo tempo exigir que pelo menos um artigo/ano a cada quadriênio seja publicado em revista com Qualis A. O Programa cita que continuará com a política de credenciamento e recredenciamento, repondo aqueles que se descredenciam (ou em processo de descredenciamento), e ampliando o quadro. Ainda, o corpo docente tem se qualificado nos últimos anos em processos de Docência e da realização de estágios pós-doutorais.
Foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade. O planejamento estratégico do Programa é elaborado anualmente após a conclusão do Coleta. Atuam em diferentes frentes: Corpo Docente; Consolidação intelectual e científica do corpo docente; Fixação dos discentes do Programa; Internacionalização; Consolidação do Programa; Incremento à visibilidade do Programa. Para cada área, são definidas metas e ações.
O Planejamento estratégico do Programa para o próximo quadriênio (2021-2024) leva em consideração os processos avaliativos ocorridos durante o quadriênio passado; as demandas que ocorreram diante das condições financeiras e estruturais das Universidades, notadamente por conta da Pandemia de COVID-19; e as formulações do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unit que está em desenvolvimento.
Apesar do PDI apresentado ser muito recente, o relatório apresentado pelo Programa aponta para as reflexões que serão realizadas a partir dos resultados anteriores, mas como apontado, no momento essas reflexões são muito impactadas pela necessidade de adaptação à pandemia. O Programa apresenta claro projeto de internacionalização.
O planejamento estratégico é muito recente, e ainda não houve tempo para avaliar suas consequências na tomada de decisões do Programa.
O Programa apresentou em detalhes a análise de sua autoavaliação com foco nas conclusões tomadas. Não foram apresentados os detalhes desse processo. O texto cita no item 1.3 que são realizadas reuniões anuais após a conclusão do Coleta, ocupando um dia inteiro, para revisão do planejamento estratégico, abordando os temas Corpo Docente; Consolidação intelectual e científica do corpo docente; Fixação dos discentes do Programa; Internacionalização; Consolidação do PEP; Incremento à visibilidade do Programa. Naturalmente, a autoavaliação fica implícita nesse procedimento. Não foi mencionado o uso de avaliador externo.
O Programa avaliou as necessidades e anseios do parque industrial instalado na região; os recursos financeiros captados; sua infraestrutura; sua produção cientifica e a distribuição dela entre os docentes; a formação do corpo docente; o interesse de pós-doutorandos em atuar no Programa; a interação com a graduação; a visibilidade do Programa; e a internacionalização, incluindo mobilidade docente e discente.
Como o processo de autoavaliação não foi detalhado, e a página do programa (mencionada no Coleta no tópico “visibilidade”) não apresenta explicitamente o processo de autoavaliação, não é possível avaliar de forma completa o item. Entretanto, resultados do Programa em diversos temas de interesse da sociedade são apresentados na página.
2 - FORMAÇÃO
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. |
30.0
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Muito Bom |
2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos |
25.0
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Muito Bom |
2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. |
10.0
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Muito Bom |
2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa |
25.0
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Muito Bom |
2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. |
10.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
O valor médio do indicador ORI no quadriênio foi de 3,2, classificado como MB.
O valor médio do indicador ATD no quadriênio foi de 1,1, classificado como MB.
O Programa apresentou cinco destaques, com distribuição equilibrada nas duas linhas do Programa, todos com produção científica no maior estrato Qualis, e quatro apresentando contribuições tecnológicas (atendimento a demanda do setor produtivo e/ou com depósito de patente) ou com resultados do processo de internacionalização do Programa.
O valor médio do indicador DPIDE1 no quadriênio foi de 2,2, classificado como MB, enquanto o DPTDE1 foi de 5,1, classificado como MB..
O valor médio do indicador DPIDE2 no quadriênio foi de 3,8, classificado como MB.
O Programa tem realizado o depósito de diversas patentes, sendo duas concedidas e nenhuma licenciada.
O Programa informa que 55% dos egressos mestres ingressaram no curso de doutorado na Unit e em outras instituições no Brasil. 24% dos egressos mestres foram trabalhar, ou já trabalhavam, em empresas públicas ou privadas. 13% foram para a área de educação (médio e superior). Os 7% restantes não informaram sua situação profissional.
Dos egressos em doutoramento, 54% continuaram em IES. 14% investiram em empreendedorismo.
Dos 206 formados, 2 estão em institutos de pesquisa internacionais.
O Programa indicou cinco destaques em cada faixa de tempo. Dos quinze destaques, treze apresentam produção científica nos maiores estratos Qualis, e os outros dois foram destacados por sua atuação em IES. Três destaques apresentam patentes concedidas, destacando-se dos produtos que indicaram apenas o depósito de patente. Mais informações sobre a análise de patentes serão apresentadas no documento de área das Engenharias II.
Dos quinze destaques, cinco foram desenvolvidos em parceria internacional e um recebeu uma medalha de ouro da World Intelectual Property Organization. A atuação com empresas ou a empregabilidade dos egressos está presente em dez destaques.
O valor médio do indicador DPI no quadriênio foi de 3,6, classificado como MB, e o DPT foi de 8,2, classificado como MB.
O valor médio do indicador DPD no quadriênio foi de 96%, classificado como MB.
O valor médio do indicador DPIDE2 no quadriênio foi de 4,0, classificado como MB.
O Programa apresentou cinco destaques, bem distribuídos nas duas linhas do Programa, todos produtos bibliográficos no maior estrato Qualis, com alto fator de impacto e bom número de citações.
O valor médio do indicador SO no quadriênio foi de 100%, classificado como MB. Uma docente iniciou o quadriênio como colaboradora e evoluiu a permanente, não tendo ocorrido o contrário. Uma docente, originária de outro país, atuou como colaboradora nos primeiros anos, e depois deixou o Programa. Assim, houve estabilidade do corpo permanente ao longo do quadriênio. O subitem é classificado como MB.
O valor médio do indicador PSA no quadriênio foi de 5%, classificado como MB.
O valor médio do indicador DP4A no quadriênio foi de 100%, classificado como MB.
O valor médio do indicador ATI no quadriênio foi de 1,7, classificado como MB.
O valor médio do indicador NICT no quadriênio foi de 2,8, classificado como MB, e o NDISC foi 5%, classificado como MB.
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. |
30.0
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Muito Bom |
3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa. |
30.0
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Bom |
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa |
40.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
A avaliação da produção de patentes nacionais e internacionais pelo Programa foi classificada como MB.
A partir das informações fornecidas pelo Programa em planilha anexa ao Coleta, o índice H dos DPs varia de 7 a 33, sendo o índice H2 igual a 11, o H médio 18,3, o H mediano 15,5, 86% dos DPs com H acima de H2, e 93% de DPs com bolsa CNPq PQ ou DT.
O Programa indicou seis artigos, dois depósitos de patentes nacionais, um depósito de patente internacional e uma patente concedida. Os artigos foram publicados nos periódicos Journal of Supercritical Fluids, Journal of Hazardous Materials, ACS Sustainable Chemistry & Engineering, Carbohydrate Polymers e Applied Catalysis B (2 artigos). Os documentos de área das Engenharias II apontam que, como produto bibliográfico a ser indicado como PTT, estão incluídos aqueles publicados em revistas técnicas e em revistas de divulgação, e não devem ser confundidos com artigos em revistas científicas, que já são pontuados em outros itens. O Programa deve procurar o documento de área das Engenharias II sobre essa avaliação quadrienal para obter mais informações sobre a análise de patentes como produtos.
A página do Programa permite identificar com relativa facilidade mais de dois terços dos itens específicos avaliados, sendo o subitem classificado com MB. Recomenda-se ao Programa buscar melhoria contínua na divulgação de suas atividades. A página URL do Programa deve apresentada em pelo menos duas línguas, contendo informações referentes à coordenação e vice coordenação, comissões acadêmicas, editais (incluindo de ingresso), corpo docente, resoluções, critérios de credenciamento e descredenciamento de docentes, regimento do Programa, publicações, vídeos, teses e dissertações, descrição das linhas de pesquisa, ementas das disciplinas, financiamentos, informação sobre a situação dos egressos, publicações decorrentes de teses e dissertações, e informações relevantes adicionais.