1 - PROGRAMA
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. |
35.0
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Muito Bom |
1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. |
35.0
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Muito Bom |
1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística. |
15.0
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Muito Bom |
1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. |
15.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
1.1 O Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) iniciou suas atividades em setembro de 2020, no nível de Mestrado, modalidade acadêmico. O programa ofertou 13 vagas, com 34 inscritos e 14 aprovados em 2020. O relatório ainda evidencia que a proposta foi adequadamente implementada. Apresenta uma área de concentração em Ciências Odontológicas e três linhas de pesquisa. Existe coerência, clareza e articulação entre a área de concentração, linhas de pesquisa, projetos e estrutura curricular, os quais são totalmente adequados aos objetivos do Programa que visa a formação de recursos humanos para o ensino. O programa possui 14 projetos de pesquisa em desenvolvimento, estando bem distribuídos entre as linhas de pesquisa e entre os docentes permanentes. A maioria dos docentes permanentes são responsáveis por pelo menos um projeto. A estrutura curricular do Programa consta de disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas. Existe coerência das disciplinas em relação ao título e ementa; bibliografia; aderência aos objetivos do Programa e Linha de Pesquisa; e perfil do egresso. Há evidências da presença das disciplinas de fundamentação teórica, metodológica e didático-pedagógicas, além das disciplinas de apoio às linhas de pesquisa. O Programa conta com uma adequada infraestrutura, incluindo um complexo de Laboratórios Multiusuários, o qual permite o acesso de pesquisadores da UFES e instituições conveniadas a equipamentos de alto custo. Este complexo conta com Laboratórios de Imunologia Celular e Molecular, Resistência Bacteriana, Análise Biomolecular, Histologia Molecular e Imunohistoquímica, Centro de Pesquisa Clínica, além de ambulatório odontológico, salas de orientação, anfiteatro, biotério e infraestrutura administrativa. Portanto, o Programa conta com infraestrutura e equipamentos adequados à sua dimensão e capaz de suportar as necessidades das linhas e projetos de ensino e pesquisa. Associados aos recursos de informática, com acesso a bases de dados como o Portal de Periódicos Capes, e ao acervo da biblioteca, o Programa oferece condições adequadas para o desenvolvimento dos projetos e linhas de pesquisa. A Instituição apresenta Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito Muito Bom.
1.2 O Programa possui 12 docentes permanentes e 03 docentes colaboradores. Todos os docentes permanentes (100%) têm regime de trabalho de 40 horas com dedicação exclusiva. Nove docentes permanentes (75%) atuam exclusivamente no Programa. Desta forma, o número de docentes permanentes é compatível com a dimensão do Programa e atende ao mínimo exigido pela área de Odontologia. Não há dependência de docentes colaboradores. O corpo docente tem formação nas áreas de abrangência do Programa, sendo todos adequados à proposta do Programa. O Programa não relata qualificação de pós-doutoramento de docente permanente em nível nacional. Dois docentes permanentes (17%) realizaram pós-doutorado no exterior. Oito docentes permanentes (66%) captaram recursos financeiros para pesquisa em 2019 e 2020. Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito Muito Bom.
1.3 O Programa se coloca bem frente às necessidades locais e regionais, enfatizando seu pioneirismo e exclusividade no estado do Espírito Santo. Desta forma, apresenta importante relevância socioeconômica local, por viabilizar a formação continuada em nível de pós-graduação stricto sensu, tendo foco principal na formação de profissionais para o ensino. A Comissão de Planejamento Estratégico do Programa foi instituído formalmente em 2020 e possui representação docente, discente e dos técnicos-administrativos em educação. Desde setembro de 2020, a Comissão vem trabalhando na elaboração do Planejamento Estratégico do Programa, cuja versão preliminar foi aprovada pelo Colegiado Acadêmico do Programa. O Planejamento Estratégico será articulado à Autoavaliação e identificação do panorama atual do Programa. Após o estudo da matriz SWOT (Strenghts: Forças, Weaknesses: Fragilidades, Opportunities: Oportunidades e Threats: Ameaças) do Programa, foram delineados objetivos estratégicos organizados em três eixos temáticos de forma a contemplar a visão para o próximo quadriênio. Os eixos temáticos são formação de pessoal, produção intelectual, impacto social. Desta forma, o planejamento estratégico do Programa envolve as políticas relacionadas à expansão do Programa, tanto a nível nacional como internacional, e está articulado com o PDI da Instituição que possibilita a gestão de seu desenvolvimento futuro. O programa mantém uma política de credenciamento anual, com intenção de aumentar o número de docentes permanentes. Com relação à atração de Jovens Docentes Permanentes (JDP), a coordenação planeja interagir com três docentes admitidas no Departamento de Prótese Dentária da UFES no ano de 2020, de forma a apresentá-las o Programa e envolvê-las nas atividades de pós-graduação, estimulando a sua participação no processo de credenciamento de docentes a ser iniciado em breve. Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito Muito Bom.
1.4 A Comissão de Autoavaliação do Programa foi instituída com representação docente, discente e dos técnicos-administrativos em educação, sendo elaborado um cronograma de plano de ação. Neste cronograma, duas metas iniciais foram traçadas como prioridade: 1) conduzir a avaliação discente das disciplinas, dos docentes e a autoavaliação discente referente ao primeiro semestre letivo do curso (2020/2); 2) elaborar um Plano de Autoavaliação para o Programa. Tais metas foram cumpridas e os documentos produzidos (Relatório de avaliação discente e Plano de Autoavaliação do Programa) foram aprovados pelo Colegiado Acadêmico. A avaliação discente das disciplinas, dos docentes e a autoavaliação discente referente ao semestre 2020/2 foi conduzida em dezembro de 2020. A taxa de resposta foi de 100% para cada uma das cinco disciplinas ofertadas, havendo análise das respostas e retorno das avaliações. O plano de autoavaliação do Programa contempla o ensino, a pesquisa, a internacionalização, a inserção social e a infraestrutura. A Comissão de Acompanhamento de Egressos e a Comissão de Credenciamento de Docentes foram instituídas em outubro de 2020. Essas Comissões estão em fase de discussão e elaboração dos seus planos de ação, tendo em vista o início recente do curso. As atividades extracurriculares e a política de incentivo à participação acadêmico-científico dos alunos e professores poderiam ser mais descritas. Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito Muito Bom.
2 - FORMAÇÃO
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. |
20.0
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Não Aplicável |
2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos |
30.0
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Não Aplicável |
2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. |
10.0
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Não Aplicável |
2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa |
30.0
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Regular |
2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. |
10.0
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Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Regular |
2.1 Não se aplica. O Programa iniciou suas atividades em 2020 e ainda não tem dissertações defendidas. Dos doze docentes permanentes, apenas um não possui orientação em andamento.
2.2 Não se aplica. O Programa não apresenta produtos, pois não ocorreram defesas de dissertação.
2.3 Não se aplica. O programa não possui egressos.
2.4 O Programa está no primeiro ano de funcionamento, por isso indicou um produto por docente permanente, totalizando 6 artigos em periódicos sem a participação de discentes e quatro resumos em anais de congressos com a participação de discentes. A média de percentis máximos é 56, demonstrando colaborações nacionais e internacionais, impactos econômicos e sociais, melhora no diagnóstico preciso das condições bucais, estando em consonâncias com as linhas de pesquisa do programa. O corpo docente permanente produziu, no quadriênio, 33 artigos assim distribuídos: 9 A1; 9 A2; 5 A3; 2 B1, 1 B2 e 4 B3. Destaque-se pelo menos 80% docentes permanentes publicaram 1 ou mais artigos Qualis A4 ou superior, sendo pelo menos 1 em A1 e A2. Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito Regular.
2.5 O programa apresenta 91,6% dos docentes permanentes envolvidos em ensino, pesquisa e orientação. O Programa não evidencia dependência de docente colaborador ou visitante. O Programa relata a política de incorporação de novos docentes permanentes, conforme previsto no seu planejamento estratégico. Além disso, planeja envolver os docentes recém-contratados pelo departamento de prótese da UFES. Considerando que o programa iniciou suas atividades em setembro/2020 não há dissertação concluída e defendida. Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito Bom.
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. |
40.0
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Bom |
3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa. |
30.0
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Bom |
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa |
30.0
|
Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Bom |
3.1 (40%)
A produção dos docentes do programa no ano de 2020 evidencia potencial para impactos econômicos (redução de custos com procedimentos/tratamentos de maior complexidade), sociais (melhoria das condições de saúde e qualidade de vida) e culturais (maior conhecimento acerca de agravos). Foram produzidos 33 artigos em periódicos, sendo 18 (54,5%) nos estratos A1 e A2. Em relação às atividades acadêmicas destacadas, dois docentes permanentes (16%) tiveram trabalhos premiados em eventos nacionais, quatro docentes permanentes (33%) participaram de Comissões/Comitês/Assessorias em âmbito nacional, cinco docentes permanente (41%) fizeram parte de corpo editorial de revistas, 10 docentes permanentes (83%) atuaram como revisores de periódicos nacionais e internacionais. No ano de 2020, o programa foi contemplado com Editais para atender à emergência de saúde pública surgida no contexto da pandemia Covid-19. Nesse sentido, uma docente permanente captou recursos de fomento por meio de quatro projetos aprovados em Editais da UFES, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e da CAPES. Além desses, a docente possui outros financiamentos aprovados, dentre eles dois projetos financiados por meio do Edital PPSUS (FAPES/CNPq/Decit-SCTIE-MS/SESA) relacionados ao câncer de cabeça e pescoço. Dentre a produção indicada pelo programa evidencia-se que a média de percentil foi de 74 e de 56, considerando a participação de discentes e egressos. Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito Bom.
3.2 (30%)
O impacto econômico, social e cultural do Programa não pode ser avaliado na sua completude. No entanto, considerando o tempo de funcionamento do Programa (4 meses), foram selecionados cinco produtos de maior relevância (3 resumos e dois artigos em periódicos), três com discentes e todos com aderência às linhas de pesquisa do Programa. Quarenta por cento dos produtos indicados estão localizados no estrato A1, A2. Há potencial para impactos econômicos (redução de custos com procedimentos/tratamentos de maior complexidade, como no câncer de cabeça e pescoço), sociais (melhoria das condições de saúde e qualidade de vida, como no diagnóstico precoce da osteoporose) e culturais (maior conhecimento acerca de agravos, como o traumatismo dentário). Os níveis de abrangência observados são regionais (interior do Espírito Santo), nacional e internacional (uso de biomateriais, desadaptação de próteses, osteoporose e Covid-19). Alguns projetos se dedicam a estudar especificidades locais, como condições de saúde das populações do interior do estado do Espírito Santo, que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Além disso, a pós-graduação possui articulação direta com os serviços oferecidos à comunidade local de baixa renda por meio dos projetos de Extensão Universitária. Dessa maneira, o Programa pode contribuir com a melhoria das condições de saúde desse público. Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito bom.
3.3 (30%)
Dois projetos de pesquisa são financiados por agencias estrangeiras (The European Union e a International Agency for Research on Cancer). Dentre os seis artigos indicados pelo programa, 83% são de circulação internacional e 16,7% tem a participação de pesquisador internacional. Dois docentes permanentes (16,6%) realizaram estágio pós-doutoral no exterior. Dois docentes permanentes e uma docente colaboradora são membros do Corpo Editorial de periódicos internacionais. Dois docentes permanentes têm cargos ocupados em agências internacionais. Em relação às condições institucionais, a UFES tem investido em melhorias para consolidação da internacionalização. A prévia do planejamento estratégico do Programa ainda não contempla um grande foco na internacionalização, embora considere este quesito em seu horizonte de longo prazo, por meio da Missão do Programa. O Programa se apresenta como tendo forte inserção local e regional, visto que é o único Programa stricto sensu na área da Odontologia no estado do ES. Desta forma, apresenta importante relevância socioeconômica local, por viabilizar a formação continuada em nível de pós-graduação, tendo foco principal na formação de profissionais para o ensino. O Programa mantém atualizada a página na Web, com fácil acesso às informações importantes, em mais de um idioma. Assim, de acordo com os critérios da área, a comissão julgou este item com o conceito Bom.